Viver - Saúde

Cresce 240% o número de casos de dengue notificados em 2019 em Ribeirão Preto-SP

19 de Fevereiro de 2019

Dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto atualizados na última sexta-feira (15) apontam que houve um aumento de mais de 240% nos casos de dengue notificados em 2019 em relação ao mês de fevereiro de 2018. No ano passado foram registrados 195 casos suspeitos em todo o mês, enquanto esse ano, dados consolidados até o dia 15 apontam 664 casos. Esse número contempla os casos suspeitos de Dengue, de acordo com o mês de início dos sintomas, em pacientes residentes de Ribeirão Preto.

Em relação aos casos confirmados, em fevereiro de 2018 foram 37 e, apenas até o dia 15 do mesmo mês em 2019 já são 73, o que representa um aumento de 97%, mesmo sem a consolidação do total mensal.

Em Ribeirão Preto, o Laboratório Sabin é o pioneiro no Brasil a desenvolver um exame com a técnica de RT-PCR, para a detecção de três vírus - dengue, zika e chikungunya -  em uma mesma reação. O resultado sai em apenas dois dias úteis. O teste já está disponível nas unidades da cidade.

Ao usar a técnica molecular de RT-PCR quantitativo, o teste tem a vantagem de identificar, na fase aguda, qual o vírus causador da doença, sem a necessidade de pedir ou fazer reações em separado para cada um. Ou seja, com uma única picada é possível pesquisar os três vírus.

Comentários
Assista ao vídeo