Notícias -

Moradores que vivem próximos a barragens precisarão deixar casas

20 de Fevereiro de 2019

Carca de 75 pessoas que moram em áreas consideradas de risco próximas a barragens em Nova Lima, na Grande BH, e em Ouro Preto, a 96 quilômetros de Belo Horizonte, deverão deixar suas casas na manhã desta quarta-feira (20). Todas as estruturas pertencem à mineradora Vale.

Barragens pertencem à Vale

Reprodução / Record TV Minas
 

De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, a situação de alerta foi acionada a pedido da própria mineradora Vale, nesta manhã.

A Prefeitura de Nova Lima informou que também recebeu o aviso da empresa sobre o acionamento do PAEBM (Plano de Ação de Emergência de Barragens) para a estrutura de Vargem Grande por volta das 8h45. Assim, 38 famílias da cidade devem ser evacuadas.

A Vale emitiu um comunidado informando que a ação é para dar continuidade ao processo de descomissionamento da barragem a montante de Vargem Grande, anunciado em 4 de fevereiro

A Vale informa, também, que iniciou a preparação para a realocação das pessoas nas zonas de autossalvamento associadas ao descomissionamento das barragens Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo, que fazem parte das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale, conforme o plano de aceleração de descomissionamento anunciado no Fato Relevante "Vale anuncia o descomissionamento de todas as suas barragens a montante" do dia 29 de janeiro.

Veja a nota da preifeitura de Nova Lima:

"A Prefeitura de Nova Lima informa que a Defesa Civil Municipal foi avisada pela Vale às 8 horas e 45 minutos, desta quarta-feira (20/02), da necessidade de evacuação de 38 famílias moradoras do Complexo Rio de Peixe, em função do acionamento do Plano de Ação de Emergência de Barragens (PAEBM) de Vargem Grande. A Defesa Civil Municipal já está se encaminhando ao local para acompanhar a ação da mineradora, atuar no cumprimento dos protocolos e garantir a segurança de todos, assim como uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que prestará apoio às famílias.

Veja a íntegra da Nota da Vale:

"A Vale informa que, dando continuidade ao processo de descomissionamento da barragem a montante de Vargem Grande, anunciado em 4 de fevereiro no Fato Relevante "Vale informa sobre decisão de paralisação temporária das operações do Complexo de Vargem Grande", nesta quarta-feira (20/2), a Vale coordenará com as autoridades a realocação das pessoas situadas na Zona de Autossalvamento (ZAS) da referida barragem.

A Vale informa, também, que iniciou a preparação para a realocação das pessoas nas ZAS associadas ao descomissionamento das barragens Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo, que fazem parte das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale, conforme o plano de aceleração de descomissionamento anunciado no Fato Relevante "Vale anuncia o descomissionamento de todas as suas barragens a montante" do dia 29 de janeiro.

Estas quatro barragens inativas estão localizadas no entorno da mina de Fábrica, cuja produção será mantida através do processamento a seco, com um impacto estimado de perda de aproximadamente 3 Mtpa em 2019.

No total, cerca de 75 pessoas que vivem próximas a cinco barragens devem deixar suas casas hoje de forma ordenada."

Fonte: R7

Comentários
Assista ao vídeo