Colunistas - Bem Estar e Saúde

Conheça Emerson Lima: o fotógrafo por trás do Poder

6 de Fevereiro de 2019
Emerson Lima em sua exposição de retratos, "Belas"
Fotos: Divulgação / MF Press Global

As imagens artísticas feitas por Emerson Lima chamaram a atenção dos poderosos e dos famosos. Assim o fotógrafo se tornou conhecido pela elite, e isto abriu caminho para sua atuação como retratista de celebridades nacionais e internacionais: “Em setembro de 2017 contratado por Ana Paola Diniz fui o retratista oficial e  exclusivo da cantora Demi Lovato em um jantar de gala em Nova York, e com isso minha carreira tomou outras proporções. Lá comecei também a fotografar a cidade, e as pessoas que eu fotografo hoje, que são antes de tudo grandes admiradores da arte, souberam do meu trabalho através dos meus quadros assinados de Nova York”, comenta.

Demi Lovato, fotografada por Emerson Lima em NY
Foto: Emerson Lima

Além de Demi Lovato, Emerson fotografou estrelas como Arnold Schwarzenegger e Morgane Polanski . No Brasil Tatá Werneck, Claudia Raia, Karina Bacchi, Bruno Gagliasso, Giovana Ewbank, Caio Castro, Camila Coelho, Ticiane Pinheiro, Helô Pinheiro, Rodrigo Faro, Sasha Meneguel, e políticos como João Dória e o CEO da Riachuelo, Flávio Rocha.

Emerson iniciou-se na fotografia como um entusiasta em 2015, e a partir de 2016 resolveu especializar-se e tornou-se retratista: “meu trabalho está totalmente relacionado a arte, e trago esta visão artística para os retratos que faço”. Essa visão artística diferenciada acabou por chamar a atenção não apenas de celebridades, mas de pessoas influentes do poder, que optaram também pelo retratista para fazer seus quadros e fotos oficiais.

CEOs, políticos, empresários, e formadores de opinião estão entre os clientes de Emerson, que sempre opta pela discrição: “acredito que um dos meus diferencias é esse, de nunca expor o meu cliente. A confiança nos relacionamentos com essas pessoas, aliado ao profissionalismo e qualidade no trabalho”.

Para chegar até a foto perfeita, Emerson tem um processo peculiar quando trata-se dos poderosos: "Na maioria das vezes meus clientes são pessoas ocupadas, que fotografam no escritório, entre uma reunião ou outra. Então para eu chegar em um bom resultado final, eu preciso estudá-los antes. Um estudo de fisionomia, corpo, pensar qual o melhor ângulo dessa pessoa e luz incidental. Tudo tem que ser previamente pensado e estudado. Já quando é um retrato de família, ou na residência eu consigo desenvolver mais pois tenho mais tempo”.

Emerson Lima
Foto: Reprodução

Outra particularidade do retratista são as fotos em preto e branco. Emerson explica o porquê da preferência: "Isto me remete a algo que vai se perpetuar na história. O preto e branco tem uma aura diferente, como se fosse imortal. Além disso minhas referências na fotografia, como Ansel Adams, Arnold Newman, Henri Bressom e o próprio Sebastião Salgado, são mestres no P&B”. 

O retratista organiza exposições de suas fotografias pelo Brasil, Estados Unidos e Europa, também está lançando um livro com suas fotos de Paris. Nesse eventos expõe seus registros de diversos lugares no mundo como Punta Cana, Nova York, Frankfurt, Miami e Amsterdam.

Comentários
Assista ao vídeo