Colaboradores - Tânia Voss

Luz, sedução e identidade na Dotti Perfumes

21 de Novembro de 2018

Inovador, sensual, chique, único, ilustre e envolvente, assim podemos afirmar algumas das positivas qualidades de uma marca moderna e brasileira. Atualmente, perfumes e aromas são usados para manifestar a sensibilidade do público e atores em peças teatrais e novelas. A Dotti Perfumes foi criada em 2018 como projeto pessoal e resultado de uma longa paixão do artista plástico e escritor Jerson Dotti. 

Na verdade, antes de lançar o seu primeiro perfume em larga escala, ele já havia ingressado no universo da perfumaria, ao encomendar duas fragrâncias personalizadas a fim de presentear familiares e amigos mais próximos.

 

A Dotti Perfumes une a sofisticação com a sensualidade. A proposta é causar sensações únicas, imprimindo nas pessoas uma aura de luz e sedução. Como compromisso, a grife visa trazer emoções e sensações positivas para seus usuários.

“Nossa história começou quando fiz uma visita à Casa Lombardi, para aquisição de fragrâncias aromatizadoras. Mas um de seus produtos me chamou muito atenção pela sua côr roxa, imediatamente me lembrou a “Spectrolite”, uma variação da pedra labradorita, com espectros de cores intensas e iridescentes. Essa foi a primeira inspiração para uma parceria duradoura com a Casa Lombardi. Rodrigo Lombardi proprietário e diretor criativo da Casa me apresentou, na ocasião, essências e perfumes que afloraram minha sensibilidade e intuição. Desse encontro o resultado foi a criação de um novo perfume que estabeleceu um novo rumo em minha Vida. A sedimentação da marca Dotti Perfumes”, explica J.Dotti

Segue agora uma entrevista exclusiva com os parceiros  Rodrigo Lombardi e J Dotti para a criação do perfume  Profusion:

- Quando iniciou seu interesse por perfumes?

Rodrigo Lombardi -  "Sempre fui muito apaixonado por perfume desde novo. Nos últimos anos a perfumaria me pegou e então resolvi ingressar neste mundo fascinante. Um universo repleto de sensações e estímulos que nos fazem viajar para a infância e também para os lugares mais remotos do planeta sem precisar sair do lugar."

J. Dotti - "Em 2016 quando desenvolvi dois perfumes familiares numa pequena edição cada um,  para uso exclusivo. Essa iniciativa me apresentou o mundo da perfumaria pela qual fiquei completamente hipnotizado."

- Qual a origem dessa sensibilidade apurada para aromas diferenciados e suas variedades?

R. Lombardi : "A sensibilidade olfativa é algo que pode ser sempre trabalhada e desenvolvida. Quanto mais se estimula de forma disciplinada, maior a sua potencialidade. Um perfumista deve estudar por 10 anos para conseguir decorar o cheiro de mais de 5000 matérias-primas e entender como melhor combinam entre si."

J. Dotti - "Desde criança fui um admirador de perfumes, herança de meu avô italiano, que adorava colônia Atkinsons e na década de 70 me apresentou o perfume brasileiro Rastro, e depois nas décadas de 80/90 quando comecei a viajar, o encanto veio pelos perfumes franceses."

- Formação e cursos especializados durante a carreira de perfumista. Como surgiu o nome Dotti Profusion?

R. Lombardi : "Minha formação anterior foi como músico e ator. Hoje sou técnico em química e cursando Tecnologia em Cosméticos ambos pela Faculdade Oswaldo Cruz. Além disso participo de cursos livres na escola brasileira Perfumaria Paralela que tem os melhores professores, profissionais renomados da área e com a chancela da escola francesa Cinquiéme Sens". 

J. Dotti - "No meu caso sou auto didata, não tenho formação, mas a sensibilidade para caminhos olfativos diferenciados me ajuda muito na escolha de perfumes 

O Nome Profusion veio de uma procura de meses de experimentação e definições, não havia um nome que se encaixasse na fragrância que Rodrigo e Eu estávamos desenvolvendo, e por coincidência na academia onde treino ouvi Love Profusion da Madonna no meu celular e me encantei por Profusion , que além de representar muito bem o que nosso perfume significa, traduz ainda a ideia de sensualidade e mistério! "

- Fale sobre o prazer de criar um perfume e como se sente?

R. Lombardi :"Como Diretor Criativo da Casa Lombardi sinto um imenso prazer em ver um produto final como Profusion. O resultado de uma profunda pesquisa de matérias primas e materiais de embalagem que pudessem representar o desejo do nosso estimado cliente Dotti Perfumes e sua satisfação. É extremamente recompensador.

