Viver - Beber e Comer

Beer Sommelière da Cervejaria Ambev dá dicas simples e fáceis de harmonização

25 de Março de 2019

Quando pensamos em harmonização, é comum ouvir sobre combinações com pratos festivos, como receitas de Páscoa, Festa Junina, Natal, entre outros. Mas você sabia que a cerveja é uma bebida tão versátil e rica em diversidade de ingredientes, aromas, texturas e sabores que é possível harmonizá-la com qualquer prato?

A Beer Sommeliere da Cervejaria Ambev, Carolina Loureiro, apresenta  algumas dicas simples, mostrando que, dentro do universo cervejeiro, são inúmeras as possibilidades de harmonização, seja com pratos sofisticados ou simples, salgados ou doces. O principal é exercitar a criatividade.

“O ponto chave da harmonização é criar algo que antes não existia ali, mas com a combinação entre alimento e bebida, passa a existir”, afirma Carolina. “A cerveja é tão diversa e completa, que oferece alguns estilos para cada prato. Existem estilos mais secos, encorpados, claros, escuros, frutados, condimentados, azedos, ácidos, amargos e até salgados”.

O fundamental é encontrar o equilíbrio entre a cerveja e o prato, sem deixar que um se sobreponha ao outro e, ao mesmo tempo, permitir que os elementos individuais sejam realçados.

“A harmonização se dá por três frentes - similaridade, corte e complementação. Porém, para chegar a essa definição, é preciso compreender as características da cerveja”, explica Carolina.

Similaridade:

Nesse tipo de harmonização precisamos encontrar a semelhança entre a cerveja e a comida. Isso deve ocorrer por algo que tenha conexão entre ambos os lados. O sabor adocicado de um legume ou frango assado com o toque de dulçor de alguma cerveja que vai malte caramelo, ou ainda a refrescância de um queijo branco sem gorduras, casando com uma cerveja leve, neutra e pouco alcoólica.

Corte:

No corte, nós usamos características opostas da cerveja e da comida que ao se juntarem se equilibram perfeitamente. Uma cerveja do estilo IPA ou Imperial IPA que são bem amargas, vão cortar o dulçor da torta de limão por exemplo, tornando-a menos enjoativa.

Complementação:

É quando a cerveja se torna o ingrediente que faltava no prato para realçar o sabor. Um exemplo clássico é quando tomamos cervejas mais amargas com comidas apimentadas. O amargor da cerveja realça a ardência do prato deixando-o mais saboroso.

Comentários
Assista ao vídeo