Colaboradores - Valéria Calente

Arquibasílica de San Giovanni In Laterano

12 de Março de 2019

Por Valéria Calente

Considerada uma das igrejas católicas mais famosas de todo o mundo, a belíssima Basílica di San Giovanni in Laterano fica localizada no centro de Roma, a apenas 20 minutos de caminhada do Coliseu de Roma.

Nesta Basílica sacra e linda tive a mais maravilhosa experiência de minha vida.

Mas isso eu conto em uma outra ocasião.

A Basílica de Latrão, como também é chamada, é a basílica mais antiga e está em primeiro no ranking das cinco basílicas papais do mundo. Edificada no início do século IV e inaugurada em 324, a mando de Constantino, hoje a Basilica di San Giovanni in Laterano conserva em perfeito estado um estilo barroco, mesmo após ter passado pela última restauração.

Chamada de ‘mãe de todas as igrejas do mundo’, a Basílica de San Giovanni in Laterano é o intermediário entre o pagão e tempos cristãos. Na verdade, essa construção nasceu para reuniões públicas e para administrar a Justiça, mas com a difusão do cristianismo tornou-se um lugar imponente de culto.

A fachada da basílica conta com 15 estátuas de Cristo, dois apóstolos e outras figuras supremas do catolicismo. O pórtico tem portas de bronze que foram retiradas da Cúria do Forum Romano. A Porta Santa, última à direita, só é aberta durante o Jubileu ou ano Ano Santo (a cada 25 anos). No interior da Basílica de Latrão estão inúmeras estátuas de santos como São Simão, São Paulo, São Pedro, São Mateus, São Felipe e muitas outras.

A enorme inscrição em latim na fachada diz: CLEMENS XII PONT MAX ANNO V CHRISTO SALVATORI IN HON SS IOAN BAPT ET EVANG. O texto, fortemente abreviado, pode ser traduzido como "Papa Clemente XII, no quinto ano de seu pontificado, dedicou este edifício a Cristo, o Salvador, em homenagem aos Santos João Batista e João Evangelista".

San Giovanni foi dedicada inicialmente a Cristo Salvador e somente séculos depois é que foi co-dedicada aos dois outros santos. Como catedral do bispo de Roma, San Giovanni está acima de todas as demais igrejas da Igreja Católica, incluindo a Basílica de São Pedro. Por isto é chamada de "arquibasílica", uma honraria única.

A Basílica passou por um terremoto e por um incêndio, que destruiu muitas das decorações que os papas tinham confiado, há séculos, a artistas importantes como Pisanello, Arnolfo di Cambio e Giotto. Em 1650, o Papa Inocêncio X encomendou a Borromini a restauração da igreja, como a vemos hoje. Dentro dela há muito para se ver: a Capela Cesi, a estátua da Rainha da Paz, a Capela Sforza. Também há o venerável “Presépio”, de Arnolfo di Cambio.

Não deixe de conhecer.

Comentários
Assista ao vídeo