 Pouco tempo atrás a Casa Lombardi teve o prazer de perfumar o Musical Os Dez Mandamentos da Rede Record. Produzimos algumas fragrâncias como o cheiro do Mar Vermelho que caía como uma suave chuva perfumada na plateia quando o mar finalmente se abria pelas mãos de Moisés. Foi um momento muito especial. Poder usar a perfumaria para criar este tipo de experiência é um grande privilégio."

J. Dotti - "É um mundo de possibilidades que se abrem e nesse contexto a gente pode imaginar, visualizar, mas nunca será o mesmo quando se começa a formulação e as misturas das matérias primas. O caminho olfativo por mais definido que seja, no início da criação, nos leva a mudanças e aperfeiçoamento e isso mexe muito com a imaginação, psiquê e também com a sensibilidade ! Acho que alma e coração escolhem juntos a fragrância final "

- Qual seu perfume preferido e o que mais lhe agrada na fórmula, na composição? Qual o segredo da fixação do perfume?

R Lombardi: "Estou usando o Santal 33 da Le Labo e tenho adorado a sensação de quando o uso. Ele tem um sândalo extremamente marcado e cremoso com um frescor quase que salgado. Uma nota de flor de sal e especiarias que me traz um tom de elegância e sofisticação. Sobre fixação, todos já sabemos que o que faz um perfume durar bastante na pele é a hidratação/ oleosidade da mesma e uma combinação de ingredientes da fórmula da fragrância que vão nesta sinergia fazer com que as notas de todas as fases da evolução do perfume se mantenham por mais tempo. Veja, se você tem um perfume amadeirado, ou um oriental, com certeza você terá as madeiras e resinas que vão volatilizar mais lentamente pelo seu maior tamanho de molécula. Portanto, “fixarão” mais. Se você considerar uma fragrância cítrica e fresca, você terá menos tempo de sensação de duração da fragrância, afinal os cítricos e notas frescas são mais voláteis e vão evaporar mais rapidamente. Então, ficarão menos tempo na pele. Não existe um ingrediente que se chama de fixador. Isso é um mito."

J Dotti - "Meu perfume favorito é o Karma da Lush, um perfume com notas de laranjeira sândalo e almíscar, me agrada a sensualidade que ele ressalta na pele.

Fixação - Aqui são uma séries de fatores combinados, que definem a maior performance do perfume. E também a família da qual ele faz parte, por exemplo os orientais, amadeirados, âmbares tem em

Sua estrutura uma combinação que já produz uma performance mais longa, diferente dos frutais e cítricos."

- Como devemos escolher um perfume de qualidade, fale sobre esse pacto com a identidade.

R Lombardi: "Qualidade é muito subjetiva. Assim como na moda, temos grandes marcas que vendem um conceito bom e não necessariamente são as melhores. Muitas vezes no mundo da moda você tem aquele alfaiate de confiança que consegue resultados de tamanha qualidade que são incomparáveis com qualquer grife internacional. Assim funciona com a perfumaria também. A identidade de um perfume vai ser definida pela qualidade dos ingredientes nela presentes e o primor da sinergia entre estes ingredientes. É uma arte muito sútil e delicada."

J. Dotti: "Um perfume de qualidade nem sempre está no preço do perfume, mas podemos dizer que está na estrutura e na utilização de suas matéria primas, e isso reflete na sensibilidade da pessoa em escolher o perfume não pela performance e sim pelo gosto, de sentir se bem!

Acredito que a identidade da pessoa está vinculada à sua sensibilidade de sentir a fragrância, o que é muito relativa." 

- Novidades da Dotti para 2019

"Estamos estudando o mercado, para podermos trazer inovações nos próximos anos, mas já podemos afirmar que teremos ótimas surpresas pra 2019."

A “Spectrolite”, uma rocha belíssima, emprestou sua luminosidade como inspiração para a criação de PROFUSION. Uma fragrância de atmosfera envolvente, aromática e oriental.Em uma primeira impressão, sua exuberância exibe os tons cítricos em casamento com a artemisia, temperados com pimenta e cardamomo. Uma chuva de frescor para introduzir seu coração mais quente, da canela às flores, como o helitrópio e o gerânio. Por fim, deitam-se ao fundo desta fragrância a maciez das resinas, das madeiras e dos musks. Sândalo, elemi, lábdano sustentam PROFUSION, que descansa seus vapores junto à cumarina e à vanilla. Uma explosão de elegância e sensualidade!

http://www.dottiperfumes.com/

http://casalombardi.com.br/

Comentários
Assista ao vídeo