Colunistas - Bem Estar e Saúde

Contratar um colaborador com Down transformou as nossas vidas para melhor, afirma empresária

21 de Março de 2019

Hoje, dia mundial da Síndrome de Down, 21 de março, histórias positivas abrilhantam a data e mostram que felizmente o Brasil está caminhando para um cenário de mais inclusão e empatia. Uma destas histórias é o caso do ‘Neco’, que tem Down e trabalha na Apsen Farmacêutica há 12 anos e demonstra competência profissional e dedicação ao trabalho, recebendo de volta amor e reconhecimento de todos.

A empresária e diretora executiva da Apsen, Renata Spallicci conta como foi o início desta integração do Neco aos quadros da empresa: “O Neco é filho do seu Manuel e da Dona Maria, donos de um bar que ficava em frente a Apsen. Então um dia meu pai teve a vontade de contratá-lo, com um projeto de inclusão para a região em que a está situada. No início ele não conversava tanto e tinha um vocabulário muito restrito e ele se desenvolveu muito. Ele atua no financeiro e faz um trabalho de office boy interno. A partir daí desenvolvi um relacionamento muito próximo com a familia do Neco. Hoje o pai dele ja é falecido, mas somos próximos da mãe, das irmãs, sobrinhos e isso é muito importante tanto pra nós como para eles”.

Renata elogia o trabalho do colaborador e seu comportamento no ambiente da empresa: “Ele é um ótimo colaborador, leva e traz documentos, conhece todo mundo na empresa, conhece os processos e também é muito querido aqui por todos. O Neco tem um ótimo senso de humor, é muito engraçado e isso nos contagia positivamente. Ele traz para o ambiente corporativo muito mais leveza e amor, é divertido trabalhar com ele. Todos os colaboradores tem um carinho por ele muito grande e existe uma sinergia, uma recíproca”.

A empresária afirma que a contratação não trouxe apenas benefícios ao colaborador, mas também a todos na empresa: “O Neco está conosco há mais de 12 anos. Antes ele tinha apenas o convívio com a própria família até entrar pra Apsen, então isso foi importante para o desenvolvimento social dele. Na época que ele veio para a empresa trabalhava no mesmo departamento que ele, o financeiro, então ficamos muito próximos e essa proximidade me ensinou muita coisa. Lembro que um dia ele entrou na minha sala e disse que estava feliz e perguntei o motivo, e ele disse ‘está sol’. Isso me fez refletir e mudou minha postura diante de algumas situações da vida. Às vezes não damos valor às coisas e em meio aos nossos problemas, dai esquecemos de ver a beleza da vida. E o Neco está ali para nos lembrar disso e mostrar com o próprio exemplo de superação que a vida pode ser melhor se decidirmos mudar nosso posicionamento e ‘ver o sol’ mesmo em meio a tempestades”.

Fotos:  Thaiz Cardoso / MF Press Global

Comentários
Assista ao vídeo