Colaboradores - Tânia Voss

Thiago Arancam - Um dos tenores mais famosos do mundo com exclusividade

13 de Março de 2019

Como definir um conjunto de qualidades e muito talento? Ele é um dos artistas mais queridos e respeitados não só no Brasil mas mundialmente. Atualmente mostra a cada dia a que veio e o que sabe fazer de melhor, aliás , tudo com muita maestria. Arancam é um luxo de ser humano com infinitas atribuições.

Senhor de uma voz poderosa e considerado um dos maiores tenores do mundo , o brasileiro Thiago Arancam não para. Após de estrear como protagonista de “O Fantasma da Ópera”, o mais consagrado cantor lírico do país faz em paralelo sua turnê “Bela Primavera”. Um artista completo.

Após shows esgotados em outras capitais do Brasil, Arancam se prepara para um show na cidade de São Paulo, com orquestra, no Tom Brasil , em São Paulo. O show estará repleto de novidades e será marcado pela apresentação das novas canções de seu último disco, "This is Thiago Arancam", lançado no dia 03 de agosto de 2018. A noite contará ainda com a participação especial da soprano Carmen Monarcha. 

Bela Primavera - a turnê surgiu na sequência do álbum homônimo, gravado na República Tcheca, Itália e também no Brasil, que marcou o início da carreira popular do artista no país onde nasceu. O disco possui nove canções, seis inéditas e três regravações. Dos estúdios para o palco, Bela Primavera traz a mistura do erudito, tendo a participação de uma orquestra com 10 músicos, com o popular presente na bateria, teclado, baixo, guitarra e piano.

A novidade desta nova parte da turnê fica por conta da inclusão de “All I Ask of You” e “O Fantasma da Ópera” (“The Phantom of the Opera”), sucessos do musical que o tenor atualmente protagoniza em São Paulo, além do clássico da ópera “Nessun Dorma", “Bella Ciao”, da série La Casa de Papel e "Can’t Help Falling in Love”, de Elvis Presley". Todas as músicas estão presentes no mais recente álbum "This is Thiago Arancam". 

O repertório ainda traz canções em italiano, espanhol e inglês, como os grandes sucessos “Il Mondo”, de Jimmy Fontana, “Viva La Vida”, do Coldplay; “Hallelujah”, de Leonard Cohen; “Strani Amore”, de Angelo Valsiglio Roberto Buti, Cheope, Marco Marati e Francesco Tanini; “Crazy”, de Seal e “Who Wants to Live Forever”, do Queen. Na lista estão ainda: “Mágico Amore”, de Eddiey Oliva e “Delirio” do próprio Arancam, em parceira com Maycon Ananias e Jorge Zarath.

Irma Vidal e VJ Gabiru dividem a criação cenográfica e a direção artística do espetáculo, que possui estéticas barroca, clássica e neoclássica, a partir da arte e arquitetura, aplicadas a um contexto de arte e tecnologia, onde luz e imagem em cenários efêmeros e em movimento dialogam com a música.

Mais detalhes e intimidades do astro lírico mais famoso do mundo- Confira o que pensa Arancam:

Thiago Arancam  após estrear no mundo das superproduções musicais como protagonista de “O Fantasma da Ópera”, embarca sua turnê “Bela Primavera”. Fale um pouco desse momento.

No momento estou em plena atividade com o musical "O Fantasma da Ópera" e dedicação máxima a minha turnê "Bela Primavera", no qual eu tenho show agora no dia 22 de março no Tom Brasil, em São Paulo. Busco sempre melhorar meus projetos, tanto é que nós trouxemos para o nosso núcleo a presença do ilustre José Possi Neto, para abrilhantar e continuar com o processo de evolução de qualidade da nossa turnê.

Então eu estou cuidando desses dois projetos com o máximo cuidado, com a máxima dedicação. São oito shows por semana no musical, e na minha turnê, depois de São Paulo, eu vou para Porto Alegre, Fortaleza, e na sequência vou para todo o Brasil.

O que mais lhe agrada? Interpretar em um musical ou cantar em show?

Eu sou apaixonado pela música como um todo, eu não tenho essa distinção do que me agrada mais, seja na ópera, quanto em um musical, um concerto, ou em um show. Eu gosto de estar no palco, da energia que ele passa, gosto de cantar para o público. Claro que as emoções são inúmeras, tanto em um show quanto em um musical, são detalhes que fazem toda essa diferença.

No musical e na ópera, como um todo, é um grande teatro cantado, encenado, em que eu tenho que contar uma história e dar vida a um personagem. No caso do show a interpretação é muito mais limitada e muito mais concentrada em cima de mim, eu dou vida a mim mesmo, Thiago Arancam. Então o que eu gosto mesmo é de estar no palco e cantar para o público.

Você é considerado uma dos maiores tenores do mundo. Como você encara a fama?

Eu comecei muito cedo toda a minha batalha, a minha luta musical, digamos assim. Meu desejo sempre foi ser cantor, ser reconhecido e ser o melhor para mim mesmo. Eu tive a sorte de muito cedo deixar o Brasil e ir atrás de oportunidades. Sempre me dediquei, dei o máximo de mim nos estudos, na competência e na qualidade, para que eu pudesse me destacar. Tive a sorte de ser considerado um dos grandes cantores em tão pouco tempo. Eu sempre soube lidar com isso de uma forma natural, até porque eu quero me superar a cada passagem. Eu nunca me considero o melhor nesse sentido todo, mas me considero um cara que está em plena evolução, que está se conhecendo dia a dia, que está se aprimorando, melhorando para dar sempre o máximo, e desse máximo ainda buscar uma margem para sempre estar melhorando.

Ser um homem bonito como você atrapalhou  a sua carreira ou beneficiou.

Muito obrigado, é muito bom receber um elogio desse nível, desse porte! É fato que a beleza, ao primeiro momento, é um atrativo, mas você já chega com um pré conceito de que "ah, ele é bonito, vamos ver se ele é tão talentoso e capaz quanto a beleza". Então em muitas ações a beleza ajuda, em tantas outras você tem que demonstrar com o seu talento que não adianta ser só bonito, não adianta ter só uma boa aparência, tem que chegar no palco e dar conta daquilo que você tem que fazer. Claro que a gente busca sempre alinhar a estética visual com a parte fundamental, que é a interpretação, o canto e a arte em si. Mas essas são as divergências disso tudo.

Quais os novos projetos de vida?

Eu tenho inúmeros projetos, nunca costumo me limitar em um projeto determinado. No momento meu foco é no musical "O Fantasma da Ópera" e na minha turnê "Bela Primavera". Mas estou aberto sempre a novos projetos, a novos desafios, que é o que me motiva, e buscar cada vez mais novos elementos para aprimorar aquilo que é minha grande paixão, meu grande amor: a música.

Show no TOM BRASIL, dia 22 de março em SP

Comentários
Assista ao vídeo