Colunistas - Bem Estar e Saúde

Dia Mundial da Água: torneira ligada durante a escovação dos dentes gasta em média 300 litros mês

21 de Março de 2019

22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela ONU, em 1993, com o objetivo de conscientizar a população sobre a utilização desse recurso essencial para manter o equilíbrio do ecossistema. Mas hábitos do dia a dia, como escovar os dentes, podem ser uma grande fonte de desperdício.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu, organização não governamental sem fins lucrativos em prol da conscientização e mobilização social para o consumo consciente, uma pessoa gasta em média 300 litros de água ao mês, escovando os dentes duas vezes por dia com a torneira ligada.

O dado também mostra que ao desligar a água e utilizar um copo para o mesmo processo esse número cai para 12 litros em um mês, ou seja, economiza mais de 10 litros por escovação.

A dentista Ianara Pinho afirma que utilizar um copo com água para lavar e enxaguar os dentes pode ser uma alternativa eficaz para controlar o gasto do recurso natural.

Dica:

1 - Encha um copo com água e feche a torneira;

2 - Faça a escovação normalmente por pelo menos 2 minutos e, no mínimo, 3 vezes ao dia;

3 - Para enxaguar a boca, utilize a água do copo.

De acordo com ela, encher o copo no máximo duas vezes é suficiente. “Seguindo esses passos a pessoa economiza água e ainda faz a escovação com a mesma higiene”, explica. Além disso, o planeta e as próximas gerações agradecem.

RT CRO - DF 8721 Ianara Mesquita de Pinho Prado / EPAO 2534  

FOTO: LANARA PINHO

Comentários
Assista ao vídeo