Colunistas - Rodolfo Bonventti

Manoel Carlos em seu texto mais sensível na TV Globo: a novela “Baila Comigo”

8 de Março de 2019

Um dos maiores sucessos do horário das 20 horas na TV Globo, a novela “Baila Comigo”, escrita por Manoel Carlos, estreou em 16 de março de 1981 e ficou seis meses no ar com uma audiência muito expressiva.

Sem dúvida, a história da mulher que deu à luz dois meninos gêmeos, mas não pode criá-los ao lado do pai, separando-os de forma que um ficou com ela e o outro foi morar com o pai longe do Brasil, sem que um não tivesse conhecimento da existência do outro, foi o texto mais sensível e requintado que Manoel Carlos escreveu para a TV Globo.

 

A história de João Victor e Quinzinho, dois gêmeos idênticos e o drama da mãe, Helena, quando aos poucos a verdadeira história do nascimento deles vai sendo desvendada, foi um grande sucesso de público e muito aplaudida pela crítica especializada na época,

A novela também consagrou o autor Manoel Carlos e o talento de Tony Ramos que viveu brilhantemente os gêmeos e de Lilian Lemmertz, a sofrida Helena, naquele que foi o melhor papel da atriz, que nos deixou muito cedo, nas nossas telenovelas.

Com uma brilhante direção de Roberto Talma e Paulo Ubiratan, a novela também primou por reunir um elenco estelar em interpretações inesquecíveis que marcaram a carreira de atores como Fernando Torres, Fernanda Montenegro, Tereza Rachel, Raul Cortez, Arlete Salles, Betty Faria e Milton Gonçalves, só para citar alguns.

Fernando Torres brilhou como o Dr. Plinio, marido de Helena e o pai adotivo de Quinzinho; Fernanda Montenegro foi uma ex-atriz ainda bela e elegante que se envolve com o poderoso e rico Joaquim, personagem de Raul Cortez, o verdadeiro pai dos gêmeos. Já Tereza Rachel viveu Martha, a esposa fútil do rico Joaquim e que tem com ele um casamento de interesse.

No lado mais pobre da história brilharam Arlete Salles como Dolores, uma mulher alegre, mas que tem uma grande desilusão amorosa e passa a ter crises depressivas; Betty Faria como Joana, uma professora de dança que acaba se envolvendo com os personagens de Tony Ramos e de Carlos Zara; e Milton Gonçalves que interpretou o artesão Otto, casado com uma mulher branca e um exímio consertador de bonecas.

No elenco, um dos maiores até então reunido pela emissora para uma novela, destaques ainda para os trabalhos de Natália do Valle (Lúcia), Carlos Zara (Caio), Susana Vieira (Paula), Cláudio Cavalcanti (Guilherme), Reginaldo Faria (Saulo), Christiane Torloni (Lia), Lauro Corona (Caê), Beth Goulart (Débora), Lídia Brondi (Mira), Otávio Augusto (Mauro), Beatriz Lyra (Letícia), Miriam Pires (Cândida), Gilberto Martinho (Antenor), Jonas Mello (Álvaro), Suely Franco (Rosa), Maria Alves (Conceição), Carlos Gregório (Sandro), Fernanda Torres (Fauna), Lady Francisco (Ondina), Narjara Turetta (Flora), Jorge Botelho (Gerson), Paulo Figueiredo (Rogério), Tereza Sodré (Corina), Alcione Mazzeo (Laurinha), Tony Ferreira (Edmundo), Leina Krespi (Carmela), Fábio Pillar (Marcelo), Maria Helena Pader (Zuleide), Monique Curi (Cris), Marcus Alvisi (Oscar), Marga Abi-Ramia (Margô), Suzana Queiroz (Bebel) e Cláudia Costa (Ivete).

A novela foi reapresentada, na íntegra, no ano passado, pelo Canal Viva, em dois horários, no período da tarde e na madrugada, com grande sucesso de audiência.

Comentários
Assista ao vídeo