Cultura - Teatro

Tucca Aprendiz de Maestro abre a Temporada 2019 com a Orquestra do Sargento Pimenta

27 de Março de 2019

Dias após os shows de Paul McCartney no Brasil, a TUCCA abre sua temporada do Música pela Cura Aprendiz de Maestro com o espetáculo “A Orquestra do Sargento Pimenta”. As referências à banda britânica The Beatles começam no nome do concerto, remetendo ao oitavo álbum “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band” e se completa ao ser a principal trilha sonora que acompanha às personagens da vez.

À frente da Sinfonieta TUCCA Fortíssima estará o maestro João Maurício Galindo, reconhecido pelos seus projetos que fornecem uma abordagem acessível à música clássica. Professor e palestrante, Galindo rege os 36 músicos que compõe a orquestra e também atua na história, escrita e dirigida por Paulo Rogério Lopes, sendo peça central no enredo, trazendo o elemento didático ao espetáculo que conta ainda com elementos do circo, balé, canto e teatro.

Dr. Sidnei Epelman, presidente da TUCCA e idealizador do projeto pioneiro no mundo, diz: “A série Aprendiz de Maestro continua a encantar o público após 16 anos, porque é única. Desde o primeiro espetáculo, sabíamos que seria um sucesso por ser um projeto inédito, com o objetivo de aproximar as crianças da música clássica. Institucionalmente, toda a renda obtida com a venda dos ingressos é destinada ao tratamento de excelência de crianças e adolescentes com câncer assistidos pela TUCCA em parceria com o Hospital Santa Marcelina, o que o torna ainda mais especial. No fim, a arte a serviço do cuidado traz benefícios a todas as partes envolvidas: ao parceiro, ao colaborador, ao público e, em especial, ao paciente.

Com 8 espetáculos diferentes e mais de 16 mil espectadores ao ano, a série Aprendiz de Maestro aposta mais uma vez no sucesso de programas estabelecidos com a junção de 3 programas inéditos que acontecem em uma das 10 melhores salas de concertos do mundo, segundo o jornal britânico The Guardian, a Sala São Paulo, tornando toda a experiência ainda mais enriquecedora para pais e filhos.

O Maestro João Maurício Galindo  comanda o espetáculo, que conta com as participações de Juan Alba, Patrícia Gasppar, a Sinfonieta  TUCCA Fortíssima, os cantores Sheila Negro, Daniel Salve, Cayo Albuquerque, o sitarista Diogo Franco, o tablista Gui Vitale  e os bailarinos da Escola Gisele Bellot.

Enredo:

Em um grande quintal musical dividido pelas famílias Tubérculo e Composta, surge um amor impossível entre Julieta Batata e Romeu Girassol. Cultivada da mesma maneira por vários séculos, a família Tubérculo, de Julieta, é conhecida por ser apegada às tradições, ter raízes fortes e profundas, ao contrário da família Composta, de Romeu, que cresce livre e aproveita a vida sem compromisso.

Como suas famílias são muito diferentes e não aprovam essa união, Romeu Girassol e Julieta Batata vivem a maior aventura ao lado de seus amigos, os cientistas botânicos Dr. Desmond e Dra. Molly, na busca de um final feliz, seja nas plantações de morango, no Submarino Amarelo ou mesmo na superfície da Lua.

Para transformar essa história de amor impossível em uma “salada musical”, o espetáculo conta com a trilha sonora de uns besouros amigos do casal: The Beatles.

Repertório:

Because

Blackbird

Do YouWanttoKnow a Secret

Sgt. Peppers Lovely Hearts Club Band

Let It Be

All You Need is Love

ObladiOblada

With a Little Help

Hey Jude

Blue Jay Way

Eleanor Rigby

Revolution/ Lucy in the Sky

 Sinfonieta TUCCA Fortíssima

A Sinfonieta TUCCA Fortíssima foi criada pelo Maestro João Maurício Galindo especialmente para a Série: Aprendiz de Maestro em 2002, a pedido da Associação TUCCA com o objetivo de preparar o jovem estudante de música para o mercado erudito.

A orquestra é formada por 32 a 36 jovens músicos, dependendo da necessidade do repertório, com idade de 18 a 30 anos, que participam também anualmente de corpos musicais como: Orquestra Sinfônica de Heliópolis; Orquestra Bacchiana;  Sinfônica Municipal de Guarulhos, Santo André e OSUSP.

