Viver - Beleza

Descubra alguns dos encantos de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

15 de Abril de 2019

Por Tamara Almeida

No mês de fevereiro a cidade de Bento Gonçalves (RS) se vestiu de gala para a escolha da Miss Grand Brasil 2019. Em setembro, esta que é uma das regiões mais charmosas do país, será palco da escolha da nova Miss Brasil Mundo e do Mister Brasil CNB 2019. Pode-se dizer que em 2019 Bento Gonçalves é não somente a capital do vinho, mas também a capital nacional de beleza!

Foto: Leonardo Rodrigues 
 

Com esta agenda agitada, o Portal Cartão de Visita News/R7 não poderia ficar de fora, e após cobertura e transmissão do Miss Grand Brasil, é hora de apresentar, em primeira mão, um pouco do que ainda vem por aí.

Foto: Leonardo Rodrigues
 

A tradicional Festa Nacional do Vinho, por exemplo, teve início com a eleição da corte (imperatriz do vinho e damas de honra). Em evento para 700 pessoas, que aconteceu no dia 6 de abril, venceram Bárbara Bortolini, da Rota Caminhos de Pedra, eleita a Imperatriz do Vinho 2019, além das damas de honra Ana Paula Pastorello, representante do Bento Convention Bureau, e Sandi Marina Corso, da Associação Vale do Rio das Antas.  A Fenavinho - Festa Nacional do Vinho, tem como missão principal promover o vinho brasileiro, sua gente e o universo que o contempla. A sua décima-sexta edição acontecerá entre os dias 13 e 23 de junho, no Parque de Eventos da cidade. A gente vai estar lá e vai contar tudo para você!

Outra atração de Bento é a Festa Nacional da Música, um dos eventos mais aguardados de 2019, com sua segunda edição em Bento Gonçalves. O evento irá reunir dezenas de cantores do quilate de Sérgio Reis, Sandra de Sá, Léo Chaves, Peninha, Flávio Venturini, Micahel Sullivan, Paulo Massadas, Nando Coredel, Ovelha entre outros. A Festa Nacional da Música é um dos maiores encontros da música brasileira, reunindo anualmente toda a representatividade dessa arte maior. A atual Festa da Música nasceu com o nome de Festa do Disco. Durante 15 anos, nas décadas de 70 e 80, reuniu grandes nomes da MPB, primeiramente em Porto Alegre. Neste ano de 2019, a festa se dividirá em duas etapas: uma se manterá na capital gaúcha e se chamará Cidade da Música. A outra etapa será na Serra Gaúcha, mais precisamente em Bento Gonçalves, com o título de Festa Nacional da Música. Nesta etapa nacional, a sede oficial será no Hotel Dall'Onder.

Também muito esperada é a Avaliação Nacional de Vinhos, que premia os mais destacados vinhos de nosso país, bem como permite as mais diversas pessoas participarem como o grande júri de uma das maiores avaliações de vinhos do mundo.

E é claro, não tem como deixar de acompanhar o Concurso Nacional de Beleza, evento responsável pela eleição da Miss Brasil Mundo (3 de setembro) e do Mister Brasil CNB (4 de setembro). Ambas eleições prometem agitar Bento Gonçalves com aproximadamente 100 candidatos vindos de todo o país. Cada um levará para a Serra Gaúcho não somente muita beleza e carisma, mas também os incríveis projetos sociais com os quais contribuem. As duas etapas do concurso acontecerão no Dall´Onder Grande Hotel, com cobertura total do Portal Cartão de Visita News/R7. Estarão presentes a estudante de medicina piauiense Jéssica Carvalho, Miss Brasil Mundo 2018, e Samuel Costa, Mister Brasil CNB e terceiro colocado no Mister Supranational 2018, hoje residente na China, onde é garoto propaganda da Balincan, importante marca cosmética daquele país.

Foto: Aliram Campos
 

Sobre Bento

Ao longo de sua história, Bento Gonçalves já foi conhecida como Cruzinha e Colônia Dona Isabel, por causa daquela que seria a  imperatriz do Brasil. Por esse motivo o principal título da cidade é o de "Imperartriz do Vinho". Em 1890, a então Colônia Dona Isabel emancipou-se do município de Montenegro, 45 anos após o fim da Revolução Farroupilha, o que fez com que o governo provincial decidisse dar o nome para o novo município de Bento Gonçalves, em homenagem a Bento Gonçalves da Silva, principal líder da Revolução Farroupilha e por cinco anos presidente da República Rio-Grandense. Em 1875, chegam os primeiros imigrantes italianos, que vão dar toda a carcterística que ainda predomina na cidade e região, conhecida como Rota Uva e Vinho.

Tamara Almeida
Foto: Leonardo Rodrigues

A cidade é marcada por vales e escarpas serpeadas por arroios, mais de 600m acima do nível do mar, onde encontram-se dezenas de vinícolas, das maiores do país, como Casa Valduga e Miolo, até as pequenas e artesanais, como a Pizzato, guardiãs da tradição dos imigrantes vindos da Itália no final do século 19. Mas há muito mais a percorrer em Bento. Para citar dois exemplos: o roteiro Caminhos de Pedra preserva boas compras e casas típicas dos colonos, e o Vale do Rio das Antas, que reúne vinícolas e um alambique. A culinária da região também é farta, tendo o galeto como tradicional prato.

Onde se hospedar:

Rede Dall'Onder Hotéis

https://www.dallonder.com.br/

A mais tradicional rede de hotéis da Região é também uma catedral do turismo. Tarcísio Michelon, diretor-superintendente da rede e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do setor do turismo em Bento Gonçalves, articulou com a agência CVC a vinda de grupos para Bento, devido ao público excedente de Gramado. Ele se encarregava de levá-los até as casas, atuando como guia turístico, e também estipulava a comissão que os colonos recebiam. Também incentivou o uso turístico da linha de trem de 23 km, entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, que transportou passageiros até a metade dos anos 70 e cargas até a metade dos anos 90. Suas atividades foram retomadas pela empresa Giordani Turismo, fundada em 1992 com o propósito de operar o passeio de Maria Fumaça. Com o passar dos anos os passeios foram aumentando e sendo reconhecidos internacionalmente. Hoje, o trem transporta cerca de 370 mil turistas no ano.

Em 1995, Tarcísio Michelon foi escolhido na série “Gente que faz: Histórias de ambição, coragem e progresso”, do Banco Bamerindus, já extinto. A série apresentava casos de sucesso, das décadas de 80 e 90, de empreendedores brasileiros.

Também é um hotel que possui um  instituto de valorização da criança e jovem através da música. Criado em 2008, o ITM nasceu da vontade do empresário do setor hoteleiro de proporcionar aos jovens a oportunidade de se tornarem cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro. Desde então, mais de 1,5 mil alunos já passaram pelo instituto, participando de atividades, que se dividem entre aulas de canto coral e musicalização, com o ensino de instrumentos musicais.

Agradecimento especial: 

Rodrigo Ricieri  - Gerente de Turismo Dall’Onder Viagens, Turismo e Eventos , guia de Turismo Nacional e da América do Sul, que atua junto as entidades relacionas ao turismo  regional como capacitador e instrutor de etiqueta e  comportamento para hospitalidade, junto a ATUASERRA ( Associação do turismo da Serra Nordeste) e um dos colaboradores na criação do Parque da Ovelha. 

Rodrigo Parisotto, Secretário de Turismo de Bento Gonçalves. 

Colaboração de Henrique Fusquine Fontes.

Comentários
Assista ao vídeo