Viver - Esporte

Hipismo: a única modalidade de esporte que não distingue raça, cor ou gênero

9 de Abril de 2019

O hipismo é um esporte muito antigo, praticado por um homem e seu cavalo. Desde os Jogos Olímpicos Antigos ele era praticado como competição. Porém, as regras e as competições como as que ocorrem hoje, começaram somente no ano de 1883, nos Estados Unidos. No programa dos Jogos Olímpicos Modernos, o hipismo foi incluído nas Olimpíadas de 1912 em Estocolmo (Suécia).

 Conhecendo o hipismo

 O Hipismo esportivo consiste em várias provas. Nas Olimpíadas ocorrem as seguintes: adestramento, saltos e concurso completo de equitação (individual e em equipe). 

 Adestramento

 Nesta prova, o cavaleiro deve executar uma série de movimentos num determinado período de tempo. Os jurados avaliam o competidor com notas de 0 a 10.

CCE (Concurso Completo de Equitação)

 Reúne provas de adestramento, cross country e salto. As provas são feitas em um ou três dias. O cross country é realizado numa área que simula um ambiente natural, sendo que o cavaleiro deve passar por obstáculos naturais (tanques de água e troncos de árvores). Vence o cavaleiro ou equipe que somar o maior número de pontos negativos (errar menos), além de apresentar habilidades durante a equitação (harmonia com o cavalo, obediência, resistência e habilidade).

Saltos

 Nos saltos, o cavaleiro deve transpor, com seu cavalo, de 12 a 15 obstáculos numa pista que mede de 700 a 900 metros. O cavaleiro deve fazer duas vezes o percurso da prova. O vencedor será o cavaleiro que errar menos (conquistando mais pontos) em menos tempo. Potência, força, velocidade e obediência do cavalo são fundamentais nas competições de saltos. Nesta prova, a altura dos obstáculos vai de 0,60m a 1,65m, dependendo da categoria. Vence aquele que termina a prova o mais próximo possível do chamado tempo ideal. O tempo ideal foi implementado com a intenção de diminuir o número de acidentes nas pistas de salto. Como as provas da fundamental não são tão altas, os cavaleiros tendiam a correr muito. Acabavam-se envolvendo em acidentes. Para se determinar este tempo usa-se a extensão do percurso em metros dividido pela velocidade da prova e multiplica por 0,95. Para a pista de 1,0m o cavaleiro pode escolher se prefere saltar no tempo ideal ou no cronômetro. Nas demais alturas, vence quem acabar a prova mais rápido e com menos faltas.

Esta é a única modalidade de esporte onde homens, mulheres, jovens e atletas mais experientes disputam provas individuais e por equipe sob a mesmas condições.

“O cavalo não distingue ninguém por raça, cor ou gênero. Isso me fascina muito no hipismo. Bem antes de se falar no empoderamento feminino, em cima do cavalo mulheres e homens competem em condições de igualdade”, explica o cavaleiro olímpico Doda Miranda.

Doda Miranda
 

O Brasil é um celeiro de grandes atletas. O mais novo que vem se destacando é o jovem Rayddam Reis Gurita, de apenas 13 anos. O atleta é filiado à FHMG “Federação Hípica de Minas Gerais”, já que é natural da cidade de Campina Verde-MG. O jovem apaixonado por animais é filho de Fradique Gurita e Raquel Reis.

Rayddam começou praticar o esporte por vontade própria com 9 anos de idade. Após uma queda afastou dos treinos, retornando no final de 2017 com a treinadora Camila Grandra (CEPEL), iniciando o processo de superação, voltando a participar de provas ranqueadas.

Começando pelo “Jump Iniciante de 0,20m – 0,60m” e terminando o ano no “Jump 0,80m”, ocupando por diversas vezes o podium.

Rayddam Reis Gurita
 

Suas origens do Triangulo Mineiro e o nome de Campina Verde são sempre levados com orgulho para todas as competições que participa.

Esse ano, competindo no “Jump 0,80m”, participará de competições como Copa Minas, Campeonato Mineiro e Campeonato Brasileiro, além de outras competições e torneios pontuais.

No final de março, o conjunto Rayddam / Sheridan CEPEL, venceu a etapa da Copa Minas que aconteceu no dia 23 e 24 de março ficando com o 1º lugar na Avaliação Júri Técnico.

Rayddam Reis Gurita
 

Esta prova contou com cavaleiros de maior expoente no esporte dentro do estado de Minas Gerais, com destaque para os atletas seniores Pedro Paulo Lacerda e Sergio Marins, ambos de nível olímpico; com quem dividiu orgulhosamente o pódio.

As provas e treinos podem ser acompanhados através das redes sociais do atleta: Instagram: @rayddam

Comentários
Assista ao vídeo