Cultura - Viagem

San Felice Circeo: cidade litorânea na região do Lácio há aproximadamente 108 km de Roma

3 de Março de 2019

Por Valéria Calente

Relaciona-se com a Odisséia de Ulisses, que após a derrota dos troianos iniciou uma viagem de 10 anos, de volta para a ilha de Ítaca, onde Penélope, sua esposa, o esperava com fidelidade obstinada.

Penélope assediada por vários pretendentes, disse que se casaria com outro quando terminasse de tecer uma manta. Assim, ela tecia a manta durante o dia e a noite desmanchava todo seu trabalho, de forma que manteve-se fiel a Ulisses e não foi desposada por outro homem.

Uma das passagens da Odisseia de Ulisses narra que teria aportado em Circeo e seus tripulantes desciam à terra mas não retornavam.

Finalmente, o próprio Ulisses desembarcou para verificar o que estava acontecendo.

No caminho Hermes revelou o perigo que corria, que Circe havia transformado a tripulação em porcos e entregou-lhe o broto e uma erva chamada Moli, que o faria resistir a qualquer feitiço.

Chegando ao Palácio de Circe foi recebido cortesmente, com uma farta mesa de comida e bebida. Após o banquete Circe tocou-o com sua vara magica dizendo  “junta-se aos amigos no chiqueiro”.

Ulisses desembainhou a espada e investiu furioso contra Circe, que acuada, transformou os tripulantes novamente em homens.

Em San Felice Circeo pode-se ver a montanha que se assemelha ao rosto de uma mulher, a bruxa Circe.

O Parque Nacional - Parco Nazionale del Circeo, ocupa uma faixa costeira de Anzio a Terracina, incluindo também um setor de floresta no continente de San Felice Circeo e a ilha de Zannone . O parque foi criado em 1934.

Por Valéria Calente
 

Pegando uma estradinha secundária, com vista mais bonita a cada curva, é possível subir até o topo da montanha e avistar toda cidade, tendo como ponto mais próximo a marina, e ao fundo a montanha com o rosto da bruxa Circe.

O lugar é lindo!

Comentários
Assista ao vídeo