Notícias -

Dengue tipo 2 chega à região e preocupa médicos em Jaboticabal

12 de Fevereiro de 2019

O assunto é sério e preocupa muita gente. A Secretaria de Saúde, de Jaboticabal, não está poupando esforços para combater o mosquito Aedes aegypti. Com o reaparecimento do vírus tipo 2 e surtos de epidemia em cidades da região, a preocupação é manter a situação controlada no município.

“Gostaria de chamar a atenção da população, pois a questão da dengue depende de todos. Onde estão a maioria dos criadouros? Nas nossas casas. É uma questão de consciência e saúde pública. A prefeitura sozinha pode fazer muito pouco”, comenta o secretário de Saúde, João Roberto da Silva.

O vírus tipo 2 ainda não circulou em Jaboticabal, segundo a secretaria. Mas, por ser mais agressivo, pode deixar o paciente mais debilitado. A orientação é que caso haja sintomas, a unidade de saúde mais próxima deve ser procurada.

“Temos profissionais capacitados para fazer o atendimento e proceder com o diagnóstico. É importante que não haja a autoprescrição e que o munícipe procure o quanto antes a nossa ajuda. Quanto mais rápido, melhor”, completa Silva.

Sintomas – febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas e manchas vermelhas são os principais sinais da doença.

Cuidados – A população precisa verificar principalmente os locais de difícil acesso, como atrás de máquinas de lavar, calhas, telhados, recipientes de água do descongelamento atrás das geladeiras e ralos abertos. Bebedouros de animais e bandejas de ar-condicionado também devem ser verificados constantemente.

Comentários
Assista ao vídeo