Notícias -

Impostômetro atinge 1 trilhão de reais arrecadados este ano, as 12h30 do dia 27

27 de Agosto de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na próxima terça feira, 27, o Impostômetro atingirá a marca de 1 trilhão de reais arrecadados com impostos no Brasil. Desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação - IBPT e instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo – ACSP em 2005, o placar tributário que demonstra os impostos pagos pelos brasileiros às três esferas do poder: municipais, estaduais e federais, já faz parte do cenário paulistano, sendo um dos sete marcos de São Paulo. A ferramenta está localizada na Rua Boa Vista, 51.

Durante a contagem regressiva para a entrada do trilhão, será distribuído o estudo completo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) sobre os impostos arrecadados. A parceria entre o IBPT e a ACESP tem como objetivo a conscientização dos brasileiros com relação à alta arrecadação dos impostos e a cobrança dos retornos em forma de benefícios para a sociedade. O presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, afirma que a contagem e a exposição dos números para a população possibilita a formação de um senso crítico com relação à alta taxa de tributos pagos. “Hoje o impostômetro tornou-se uma importante ferramenta de referência para os brasileiros, no sentido de informar, o quanto é pago de tributos diariamente”. 
Para o presidente do Conselho Superior e Coordenador de Estudos, Gilberto Luiz do Amaral, o Impostômetro deixa claro aos contribuintes o valor em reais pagos nos impostos. “Diferentemente do ano passado, quando a marca de um trilhão foi alcançada no dia 29 de agosto, esse ano os dois dias de antecedência demonstram o aumento da arrecadação”. 
Por sua vez, o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato afirma que “a carga é muito alta, mesmo com todas as desonerações, com a queda da atividade econômica. Esperávamos que esse valor fosse alcançado um pouco depois do que esta data”.

A contagem é feita por meio da ferramenta eletrônica que tem como base para o levantamento de dados federais, as arrecadações da Receita Federal do Brasil e da Secretaria do Tesouro Nacional, informações da Caixa Econômica Federal, do Tribunal de Contas da União e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 2013 - IBGE.

Para as receitas dos Estados e do Distrito Federal, o Impostômetro utiliza-se dos dados do Conselho Nacional de Política Fazendário 2013 - Confaz, das Secretarias Estaduais de Fazenda, dos Tribunais de Contas dos Estados e da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. Já a arrecadação de tributos municipais é informada pela Secretaria do Tesouro Nacional, por meio dos municípios que divulgam seus números devido à Lei de Responsabilidade Fiscal e pelos Tribunais de Contas dos Estados. O volume de impostos que o governo brasileiro arrecada é contado desde o primeiro até o último dia de cada ano e exposto à população. 

Comentários
Assista ao vídeo