Cultura - Educação

Quarto de Costura é um recorte poético de lembranças da infância e da juventude

27 de Agosto de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A vida simples e bucólica carrega pequenas delícias, que nem todos conhecem ou são capazes de apreciar. Em Quarto de Costura, lançamento da Editora FTD de autoria de Wania Amarante, as poesias remetem às lembranças da infância e juventude, convidando o leitor a aprender a viver e valorizar cada detalhe daquela “vida-vidinha que lhe é oferecida com amor”. 

O primeiro livro, as visitas que vêm da capital, festa, baile, sonhos. Tudo isso, na convivência com a mãe, o pai, o irmão, as tias, a avó e os empregados, libera a criatividade e a menina vai aprendendo a escrever, ler, inventar, costurar, plantar, cozinhar...”Aprende a crer na vida, mas forças superiores e a amar os relacionamentos humanos”.

A autora:
Mineira de Juiz de Fora, nascida em 1945, Wania Amarante estudou na Escola de Belas Artes da UFMG. Publicou livros como Marginal (1980), Quarto de Costura (1982), Arco-Íris (1983) e Cobras e lagartos (1983). Em 1984, teve este último livro selecionado para a Feira de Livros para Crianças, em Bolonha, Itália. Faleceu no ano seguinte. Wania é considerada uma das mais importantes poetisas mineiras, pioneira no caminho para a poesia infantil brasileira. Pela Editora FTD, publicou o livro Os Caminhos do Vento. 

O ilustrador:
Alberto da Veiga Guignard, ou simplesmente Guidnard, como é conhecido, é um dos maiores pintores do modernismo brasileiro, com formação na Alemanha e na Itália. Quando mudou-se para Belo Horizonte, em 1944, passou a dirigir o curso livre de desenho e pintura da Escola de Belas Artes, atuando também como professor. Em 1962, quando faleceu, a instituição passou a se chamar Escola Guignard, em sua homenagem. Esta obra emprega como ilustração cartões de Guignard para Amalita Fontenelle, hoje no Museu Casa Guignard, em Outro Preto. 

Informações técnicas
Autora: Wania Amarante
Ilustrador: Alberto da Veiga Guignard
Formato: 17 cm largura X 24 cm altura
Páginas: 72
Acabamento: Lombada
Temas abordados: Cotidiano familiar
Tema transversal: Ética
Recomendação: a partir do 8o ano
Preço sugerido: 32,00

Comentários
Assista ao vídeo