Colaboradores - Tânia Voss

Roberta Campos celebra seu momento e lança primeiro DVD

11 de Março de 2019

Roberta Campos é uma cantora da nova geração que carrega uma voz doce e tranquila. Firme e poderosa ela simboliza mais um nome em destaque da nossa MPB. De Janeiro a janeiro, sucesso que atravessou o mundo, rádios e o poder da internet, fez de Roberta mais conhecida ainda. Agora lança seu tão esperado DVD "Todo caminho é sorte", pela Deck Gravadora.

Lançou o  primeiro CD, Para Aquelas Perguntas Tortas (2008)  mais tarde  Varrendo a Lua (2010), Diário de um Dia (2012) e Todo Caminho é Sorte (2015). Hoje com 10 anos de carreira, ela comemora o lançamento do DVD "Todo Caminho é Sorte - Ao Vivo".

Seu primeiro DVD, “Todo Caminho é Sorte – Ao Vivo”, celebra 10 anos da trajetória profissional de Roberta, iniciada em 2008 com o álbum independente “Para Aquelas Perguntas Tortas. No primeiro trabalho já estava clara a marca folk e roqueira que permearia a obra doce e romântica de Roberta, claramente baseada nas harmonias do violão acústico, temperada pela influência de Beatles e dos mineiros do Clube da Esquina.

Não foi difícil escolher o repertório para o DVD. Os três álbuns seguintes, lançados pela gravadora Deck, renderam hits perenes e bem assimilados pelo público que acompanha a carreira de Roberta ou conhece sua voz das trilhas de novelas, veículo em que tem mantido presença constante. A canção “Minha Felicidade”, por exemplo, presente no DVD, foi tema de abertura de Sol Nascente, da TV Globo. Outros sucessos do set list são “Abrigo”, “Aqui, Ali”, “Diário de Um Dia” e a poderosa “De Janeiro a Janeiro”, gravada originalmente em dueto de Nando Reis e cujo clipe bateu a marca de mais de 40 milhões de visualizações no YouTube.

“Juntei músicas que achei importantes, aquelas que eu tinha vontade de cantar e as que as pessoas queriam ouvir. Acho que elas representam bem esse tempo de carreira”, diz Roberta. Ao repertório conhecido, acrescentou duas composições próprias inéditas – “Todo Dia” e “Dois Flamingos” – e mais uma versão muito pessoal para “My Love”, uma das grandes canções românticas de Paul McCartney. Outros dois covers já gravados por Roberta também ganharam espaço no show: “Casinha Branca”, de Gilson e Joran, e “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor”, de Lô e Márcio Borges.

A banda que acompanha Roberta foi montada especialmente para a gravação do DVD, no Teatro Porto Seguro, em São Paulo, sob direção musical do pianista e tecladista Fabio Pinc. “Apesar de ser uma banda nova, o processo fluiu muito tranquilamente, pois o Fabio já entendia bem o meu som e conseguiu transmitir isso aos músicos. Também tivemos o cuidado de escolher instrumentistas que já tivessem participado dos meus discos, que tinham uma identificação com as minhas músicas”, conta Roberta. 

Bastaram duas semanas de ensaio para que a banda estivesse afiada, pronta para a gravação. Durante a segunda semana, porém, Roberta ficou sem cantar, abatida por uma faringite. Fabio Pinc, Fabio Sá (baixos acústico e elétrico), João Erbetta (guitarra, violão e lap steel), Loco Sosa (bateria e percussão) e Patricia Ribeiro (violoncelo) azeitaram o som até o momento da estreia. Roberta também participa como instrumentista, tocando violão e guitarra.

A cantora e compositora Nô Stopa, é a convidada especial do espetáculo, cantando “Sinal de Fumaça”, uma de suas muitas parcerias com Roberta. Nô faz parte do time de artistas que, encantados com o som da garota de Caetanópolis, tornaram-se, além de fãs, coautores. Uma turma de respeito que inclui Erasmo Carlos, Humberto Gessinger, Fernanda Takai, John Ulhôa, Renato Teixeira, Fagner e Paulo Mendonça.

Mais detalhes da vida da cantora com exclusividade:

Já são dez anos de carreira, qual seu maior momento nessa trajetória?

Eu vejo cada etapa como uma grande vitória. Quando toquei em bares, quando gravei meu primeiro disco, quando toquei na rádio pela primeira vez, na novela, quando assinei contrato com a gravadora...o DVD é um marco, uma celebração de tudo, de um crescimento musical refletido pelo meu crescimento como pessoa.

Cantar ou compor? Qual sua maior inspiração?

Amo os dois! Costumo dizer que componho porque canto e canto porque componho, não da pra separar uma coisa da outra, mesmo gostando de cantar também canções de outros compositores! 

O amor, amor na total definição da palavra! Gosto de falar de coisas que me fazem bem, acho que assim consigo levar boas sensações as pessoas também!

 Primeiro DVD, qual emoção? E por que o título Todo caminho é sorte?

É um marco e uma celebração de tudo! Fico muito emocionada!

Eu vim de uma cidade pequena e pobre de Minas Gerais, de uma família pobre! Tive dificuldades para ter acesso a cultura, livros, discos, filmes, teatro...foi uma busca muito grande para sempre trazer o melhor pra mim e pro meu trabalho, pra minha arte!

Vim pra São Paulo em 2004, com meu violão em punho e uma mochila cheia de sonhos nas costas! 

Hoje eu olho pra trás e vejo quanta coisa conquistei! 

O DVD é um marco, de vitória e resiliência!

“Todo Caminho É Sorte” é o nome que escolhi em um momento que não sabia muito bem o caminho a seguir. Me veio isso, que todo caminho que eu fosse percorrer teria a minha sorte ali, porque em todo caminho a sorte está, seja qual for ela.

Você acredita na energia positiva ou algo parecido? E na Sorte?

Sim! Acredito na energia das coisas e das pessoas, principalmente na minha e procuro sempre cuidar e manter ela positiva, equilibrada, bem. 

Acredito na sorte também, mas sempre acompanhada do que precisamos fazer para que ela aconteça. Sorte pra mim também é o resultado das tuas escolhas, do seu trabalho, do que vc é!

 Como você vê o espaço da MPB hoje diante a tantas coisas gravadas e muitas sem conteúdo nenhum?

Vejo que todo mundo sempre terá o seu espaço, mesmo que ele seja um pouco menor para os dias atuais. A cultura no nosso país anda prejudicada, mas é tudo reflexo de todas as questões politicas que estamos vivendo, que estamos vivendo na verdade há um tempo! Também um reflexo da acomodação populacional! No Brasil vive-se muito de modismos! 

Mas quem gosta de MPB, gosta de MPB e sempre vai consumir a música, shows...

Tenho grandes ídolos, que continuam ativos e vários artistas bons que estão surgindo! 

 Objetivos para 2019

Divulgar bastante meu DVD e levar meu show a lugares que ainda não fui e pessoas que ainda não me conhecem!

Em abril faço meus primeiros shows internacionais! Pretendo com isso começar entrar no mercado exterior!

Junto a isso, estou já pensando em novas canções para um novo trabalho pro futuro!

- Recado aos fãs do Portal Cartão de Visita News | R7

Obrigada pelo carinho que vocês sempre tem comigo e com a minha música! 

Comentários
Assista ao vídeo