Viver - Saúde

Ação joga luz sobre a questão das dificuldades enfrentadas por pacientes com esclerose múltipla

16 de Fevereiro de 2019

Neste domingo, 17 de fevereiro, o ComSaude-Comitê da Cadeia Produtiva de Saúde e Biotecnologia da FIESP Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, realizará, em parceria com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) e apoio da Roche Farma Brasil, uma série de ações com o objetivo de levar mais informação sobre a esclerose múltipla (EM) à sociedade. O evento será na Av. Paulista, 1313 - Jardins, São Paulo – SP, a partir das 10 horas.


Uma das iniciativas será um bate-papo às 11 horas, organizado pela Roche Farma Brasil, e que abordará os temas presentes no cenário da EM, entre eles, o da empregabilidade. Participarão o médico neurologista do Hospital Albert Einstein, Dr. Rodrigo Thomáz, e com a administradora Adriana de Arruda, que tem esclerose múltipla. Haverá também uma sensibilização sobre as formas de comunicação, as dificuldades enfrentadas e a simulação dos sintomas da doença, para que os participantes possam vivenciar as dificuldades encontradas por pacientes.


Fevereiro é o mês em que é lembrado o Dia Mundial das Doenças Raras (28), dentre elas, a esclerose múltipla. A doença neurológica crônica afeta cerca de 35 mil pessoas no país¹, sem causa determinada e sem cura, em que as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central. Os principais sintomas são fraqueza muscular, fadiga e dificuldade visual.
O médico neurologista do Hospital Albert Einstein Dr. Rodrigo Thomáz afirma que a desinformação e o preconceito ainda permeiam o cenário da EM. “Ainda hoje percebemos que muita gente considera esta uma doença de velho, de esclerosado. É importante esclarecer que é possível ter uma vida com qualidade, desde que o paciente tenha acesso à terapia correta”, conta o especialista.
O preconceito permeia também o ambiente de trabalho. “Muitos pacientes me pedem orientação sobre como contar no trabalho que teve o diagnóstico da esclerose múltipla. Ainda hoje vemos que eles enfrentam o medo de serem demitidos”, explica Rodrigo.


Para combater este cenário, é importante disseminar informação sobre a doença. Foi pensando nisso que o evento foi desenhado. Ele faz parte do programa +Saúde da FIESP, uma iniciativa do ComSaude, que promove a informação como forma de prevenção de riscos à saúde. “Acreditamos que, para melhorar o setor da saúde como um todo, deve haver um foco no paciente e na disseminação adequada de informações. Por isso, as ações que fazemos na calçada da Fiesp, em conjunto com parceiros especializados, são tão importantes”, afirma Gabriela Gazola, coordenadora do ComSaude.

Serviço:
Data: 17/02/2019 (Domingo)
Horário: a partir das 10h
Local: Calçada da FIESP
Endereço: Av. Paulista, 1313 - Jardins, São Paulo – SP.

Comentários
Assista ao vídeo