Notícias - Televisão

50 anos de TV Cultura

22 de Abril de 2019

Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, alcançando 137 milhões de pessoas, a TV Cultura se firmou ao longo das décadas como a melhor emissora do Brasil em qualidade de programação – título corroborado por meio de uma pesquisa do instituto britânico Populus, que a colocou em 2º lugar no ranking mundial, atrás apenas da BBC One. Em 2019, a emissora chega aos seus 50 anos se mantendo atual, crítica e inovadora. E, como parte das comemorações, reestrutura sua programação com 20 estreias e mais de 800 horas de novos conteúdos. A renovação da grade acontece entre os meses de abril e maio e permeia os propósitos da TV pública, levando ao ar conteúdos educativos, culturais, instigantes e inspiradores – aspectos amplamente conhecidos dos telespectadores do canal.

 

Com essa mudança, a TV Cultura busca atingir principalmente aqueles que não dispõem de recursos como TV a cabo ou vídeo sob demanda. Isto é, “mais do que renovar e trazer frescor à grade, nós tivemos como principal objetivo democratizar conteúdos nacionais e internacionais de qualidade, algo que muitas vezes se mantém cativo a canais fechados e, portanto, exclusivo de um público selecionado. Esse é um papel que, enquanto instituição pública, estamos cumprindo há 50 anos e continuaremos a exercer”, afirma Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta.

Nesta nova fase, a emissora traz diversos destaques de programação, com ênfase em produções próprias, como #Provocações, Cultura, O Musical, Escala Musical e Vitrine Brasil. Além disso, a grade também conta com outras novidades: alguns dos programas já familiares do público ganham novas temporadas e outros passam por mudanças em seus horários e dias de exibição. Confira abaixo os lançamentos e novidades da emissora para os próximos meses.

Cultura Brasileira

A nova grade contará com produções próprias voltadas à divulgação da cultura brasileira. O Escala Musical reunirá, a cada edição, dois grandes nomes da música nacional que construíram carreira em São Paulo. Com curadoria de Patrícia Palumbo e apresentação de Renata Simões, os 13 episódios serão compostos por entrevistas individuais, realizadas em um ponto marcante da cidade para o convidado, e um encontro musical inédito, em estúdio. A atração conta com nomes como Fafá de Belém, Tetê Espíndola, Anavitória, Maria Alcina, Chico César, Odair José, Otto, Luiza Possi, Claudio Zoli, Lira, Karol Conka e Fernanda Abreu.

 Acreditando que o entretenimento não só pode como deve ser cultural e educativo, a emissora continua investindo em formatos de sucesso na TV brasileira. Em maio, estreia o talkshow #Provocações, uma nova versão do tradicional programa comandado por Antônio Abujamra, agora apresentado por Marcelo Tas e ajustado ao mundo digital.

 Outra estreia que integra a nova grade é Cultura, O Musical, reality sobre teatro musical apresentado por Jarbas Homem de Mello, que está no ar desde o dia 7 de abril.

 Para completar a programação para a família, a emissora lança a terceira temporada do Tá Certo?. O programa segue com Warley Santana no comando de divertidos bonecos, que concorrem à competição de perguntas e respostas, e ganha um novo cenário, com referências ao universo tecnológico.

 Jornalismo

Produzido em parceria com a rede de afiliadas, o Vitrine Brasil contará com o comando de André Vasco e Cassiana Strasburg para se voltar à regionalidade. O programa viajará por todo o País mostrando personalidades, histórias e peculiaridades dos rincões brasileiros.

 Há ainda uma novidade voltada exclusivamente à economia rural e ao agronegócio, o Agrocultura, que terá matérias produzidas pelo repórter Bruno Faustino. O programa traz ainda comentários  do agrônomo Xico Graziano, curiosidades do campo e também os números de safras e de cotações com a apresentação de Amanda Valeri.

 A emissora também recria o Opinião Nacional com a proposta de se aprofundar em temas que estão em alta, sob apresentação da jornalista Ana Paula Couto. Já o Jornal da Cultura 1ª Edição passará por reestruturações, com mudanças no cenário e na apresentação e o acréscimo de entrevistas em estúdio, ampliando seu tempo de grade para 45 minutos.

Tecnologia e Educação

A TV Cultura dedica parte de sua nova grade às áreas de conhecimento, tecnologia, inovação e ciências. São exemplos duas séries inéditas produzidas pela BBC com foco no público jovem: Desafiando a Ciência e Tudo o que você precisa saber sobre ciências. Além disso, três novos programas de educação chegam ao canal – um voltado a alunos do Ensino Fundamental e dois à formação de professores. 

A emissora também estreia a faixa Fronteiras do Pensamento, que entrevista pensadores, filósofos e escritores do cenário internacional. Integram os episódios Joshua Greene, psicólogo, neurocientista e filósofo americano; José Eduardo Agualusa, escritor angolano; Mark Lilla, historiador e cientista político americano; e Alejandro Zambra, escritor chileno.

No âmbito nacional, a nova temporada do Inspira.Mov apresenta pensamentos inovadores que nortearam as trajetórias profissionais e pessoais de grandes personalidades brasileiras. Um periódico sobre ciências e tecnologia semanal, o Noticiero Científico y Cultural, também estreia. O telejornal de 24 minutos é produzido pela Associação de Televisões Educativas e Culturais Iberoamaericanas (ATEI) e montado pela equipe do Canal 44 da Universidade de Guadalajara, no México.

A nova leva de conteúdo inclui ainda uma temporada inédita do Rota da Inovação, gravada no Vale do Silício, na Califórnia, e do Futurando, revista semanal sobre ciência, meio ambiente e tecnologia, produzida pela Deutsche Welle.

