Notícias -

Moradores de Fernando de Noronha protestam por liberação de terrenos; artistas aderem a campanha

19 de Fevereiro de 2019

Na última semana, um ato em prol da liberação de terrenos para moradia e desmembramento de áreas para construção de residências foi realizado no Palácio São Miguel, em Fernando de Noronha. Cerca de 70 pessoas participaram da manifestação na sede do governo.

O Conselho Distrital elaborou uma lista com 243 nomes de moradores que aguardam a liberação do Termo de Permissão de Uso (TPU) para a construção de casas. No dia 1º de fevereiro, foi realizada uma reunião entre uma comissão de moradores e o administrador da ilha, Guilherme Rocha.

No encontro, o governo informou que a relação elaborada pelo Conselho está sob análise e algumas falhas, como nomes em duplicidade, foram identificadas. Foi estabelecimento o prazo de 30 de março para entrega dos TPUs para os beneficiados.

Uma reunião que foi marcada para o dia 14 de fevereiro com a finalidade de repassar informações, não aconteceu.

“A reunião era um compromisso, não recebemos informações sobre os motivos do cancelamento. Algumas pessoas vieram do continente para acompanhar. O cancelamento representa uma falta de compromisso. Moradia é o maior problema da ilha atualmente”, afirma a administradora de empresas Andresa Medeiros.

O administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, falou sobre o cancelamento da reunião.

"O grupo pró-terrenos surgiu com um propósito justo e legítimo, por isso abrimos o diálogo. O movimento desvirtuou-se do propósito inicial, enveredando para o caminho das ameaças e de depredação do patrimônio público. Nós achamos melhor cancelar a reunião para não prejudicar pessoas que, por ventura, não façam parte desse movimento. A Administração da Ilha segue com a análise da relação apresentada e daremos resposta até o dia 30 de março, ou antes dessa data”, diz.

Resposta do movimento

Por meio de nota, o Movimento Noronha Pró-Terrenos afirma que "em momento algum os líderes ameaçaram ou identificaram algum participante com tal intenção" e nega a existência de ameaça de depredação do patrimônio público. "Já temos em mãos certidão da Polícia Civil referente a não ocorrência desta insinuação. A certidão da Polícia Militar já foi solicitada e encontra se em andamento", traz o texto.

Artistas aderem ao movimento

Diversos artistas começaram a abraçar a causa desses moradores. O ator Paulinho Vilhena foi até o local para apoiar e ajudar a dar voz ao movimento. Quem também criticou a postura dos governantes foi a atriz Luana Piovani. Ela questionou como grandes empresários que chegam de fora conseguem facilidades e os nativos ou moradores de Fernando de Noronha não possuem esses mesmos direitos.

Assista ao vídeo:

Nova reunião:

Hoje, por volta das 10h da manhã, uma nova reunião foi agendada com os líderes do movimento. Aliás, nesta terça-feira também é o início do Campeonato Mundial de Surfe, etapa de Fernando de Noronha, com a presença dos principais nomes do esporte, destaque para Medina. O evento não era realizado há seis anos no local por falta de infraestrutura e apoio. A pergunta que fica no ar é a que todos devem estar se fazendo neste momento: será que os governantes não ficaram preocupados com a etapa mundial e toda a imprensa e tentaram agendar essa reunião antes da competição iniciar? A resposta o portal irá divulgar aqui.

Comentários
Assista ao vídeo