Colaboradores - Tânia Voss

Orquestra faz apresentação com regência de Luis Gustavo Petri e participação de Fabiana Cozza

5 de Fevereiro de 2019

Sob a regência do maestro Luis Gustavo Petri, a Orquestra Jazz Sinfônica volta ao palco do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer para duas apresentações com repertório brasileiro e participação da cantora Fabiana Cozza.

O programa do concerto prevê arranjos especiais feitos pela orquestra para composições de Noel Rosa (Palpite infeliz), Dorival Caymmi (Dora), Ary Barroso (Na baixa do sapateiro), Monsueto (Me deixa em paz) e Chico Buarque (Francesa), entre outros.

A Orquestra Jazz Sinfônica Brasil foi criada em 1989, idealizada pelo músico Arrigo Barnabé – então assessor do secretário de cultura, Fernando Moraes –, que sentiu o desejo de resgatar a tradição das antigas orquestras da era de ouro do Rádio das décadas de 1940 a 1960, criando uma orquestra única, com o objetivo principal de “vestir a música popular brasileira com roupagem sinfônica”.

Um dos grandes nomes da orquestra, responsável por transformar as melodias populares de compositores brasileiros em arranjos sinfônicos, foi Cyro Pereira (1929-2011), maestro dos Festivais da Record dos anos 1960 e um dos fundadores do grupo. Ele contribuiu de forma decisiva para a formação de uma equipe de orquestradores de excelência, que trabalham diariamente na criação de novos arranjos – o grupo produz, em média, 100 partituras por ano e conta com um acervo de mais de 2 mil peças.

A Jazz Sinfônica Brasil apresenta-se em concertos regulares na capital e interior do Estado de São Paulo. Entre outros, já tocou com: Tom Jobim, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Gal Costa, João Bosco, Toquinho, Daniela Mercury, John Pizzarelli, Stanley Jordan, Gonzalo Rubalcaba, Dee Dee Bridgewater e Paquito D’Rivera. Participou de eventos com exibições de filmes, como Encouraçado Potemkin e Metrópolis, tocando sua trilha ao vivo. No cinema, também ganhou seu primeiro documentário, em 2011: A Nave – uma viagem com a Jazz Sinfônica de SP.

O diretor artístico e regente titular da Jazz Sinfônica é João Maurício Galindo e Fábio Prado seu regente adjunto. Desde julho de 2017, a orquestra é administrada pela Fundação Padre Anchieta.

15 e 16 FEV 2019 | 21h

Jazz Sinfônica

Regência Luis Gustavo Petri

Participação Fabiana Cozza

Duração: 90 minutos (aproximadamente)

Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)

Os ingressos estão a venda das 13h do dia 1o de fevereiro pelo site Ingresso Rápido, em seus pontos de venda espalhados por todo o Brasil e pelo telefone 11 4003 1212.

Informações: www.auditorioibirapuera.com.br

Tel.: 3629-1075 ou info@auditorioibirapuera.com.br

Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer

Desde 2011, o Auditório Ibirapuera é gerido pelo Itaú Cultural, em parceria com a Prefeitura de São Paulo

Comentários
Assista ao vídeo