Colunistas - Bem Estar e Saúde

"Educação nunca será gasto, sempre investimento" afirma Newton Dias

29 de Março de 2019
O advogado e especialista em direito digital, Newton Dias
Foto: Reprodução

Aclamado como referência em Direito Digital, o advogado baiano Newton Dias tem promovido workshops que ensinam crianças e adolescentes a lidarem com a Internet na era das chamadas 'fake news'.

Confira entrevista com Newton Dias sobre o futuro da educação na era digital:


Você é conhecido por trabalhar com políticos, artistas, celebridades e grandes empresários. Porque resolveu desenvolver esse projeto de educação digital para jovens? 

A resposta é óbvia. Porque eles serão os artistas, empresários, políticos e celebridades do amanhã. Ensinar agora é investir no futuro! Não existe outro jeito de se construir uma internet segura.

E como isto poderia ser feito?

Vamos lá. As chamadas 'fake news', as notícias falsas, são vendidas pela mídia como um fenômeno atual. No entanto, a fofoca, a calúnia e a mentira surgiram com a humanidade. Mas por que as 'fake news' tomaram hoje uma proporção tão grande?  Porque nunca pararam pra ensinar uma criança e um adolescente a apurar fonte das notícias, nem que é crime compartilhar conteúdo pejorativo. Adotamos a política da punição futura em detrimento ao ensinamento do presente.

E qual sua maior preocupação diante disso tudo?

Na internet não existe arrependimento eficaz e notícia boa não viraliza. Quando nos sentamos em uma audiência, sabemos que vamos fazer legalidade, pois a Internet sentencia antes do julgamento. Fazer a justiça é mais amplo. Por isso trabalhamos para o cliente tenha sua vida de volta.

Comentários
Assista ao vídeo