No repertório da Sinfonieta obras de compositores como: F. Lizt; Carl Maria Von Weber; W. Amadeus Mozart; Joseph Haydn; J. Offenbach; G.F. Haendel; A. Vivaldi; Gustav Mahler; Tchaikovsky; Camille Saint – Saens; Carlos Gomes; Bach; Mendelson; J. Strauss; Beethoven; Chopin; Chiquinha Gonzaga; Heitor Villa Lobos; Camargo Guartnieri; Alberto Nepomuceno e Lorenzo Fernandes.

 Série TUCCA ‘Aprendiz de Maestro’ apresenta

A Orquestra do Sargento Pimenta

 Data: 30 de março

Horário: 11h

Recomendação: Livre

Local: Sala São Paulo

Endereço: Praça Julio Prestes, 16 2º andar Campos Elíseos

Telefone: (11) 2344-1051

 Valor dos ingressos: A partir de R$ 30,00 (promocionais) até R$ 95 | Toda a arrecadação de bilheteria é destinada ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer no ambulatório da TUCCA em parceria com o Hospital Santa Marcelina, em Itaquera - São Paulo.

BILHETERIA TUCCA

Você pode comprar ingressos avulsos ou se tornar um assinante, por telefone (11) 2344.1051 ou Ingressos@tucca.org.br.

 

(Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 18h)

Formas de pagamento: Dinheiro, Cheque ou Cartão de Crédito (Visa, MasterCard ou Diners).

BILHETERIA SALA SÃO PAULO

Abertura a partir de 2h30 antes do horário dos espetáculos, permanecendo aberta até 30 minutos após o início do programa.

Ingressos on line: https://tucca.byinti.com/#/ticket/

Por Telefone: 3777-9721 – de segunda a sexta das 12h às 18h

Compre pelo  Aplicativo da Tucca e garanta seu ingresso sem taxa de conveniência

 - Contato em caso de dúvidas: ingressos@tucca.org.br

 FICHA TÉCNICA

Texto e direção artística - Paulo Rogério Lopes 

Direção musical e regência - maestro João Maurício Galindo

Orquestra Sinfonieta TUCCA Fortíssima 

Participações Especiais – Juan Alba, Patrícia Gasppar,  Sheila Negro, Daniel Salve, Cayo Albuquerque, Diogo Granco, Gui Vitale e bailarinos da Escola Gisele Bellot

Direção Geral e de Produção - Ângela Dória 

Coreografia- Gisele Bellot

Assistente de direção /figurinista - Suzana Rebelo 

Arranjos/Assistente Musical – maestro Natan Bádue

Produção Executiva/Arregimentação - Bruna Veratti 

Coordenador de palco – Osmar Rozetti

Iluminador – Newton Saiki

Operador de Som – Randal Juliano

Sonorização – Máxi Áudio

 TUCCA S SÉRIE APRENDIZ DE MAESTRO

 *PROGRAMAÇÃO 2019

 SEJA UM ASSINANTE

INFORMAÇÕES: http://www.tucca.org.br/musica-pela-cura/assinaturas/motivos-para-assinar/

 Contato em caso de dúvidas: ingressos@tucca.org.br

  Sobre a TUCCA Música Pela Cura:

 Criado em 2000 o projeto TUCCA Música pela Cura foi idealizado para garantir a sustentabilidade da Associação.

Anualmente, o projeto realiza duas séries musicais, a Série Concertos Internacionais e a Série Aprendiz de Maestro, que encantam ouvintes de todas as gerações. Os concertos são realizados na Sala São Paulo, eleita pelo ‘The Guardian’ como uma das 10 melhores salas de concerto do mundo.

 A Série TUCCA Concertos Internacionais traz ao Brasil alguns dos maiores nomes da música clássica e do jazz mundiais como Chick Corea, Dee Dee Bridgewater, Brian McKnight, Maxim Vengerov,  Sumi Jo, Shlomo Mintz, Brad Mehldau, Sarah Chang, Daniel Hope, Paquito D´Rivera, Andreas Scholl, Nelson Freire, Madeleine Peyroux, Natalie Dessay, Kurt Elling, entre muitos outros.

 Sobre a TUCCA:

 A Associação TUCCA é uma associação sem fins lucrativos e não governamental que oferece tratamento multidisciplinar e gratuito para crianças e adolescentes com câncer em parceria com o Hospital Santa Marcelina, investindo direta e exclusivamente no que faz a diferença para oferecer a melhor chance de cura para os seus pacientes. Nessa trajetória de sucesso, desde 1998, atendeu mais de 3300 famílias.

Além do tratamento, a TUCCA também investe em pesquisa, diagnóstico precoce e treinamento profissional, além de ter o primeiro Hospice da América Latina, que oferece conforto às famílias quando toda a chance de cura foi esgotada.

http://www.tucca.org.br/

Comentários
Assista ao vídeo