Cultura - Viagem

Scala Sancta

14 de Março de 2019

Por Valéria Calente

Scala Sancta, em latim, em italiano Scala Santa,  ou Escada Santa é uma escada composta por 28 degraus de mármore instalada num edifício próprio em Roma, perto da Arquibasílica de São João de Latrão, e uma das propriedades extraterritoriais da Santa Sé na cidade.

Este edifício incorpora parte do antigo Palácio Laterano e os degraus, protegidos por uma moldura de degraus de madeira, levam até o Sancta Sanctorum ("Santo dos Santos"), a capela pessoal dos primeiros papas e conhecida como "Capela de São Lourenço".

De acordo com a tradição católica, estes são os degraus que levavam até o alto do pretório de Pôncio Pilatos, em Jerusalém, galgados por Jesus durante seu julgamento durante a Paixão.

Os degraus foram trazidos para Roma por Santa Helena no século IV e atraem peregrinos que querem pagar promessas e homenagear Jesus, sendo que esta escada só pode ser subida de joelhos.

 

Este é um lugar muito bonito de se conhecer e carrega uma história religiosa incrível para os católicos.

Impossível não se emocionar com a fé das pessoas que sobem as escadas em meio a lagrimas, de emoção, gratidão ou desespero, segurando fotos, pedindo e agradecendo.

A Escada é feita de mármore branco, mas está coberta por madeira para protegê-la. Em alguns pontos, há quadrados cortados da madeira onde os peregrinos podem chegar a tocar o mármore.

 

Também há visores de vidro que protegem os pontos onde acredita-se que são as marcas do sangue de Cristo.

Os peregrinos que visitam a escada devem subir de joelhos como um sinal de piedade e reverência, embora possam escolher como rezar, seja por uma breve oração em cada passo ou meditando sobre a Paixão de Cristo durante a subida.

Em 1908, São Pio X concedeu indulgência plenária aos fiéis que subissem toda a escada.

As condições habituais para uma indulgência devem ser cumpridas: fazer uma confissão sacramental, receber a Eucaristia, orar pelas intenções do Papa e ter o propósito de renunciar o apego ao pecado.

Lugar maravilhoso e parada obrigatória.

Comentários
Assista ao vídeo