Colunistas - Rodolfo Bonventti

Band traz Lauro César Muniz e estréia uma novela totalmente gravada na Bahia

21 de Fevereiro de 2019

Em fevereiro de 1981, Lauro César Muniz estreava na TV Bandeirantes com uma experiência audaciosa: “Rosa Baiana”, a primeira novela brasileira sem cenas de estúdio e totalmente gravada fora do eixo São Paulo - Rio de Janeiro, e mais especificamente em Salvador, capital baiana.

legenda
créditos

 

Depois de um período de muita turbulência, em que recebeu críticas de todos os lados pela autoria da novela “Os Gigantes”, exibida no horário das 20h30 da TV Globo, e que registrou muito mais polêmicas do que propriamente audiência, o novelista Lauro César Muniz resolveu investir em uma nova experiência em uma outra emissora.

A ideia agradou a direção da TV Bandeirantes que reuniu Wálter Avancini, Antonino Seabra, Sérgio Galvão e Waldemar de Moraes para dirigirem a história, passada nos campos petrolíferos baianos e na cidade de Salvador.

No papel principal, o de Rosa, mãe de sete filhos e que vive intensamente os problemas de cada um desses filhos, Avancini trouxe de volta à TV a atriz e comediante Nancy Wanderley, primeira esposa do humorista Chico Anysio e que estava há anos afastada da televisão e do cinema.

O bom trabalho de Nancy Wanderley foi um dos destaques da novela, que tinha um elenco de grandes nomes, e que tiveram que se mudar para a Bahia durante a gravação dos 90 capítulos da produção da TV Bandeirantes.

O ator baiano Rafael de Carvalho vivia Edmundo Lua Nova, o marido de Rosa Baiana que desaparece na metade da trama e pelo qual ela e os filhos sempre esperam a volta. Foi o último trabalho do ator, que faleceu no decorrer da novela vitimado por um enfarte.

Os filhos de Rosa Baiana e Lua Nova eram interpretados na novela pelos atores Gianfrancesco Guarnieri, Edgard Franco, Maurício do Valle, Raymundo de Souza, Wálter Prado, Taumaturgo Ferreira e Tânia Regina.

 

O elenco não era muito grande, mas tinha ainda em papéis de destaque: Ana Maria Magalhães, Wanda Stefânia, Maria Luiza Castelli, Regina Dourado, Jofre Soares, Antonio Pitanga, João Signorelli, Zélia Toledo, Aldo César, Márcia Corban, Válter Santos, Leonel Nunes, Eduardo Cabús, Harildo Deda e Nilda Spencer.

Uma experiência interessante da TV Bandeirantes que rendeu à emissora prestígio por parte da crítica especializada e boa audiência, principalmente nos estados do Nordeste.

Comentários
Assista ao vídeo