Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez: Wálter Abrahão e Raul Tabajara

28 de Agosto de 2013
Wálter Abrahão entrevistando Paulo Machado de Carvalho em 1970

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Wálter Abrahão (1931-2011) pela TV Tupi e Raul Tabajara (1918-1978) pela TV Record foram os grandes nomes nas primeiras transmissões esportivas da televisão brasileira. Enquanto o paulista de Piraju comandava o “Tupi nos Esportes”; o também paulista de Jaboticabal comandava o “Tardes Esportivas” ou o “Mesa Redonda” na TV Record.

A equipe de esportes da TV Tupi foi, no entanto, a que mais marcou as narrações e transmissões esportivas na década de 1960 e no início da década de 1970. Ao lado de Wálter Abrahão estavam Sérgio Backlanos, Eli Coimbra, Geraldo Bretas, Gerdi Gomes e Ruy Porto, que também apresentava o “Ataque e Defesa”, o primeiro programa a apresentar todos os gols do fim de semana e que estreou nas noites de domingo da TV Tupi em 1970. Por sua vez, Abrahão também comandava o “Redação Esportes”, de segunda a sexta-feira no horário das 12h.

Raul Tabajara na TV Record na década de 1950

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já pela TV Record, Raul Tabajara apresentava aos domingos o “Tardes Esportivas” e ainda no final da década de 1950, com Geraldo José de Almeida (1919-1976), o “Mesa Redonda”, outro programa que foi um marco na história dos programas esportivos da nossa TV. Isso sem contar no “Desafio ao Galo”, que nos domingos da Record abria espaço para o futebol de várzea.

A equipe de Wálter Abrahão entrava no ar às 22h de todo domingo pela TV Tupi, na década de 1960, com o video tape completo do principal jogo da rodada daquele final de semana. Era um tempo em que a televisão ainda não tinha condições de ficar transmitindo as partidas ao vivo e nem a Federação Paulista de Futebol permitia.

Essa equipe esportiva da Tupi, também conhecida como a Equipe Esportiva Associada, foi aumentando com o tempo e chegaram por lá também Milton Salles, Ary Silva, Ávila Machado, Roberto Petri e Lucas Neto. Sempre sob a liderança de Abrahão, todos eles marcaram o início de um ciclo de transmissões esportivas que teve seu auge em 1970 quando a seleção canarinho ganhou a Copa do Mundo, e nunca mais saiu da TV, principalmente nas noites de quarta-feira e nas tardes e noites de domingo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E na próxima semana: Wálter Negrão trocava a Tupi pela Rede Globo.

Comentários
Assista ao vídeo