Colunistas - Bem Estar e Saúde

Comer chocolate prejudica a saúde bucal? Especialistas esclarecem mitos e verdades

19 de Abril de 2019
Mitos e verdades sobre chocolates e tratamento dentário
Foto: Pixabay

Na Páscoa  o chocolate está em tudo, sendo e seu consumo incentivado em todo o lugar. De fato, para muitas ocasiões o chocolate se torna sempre uma boa pedida. Mas além do lado doce, o chocolate sempre foi tido como um vilão da saúde bucal e um dos causadores do aparecimento de cáries. Para separar o que é mito daquilo que é verdade, os especialistas Dr. Marcio Passos, Dr. Eduardo Nakanishi e Dr. Gustavo Issas esclarecem mitos e verdades sobre o chocolate. Confira:

 

1- CHOCOLATE ESTIMULA A SENSIBILIDADE?

Verdade. Quando o esmalte sofre um desgaste, deixando a dentina exposta, surge a dor e a sensibilidade ao mastigar e a ingerir algo quente, gelado, cítrico ou doce, como o próprio chocolate. O Dr. Eduardo Nakanishi afirma também que isso é mais comum em pacientes que possuem cárie dental ou restaurações com infiltrações.


2- CHOCOLATE AMARGO FAZ BEM PARA OS DENTES?

Verdade. Segundo o Dr. Marcio Passos, os chocolates amargos são as melhores opções a saúde bucal: “Por serem chocolates menos açucarados tem menor quantidade de ingredientes para as bactérias que vivem na boca produzirem o ácido que causa a cárie”, explica. Logo quanto menos acucarado, melhor. Isso também vale para os recheios.

 

3- CHOCOLATE PODE CAUSAR CÁRIE?

Mito.  O Dr. Gustavo Issas aponta que as pessoas tem o hábito de culpar os doces pelo aparecimento de cáries, mas existem outros fatores a serem ponderados. Segundo o especialista: "o chocolate não é o vilão nem tampouco o causador do problema e sim a má higiene bucal. Você pode comer chocolate, desde faça uma boa escovação e limpeza da boca”, diz o dentista. Então basta realizar uma boa escovação e não esquecer de passar o fio dental, independente do mito ou verdade.

 

4- POUCAS DOSES DE CHOCOLATE NÃO CAUSAM CÁRIE?

Mito. Os especialistas apontam que não se trata de quantidade e sim de não cuidar da higiene bucal adequadamente. Para eles, a questão é ter em mente a quantidade de tempo em que o dente fica exposto ao açúcar, e não a porção de chocolate consumida. Eles apontam que o ideal seria realizar a escovação em 30 minutos após o consumo de doces, para evitar a cárie e outros problemas bucais.

Comentários
Assista ao vídeo