Fecha as atrações científicas a série de documentários Ciência de Tudo com Stephen Hawking, da National Geographic, sobre a vida do físico britânico.

Ficção, História e Religião

Quando se fala em ficção, a nova programação não fica atrás. Produzida originalmente pela National Geographic, chega à TV Cultura a produção Genius: A Vida de Einstein. Protagonizada por Geoffrey Rush, a série foi indicada a 10 prêmios Emmy, incluindo Melhor Série Limitada e Melhor Ator em Série Limitada.  Também está prevista a segunda temporada da atração, Genius: Picasso, em que Antonio Banderas e Alex Rich dão vida ao pintor espanhol.

Já a faixa Sala de Cinema, uma parceria da TV Cultura com a Spcine, traz 36 longas de ficção e documentários, sendo 10 inéditos em qualquer plataforma de exibição e os outros 26 nunca veiculados na TV pública.  Completam as novidades ficcionais as novas temporadas das séries Shakespeare Revelado e Padre Brown.

As produções históricas também ganham um amplo espaço na grade de 2019. Serão lançadas séries da National Geographic e da BBC, como Por Dentro da Grande Guerra, sobre a Segunda Guerra Mundial, que em 2019 completa 80 anos de seu início; As Cruzadas; A Cidade Invisível de Roma; Os Vikings Revelados; Quem Foram Os Gregos; Pequim; Hiroshima; Antigas Cidades Invisíveis; A Guerra do Mundo; Os Soldados Esquecidos do Exército; e A Grande Arte dos Países Baixos. Além disso, a emissora ainda estreia Retratos de Fé, que apresenta todas as manifestações de fé do povo brasileiro.

Programação voltada à criança

Novos infantis também chegam para complementar a grade 2019. Dentre eles, estão as séries do Gloob Valentins, que, com duas temporadas confirmadas, conta a história e as aventuras da família Valentim, e Porto Papel, paper motion  co-produzida por diversos países latino-americanos – entre eles Chile, Colômbia e Argentina – e vencedora do Prix Jeunesse Internacional na categoria Beyond Television Prize.

Outra novidade é o programa Casakadabra, que reúne um grande elenco em uma história envolvente, tendo como cenário uma casa repleta de magia, humor e fantasia. Por fim, a animação brasileira Os Chocolix retrata uma família de chocolates e aborda a diversidade.

Além disso, o Momento Papo de Mãe ganha uma nova temporada e muda de horário. Nesta fase, Mariana Kotscho e Roberta Manreza trazem mais dinâmica com a presença de convidados que complementam as informações discutidas por especialistas e famílias.  

Vida Selvagem e Mundo Animal

 Com o objetivo de também explorar o mundo animal e seus mistérios, novas produções engrandecem as já consagradas faixas Sessão Animal e Planeta Terra: Missão Pet, Seu cão é um gênio?, O Milagre dos Órfãos da Natureza, Dead By Dan, Mysteries of The Underworld, Tubarão, Os melhores dançarinos da natureza, Vida no Ar: Ceús Lotados, Ursos Polares, Animais Super Pequenos e Os animais desajustados da natureza.

Cultura Digital

O que cada um pode fazer para construir uma sociedade mais igualitária e solidária? E se, no caso, esse alguém for uma marca relevante, capaz de promover mudanças significativas em setores que ainda carecem de investimento para atingirem os patamares de uma sociedade desenvolvida? Para mostrar ao grande público o impacto de ações de responsabilidade social realizadas por grandes empresas, a TV Cultura Digital – canal oficial da TV Cultura no YouTube – estreou em abril a série Marcas & Cidadania, cujos episódios são disponibilizados semanalmente, às terças-feiras. Com diferentes fins, as iniciativas atuam em âmbitos como ações socioeducativas, democratização da cultura, empoderamento feminino e acesso a itens básicos de sobrevivência, como água e alimento. Entre os retratados, estão empresas como Ambev, Avon, Banco Votorantim, Coca-Cola, Fiat Chrysler Automobiles, Reserva, Samsung, Santander e Unilever.

50 Anos da TV Cultura

Dentre toda a programação que celebra o cinquentenário, duas atrações comemorativas se destacam como homenagem. Composta por cinco documentários, a série Cultura.50 conta década a década a história da emissora, com depoimentos de personalidades marcantes que fizeram parte dos principais programas.

A segunda é Trajetórias, uma série biográfica de personagens que, de alguma forma, estiveram envolvidos com a TV Cultura e que inclui nomes como Jerry Adriani, Agnaldo Rayol, Ângela Maria, Caçulinha, Solano Ribeiro, Ferreira Gullar, Ricardo Cravo Albin, Ronnie Von, Wanderléa e Wanderley Cardoso. Editada exclusivamente com o rico acervo da emissora, a atração utiliza ainda entrevistas inéditas que foram gravadas ao longo dos últimos anos. 

Novos Horários

Com a chegada dos novos programas, algumas atrações já conhecidas passam a ser exibidas em novos horários. Dentre elas, estão Padre Brown, que vai ao ar aos sábados, às 20h15, a partir do dia 27; Clássicos, que será exibido aos sábados, às 23h, também a partir do dia 27; e Café Filosófico, que, a partir do dia 28, vai ao ar aos domingos, às 22h. Além deles, os programas Futurando e Cultura Livre passam a ser exibidos às terças-feiras, à 00h e 00h30, a partir do dia 30 deste mês, respectivamente; o Manos e Minas vai ao ar às sextas-feiras, às 23h, a partir do dia 3; e o Persona em Foco é exibido às quintas-feiras, a partir de 2 de maio, à 00h.

Comentários
Assista ao vídeo