Colaboradores - Tânia Voss

Roberta Sá, Gilberto Gil e Jorge Ben Jor juntos

1 de Abril de 2019

Tudo começou nos almoços de domingo promovidos pelo saudoso jornalista Jorge Bastos Moreno, em 2016. Nesse ambiente inspirador, Roberta Sá e Gilberto Gil se aproximaram e veio a ideia de gravar um álbum reunindo apenas canções de Gil. A partir das duas primeiras canções que Gil compôs para Roberta, “Giro” (Gilberto Gil) e “Afogamento” (Gil/ Jorge Bastos Moreno), o projeto foi se transformando em um álbum só de novas canções - 11 no total. Com o título de Giro, o álbum chega no final de abril e é uma parceria da Rosa Produções, de Roberta Sá, com a Deck.

Antes do álbum completo, chega hoje às plataformas digitais o single “Ela diz que me ama”. A canção é uma parceria de Gilberto Gil com Jorge Ben Jor, composta a pedido de Roberta. “Estávamos os três juntos e eu falei pro Jorge que um dia ainda gravaria uma música dele. Jorge me respondeu:

-Por que não agora? Expliquei que estava fazendo um disco só de inéditas do Gil e brinquei: - Se você fizer uma com ele, eu gravo”, lembra.

“Ela diz que me ama”  marca a retomada da parceria de Gil e Ben Jor: os dois haviam dividido "Gil & Jorge: Ogum, Xangô" , álbum duplo lançado em 1975, no qual lançaram quatro canções inéditas e regravaram outras tantas.  Sobre a nova canção, Gilberto Gil pontua: A parceria foi provocada por Roberta. Eu já estava fazendo músicas para o disco dela – algumas sozinho, outras com Bem e com ela própria -, quando Roberta pediu que eu e Jorge fizéssemos uma pra ela gravar. Dias depois, o Jorge me mandou o esboço de uma canção, então, cada um fez uma parte da letra e da música”.

Produtor do álbum, Bem Gil,  responsável pela ideia de se partir para um disco só de inéditas -, conta que pensaram no arranjo de base para a canção juntos, ele, Roberta e os músicos, no estúdio:  “É uma música típica do Jorge e nos inspiramos nele pra gravar. Chamamos o trombonista Marlon Sette, que já fez arranjos pro Gil e pro Jorge, para fazer o arranjo dos metais e convidamos Pedro Miranda, João Cavalcanti e Alfredo Del Penho, três cantores amigos da Roberta, para o coro masculino”, conta .

Além de compor as canções de Giro, Gilberto Gil participa como instrumentista convidado em todas as faixas do álbum. Na gravação de Roberta para “Ela diz que me ama”, Ben Jor surge em vocais e Gilberto Gil no violão. A banda é formada por Alberto Continentino (baixo), Domenico Lancellotti  (bateria e percussão), Danilo Andrade (teclado), Marlon Sette (arranjo de sopros e trombone), Diogo Gomes (trompete), Raul Mascarenhas (sax e flauta) e Zé Carlos “Bigorna” (sax e flauta).

Ouça Ela diz que me ama nas plataformas digitais: 

Link Geral: https://RobertaSa.lnk.to/ElaDizQueMeAma

Comentários
Assista ao vídeo