Cultura - Viagem

5 praias uruguaias para conhecer neste verão

21 de Novembro de 2018

Praias uruguaias solitárias, rodeadas de natureza ou agitadas costas perfeitas para surfar; o Uruguai tem uma imensidão de costa, capaz de apaixonar até os visitantes mais exigentes.

A temporada de verão se aproxima e o Uruguai não fica atrás quando se trata de descanso e diversão. Além dos benefícios oferecidos aos turistas estrangeiros, como a devolução de 22% do IVA em serviços gastronômicos e aluguel de automóveis, hotéis livres de impostos e tax free em locais aderidos, o país é dono de uma ampla variedade de praias aptas para todos os gostos. Desde as mais tranquilas e familiares, até as mais aventureiras, ideais para os esportes aquáticos.

5 opções para viver uma experiência única ao melhor estilo “charrúa”:

Praias Uruguaias: LaPedrera
Foto: Ministério de Turismo do Uruguai

La Paloma

Por sua beleza e popularidade La Paloma é um dos balneários mais emblemáticos do departamento de Rocha. Localizada em pleno oceano Atlântico seus principais atrativos são suas magníficas praias de areias brancas e finas, dunas, águas tranquilas e profundas, bem como toda a diversidade natural sem fim que o país apresenta.

Em 2014, La Paloma inaugurou a Praia “Bahia Grande”, uma praia acessível que conta com atenção personalizada de especialistas, para que jovens e adultos com alguma deficiência física tenham a possibilidade de desfrutar do mar. O Apoio de um profissional, cadeiras anfíbias, andadores, e elementos de segurança formam parte dos serviços disponíveis durante a temporada de verão: de segunda a domingo de 9h à 12h e de 15h à 19h.

La Pedrera

Cosmopolita e relaxada, assim é conhecido o balneário rochense, La Pedrera. Suas praias servem tanto para o descanso e recreação, como a pesca e os mais variados esportes náuticos. Sua praia principal é muitas vezes conhecida como o "Desplayado" e é um grande centro de atração durante os meses de verão. Na praia sul, o visitante pode ver os últimos vestígios do navio de pesca Cathay, encalhado em 1971.

E a Rambla é um lugar perfeito para compartilhar uma fascinante paisagem de lua cheia. A Igreja, a feira de artesanato, boutiques e uma variedade de pequenas lojas e restaurantes oferecem o calor do excelente serviço para uma estada inesquecível.

Punta Del Diablo

Seu nome refere-se aos múltiplos naufrágios ocorridos em suas costas nos últimos séculos. Em 1942, a área era povoada por pescadores, engajados na pesca de tubarões. O óleo extraído deles era famoso e exportado como alimento para os exércitos durante a Segunda Guerra Mundial.

Com pedras rochosas que entram no mar, Punta Del Diablo, apresenta-se como o cenário ideal para desfrutar do mar com a pesca esportiva. Andar descalço pelas estradas de terra, desfrutar das praias e conhecer os seus habitantes são alguns dos prazeres oferecidos por este pequeno Éden.

Uma das atrações a visitar, é a feira de artesanato, localizada no centro da cidade. Os artistas da região colocam música ao pôr-do-sol, enquanto os turistas relaxam e desfrutam de uma bebida ou de um bom jantar à base de frutos do mar.

O lugar é ideal para quem gosta de surfar, pois as ondas formam grandes picos em frente à praia de La Viuda. Durante a temporada de verão, os campeonatos são realizados com a participação de atletas locais e países estrangeiros.

Cabo Polônio

O Parque Nacional de Cabo Polônio é uma área de beleza cênica sugestivo, que ainda mantém características da paisagem típica da costa Atlântica uruguaia, antes do processo de transformação, que começou em meados do século XX pela expansão do urbano-turístico modelo tradicional. Esta área marinha costeira tem uma grande heterogeneidade de ambientes naturais, incluindo praias arenosas, pontos rochosos, dunas, floresta costeira nativa, pequenas terras húmidas, ambientes oceânicos e ilhas.

Um lugar para se reconectar com a companhia das ondas e do pôr do sol. É cercada por dunas gigantes e tem uma pequena população composta por pescadores e artesãos. Não há iluminação pública, as casas não têm eletricidade e as ruas são de areia. Os poucos viajantes que por ali passam, buscam por uma experiência única desde desfrutar da tranquilidade local até observar leões marinhos no pé do Farol - é uma das reservas marinhas mais importantes da América do Sul.

O Farol do Cabo é o maior símbolo e uma das visitas clássicas a se fazer durante a estadia por lá. Foi construído em 1881, mede cerca de 40 metros de altura.

O balneário tem duas belas praias, “La Playa Sur”, com águas turbulentas e uma faixa de areia que atinge La Pedrera; e “Playa Norte”, que faz fronteira com Punta del Diablo. É também conhecida como “Playa de la Calavera”, por causa dos numerosos naufrágios que ocorreram por lá.

Punta Del Este

Punta del Este é reconhecida internacionalmente como um dos principais balneários da América. Está localizado no departamento de Maldonado, há apenas uma hora e meia da capital do país. Isso oferece ao visitante uma ampla oferta de lazer, que inclui museus, restaurantes, discotecas, galerias de arte, cinemas, teatros e uma agitada vida noturna.

É escolhido para a realização de grandes festas de luxo, desfiles de marcas de prestígio e uma ampla gama de propostas culturais de grande dimensão, como o Festival Internacional de Jazz, o Festival Internacional de Cinema ou exposições de renomados artistas contemporâneos.

Cabo Polonio
Foto: Ministério de Turismo do Uruguai

Por outro lado, Punta é considerada um destino natural único. Com mais de 20 quilômetros de litoral e altas montanhas com vista para o mar, o balneário também oferece lugares e paisagens encantadoras para quem procura tranquilidade absoluta. O ponto de encontro de suas duas praias mais famosas, Playa Mansa e Playa Brava, é o final do Rio da Prata e o começo do Oceano Atlântico. Essa condição faz com que seja um destino ideal para banhos tranquilos ou a prática de esportes como surf, windsurf, jet-ski, vela, iatismo, polo, golfe e tênis.

 

Comentários
Assista ao vídeo