Cultura - Teatro

São Paulo Refúgio, primeiro espetáculo do Grupo Performatron, estreia temporada na Caixa Cultural

27 de Novembro de 2018

Resultado de uma pesquisa prática realizada ao longo de dois anos com refugiados de diversas nacionalidades, a peça ‘São Paulo Refúgio’ aborda os impactos da migração forçada na sociedade contemporâneacom ênfase na capital paulista. O trabalho que entra em cena na Caixa Cultural SP a partir de 30 de novembro traz à cena um estudo poético construído a partir de reflexões e impressões dos artistas através de conversas, depoimentos e cartas concedidos por refugiados aos integrantes do Grupo Performatron.

O espetáculo é composto por três movimentos que retratam diferentes momentos do processo de mudança. No Movimento I, A Vida e Guerra, é abordado o período anterior a migração, quando situações de violência, vulnerabilidade e miséria modificam profundamente a realidade de um país e acabam por provocar movimentos migratórios forçados.

No Movimento II, A Mudança, são retratados as dificuldades do processo de travessia e da busca por um novo país. Por fim, em Cultura em Choque, o Movimento III, são abordadas as dificuldades de integração e o choque cultural sofrido por imigrantes e refugiados ao se depararem com a realidade brasileira.

‘São Paulo Refúgio’ propõe um mergulho em uma narrativa lírica que preza dar voz a essa população que tem, muitas vezes, seus direitos ignorados.

O Performatron iniciou o processo de construção de ‘São Paulo Refúgio’ no segundo semestre de 2014. O projeto teve como objetivo a investigação artística dessa temática atual e relevante ao contexto social do país. Para tanto, foram estabelecidas parcerias entre o grupo e diversas instituições como o Grupo de Refugiados e Imigrantes Sem-teto de São Paulo, Mesquita do Pari, Oásis Solidário, MSTC -Movimento dos Sem-teto, Museu da Imigração, Adus e Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes.

O intuito era desenvolver um processo cultural maior do que apenas a criação do espetáculo em si. Para isso ocorreram encontros, em que, vale destacar as aulas de teatro ministradas pelo grupo para refugiados do Grupo de Refugiados e Imigrantes Sem-teto na Ocupação Cambridge. Em julho de 2015, uma festa temática no histórico Teatro Oficina, onde imigrantes e refugiados apresentaram as comidas típicas, vestimentas tradicionais, músicas e outras manifestações artísticas de seus países de origem. E realizamos a performance Tempo da Travessia, que apresentou ao público os resultados do processo de criação da peça até então. E também, duas rodas de conversa no Museu da Imigração, um espaço aberto para o diálogo, onde imigrantes, refugiados e brasileiros puderam discutir as especificidades e dificuldades da cena cultural paulistana.

O projeto contemplado pelo o Programa VAI da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, no ano de 2015, foi finalizado no final do ano de 2015 realizou apresentações no teatro Leopoldo Fróes, Museu da Imigração, Festival de Cidadania Cultural, todas com ingressos gratuitos. Também, uma curta temporada na Casa das Rosas, temporada no Sesc Copacabana (Rio de janeiro), também apresentações no Sesc Belenzinho, Sesc Copacabana, Sesc Palladium (Belo Horizonte), e outros Sesc’s.

O GRUPO

O Performatron surgiu no ano de 2014 decorrente da nossa vontade de criar um grupo artístico jovem capaz de dialogar com questões relevantes acerca da cidade de São Paulo e do país.

O projeto São Paulo Refúgio consolidou-nos como coletivo, e possibilitou nossa experimentação enquanto seres-artistas.

A segunda peça do grupo ‘Diálogos sobre a Loucura’ foi criada entre 2016 e 2018, a partir de uma intensa experiência imersiva na realidade de instituições públicas de saúde mental do país, o novo trabalho do grupo debate os meios de construção da loucura na contemporaneidade e busca refletir sobre a permeável fronteira que divide loucura e razão. Premiado pelo ProAC - Primeiras Obras de Teatro, o espetáculo estreou em julho de 2018 na Oficina Cultural Oswald Andrade, em São Paulo.

