Cultura - Música

Ballet Paraisópolis apresenta o espetáculo "Marias"

22 de Novembro de 2018

No dia 23 de novembro o Ballet Paraisópolis sobe ao palco do Auditório Ibirapuera, um dos mais renomados equipamentos culturais da cidade de São Paulo. O grupo formado por crianças e adolescentes, moradores de Paraisópolis, segunda maior Comunidade de São Paulo, apresentará o espetáculo “ Marias”, trazendo referências culturais marcantes do cenário em que está inserido.

 O espetáculo contará a história de diversas Marias, que em meio a tantas adversidades e dificuldades impostas pelo seu entorno e pela vida, superam todos os dias preconceitos e medos e que, mesmo em meio a tudo isso, seguem dispostas a lutar todo e cada dia por aquilo que sonham. O espetáculo ressaltará a sensibilidade, a força, a beleza, a intuição e a inteligência da mulher, da Maria que existe em Paraisópolis e em todo Brasil.

Segundo Monica Tarragó, diretora do Ballet Paraisópolis, a criação deste espetáculo foi a realização de um sonho. “Buscamos trazer ao palco do Auditório Ibirapuera um pouco do que vivenciados aqui em nossa dia-a-dia: simplicidade, alegria e coletividade. O espetáculo foi todo construído com a ajuda dos alunos, eles foram fundamentais para o processo de criação do roteiro, o qual é composto por cenas que remetem a situações reais de suas vidas, ocorridas dentro da Comunidade.”

Será a primeira vez que os alunos utilizarão encenações teatrais, as quais introduzirão as 16 coreografias que se alternam nos estilos clássico, neoclássico, contemporâneo e de repertório. A apresentação terá participação especial do artista de Paraisópolis, Antônio Ednaldo da Silva, o Berbela, e contará ainda com audiodescrição e tradução simultânea em libras.

O evento terá início às 20h, com indicação livre e entrada gratuita. Os ingressos poderão ser retirados com uma hora de antecedência ao início do espetáculo, na bilheteria do Auditório Ibirapuera.

Mais sobre o Ballet Paraisópolis

Contando com o apoio de professores renomados na área da dança, o projeto social oferece um curso de ballet com duração de oito anos, para, ao final, formar novos bailarinos e bailarinas. Atualmente o Ballet Paraisópolis atende 200 jovens moradores da comunidade e conta com uma lista de espera com mais de 2.000 nomes.

Duas vezes por semana, os alunos participam de aulas de ballet com duração de 1 hora na sede do BP, que fica localizada dentro de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo. Lá eles recebem uniformes e figurinos feitos sob medida, como sapatilhas, meia calça, bolsa e tênis, sendo representados pelas melhores marcas do mercado.

Além disso, usufruem de uma estrutura profissional e física, aptas para o seu desenvolvimento pessoal e a prática de ballet, contando com professores renomados na dança, piso flutuante, linóleo, espelho, barras fixas, móveis e ventiladores. Durante o curso, os alunos podem aprender tanto o ballet clássico, como a dança contemporânea. A segunda opção fica disponível a partir do 4º ano, em que os participantes passam a ter mais uma opção para seguirem carreira. Terminados os oito anos de aprendizado, os jovens ficam capacitados a ingressar em companhias dentro e fora do país.

Além das aulas e do ensino técnico, o BP busca, acima de tudo, formar cidadãos com plenas condições de atuar no mercado de trabalho posteriormente. O projeto foca no desenvolvimento pessoal dos jovens, promovendo workshops e oficinas com profissionais conceituados das áreas de nutrição, educação física, psicologia, línguas, entre outras. Em uma visão geral, o objetivo é disseminar a arte por toda a comunidade, além de desenvolver o potencial de crianças e jovens oferecendo-os novas oportunidades. Paralelo a isso, o projeto busca também fomentar a mão de obra local, gerando empregos para os moradores de Paraisópolis.

Comentários
Assista ao vídeo