INTEGRANTES

Conrado Dess é ator e diretor, graduado em Artes Cênicas pela ECA-USP, onde foi aluno de artistas como Antônio Araújo, Maria Thaís e Cibele Forjaz. Atuou como assistente de direção no espetáculo Luz Negra da Cia. Pessoal do Faroeste, sob direção de Paulo Faria e estagiário na peça A Incrível Ascensão de Arturo Ui do Teatro de Narradores e na programação artística do Sesc Santo Amaro. Atuou na fundação do grupo, e em  ‘São Paulo Refúgio’ participa da direção, dramaturgia, e elenco da peça.

Elise Garcia é atriz e membro fundadora do grupo Performatron. É atriz formada em atuação pela Escola de Atores Wolf Maya, onde foi dirigida por Jair Assumpção, Brian Penido e André Garolli; e em Jornalismo pela Universidade Metodista. Integrou o NAC - Núcleo de Artes Cênicas, sob coordenação de Lee Taylor (2014), também integrou o Núcleo de Artes Cênicas do Sesi, dirigido por Mirian Rinaldi, e atuou como assistente de direção na montagem da peça “Tiros em Osasco” com a direção de Yara Novaes (2015-2016).

Ériko Carvalho é ator criador e membro fundador do grupo Performatron. É ator com passagem pela Escola Livre de Teatro, onde estudou com Rogério Toscano, Lucia Gayotto e Pedro Mantovani. Possui, ainda, diversos cursos livres com nomes como Jair Assumpção e André Garolli. Integrou os núcleos de criação das companhias Realce e Trapiche Cultural. Iniciou-se no teatro sob Direção e coordenação de Geraldine Quáglia e Walter Quáglia.

Pitchou Luambo é advogado e mestre em direito pela Universidade do Congo. Vive atualmente no Brasil como refugiado de guerra, é ativista do direito dos imigrantes e coordenou o Grupo de Refugiado e Imigrantes Sem-teto de São Paulo. Atuou no filme ‘Era o Hotel Cambridge’ da cineasta Eliane Caffé e na série PSI do HBO. E é chef de cozinha do Congolinária - descobrindo sabores do Congo.

FICHA TÉCNICA:

Um espetáculo do Grupo Performatron

Texto e Direção: Conrado Dess e o grupo |Atores-criadores: Elise Garcia, Ériko Carvalho e Conrado Dess | Participação especial: Pitchou Luambo | Atores alternantes: Tresor Muteba e Giulia Fontes | Assistência de direção: Carolina Petrucci Rosa e Carolina Braga | Iluminação: Ériko Carvalho | Operação de luz e audiovisual: Ronaldo Liano | Cenotécnico: Zito Rodrigues | Costureira: Silvana Carvalho | Figurino e cenário: Conrado Dess | Edição de Som: Daniel Lelis Siqueira |Preparação corporal: Rafael Sertori | Preparação de percussão: Jorge Peña |Arte gráfica: Gabriela Borsoi | Fotos: Vitor Manon, Mariana Landi |Direção de produção: Mosaico Produções Artísticas - Cícero de Andrade | Produção executiva: Elise Garcia e Ériko Carvalho| Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro-Ofício das Letras | Realização: Performatron

DURAÇÃO: 80 min GÊNERO: Drama | Teatro Documentário | CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 anos

Instagram, Twitter e Snapchat: @Performatron

www.facebook.com/performatron

www.performatron.com.br

www.youtube.com.br/performatron

Serviço:

“São Paulo Refúgio”

Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro) – próximo à estação Sé do Metrô

Data: 29 de novembro a 9 de dezembro de 2018

Quinta a domingo

Horário: às 19h15

Informações: (11) 3321-4400

Classificação indicativa: 14 anos

Capacidade: 80 lugares

Duração: 80 minutos

Entrada franca: ingressos distribuídos a partir das 9h do dia do evento

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

 

Comentários
Assista ao vídeo