Colaboradores - Thiaggo Camilo

Conheça a Dentro da História, editora de livros personalizados parceira da AACD no Teleton

12 de Novembro de 2018

Este ano, doadores do Teleton poderão escolher como brinde criar um livro personalizado para presentear uma criança.

Na historinha, criada especialmente para a campanha de 2018, o pequeno brinca e aprende sobre invenções extraordinárias ao lado dos mascotes do Teleton, Nina e Tonzinho . Para receber a novidade em casa, basta doar R$ 60 ou mais no site do Teleton ( https://teleton.org.br ) e escolher o livro personalizado como brinde. O doador recebe um código para depois criar o seu livro no site Livro Personalizado do Teleton ( https://www.livroteleton.com.br ).

No site Livro Personalizado do Teleton, o doador informa o código gerado após a doação e seu e-mail, e faz a personalização para sua criança, selecionando suas características: nome do pequeno, escolhe a cor da pele, tipo e cor de cabelos, olhos, roupinhas e acessórios. É possível representar crianças com ou sem deficiência. Entre os acessórios, por exemplo, há cadeira de rodas, muleta e botinha ortopédica (goteira).

As doações e personalizações dos livros continuarão disponíveis por 1 ano, não somente até a maratona televisiva de 9 e 10 de novembro, transmitida pelo SBT.

Após serem criados no site, os livros são enviados para o endereço escolhido pelo doador em até 60 dias úteis, sem custos.
Visibilidade e inclusão para crianças com deficiência. Tema é tratado com naturalidade para crianças desde a primeira infância
O título do livro é “NOME DA CRIANÇA em invenções extraordinárias com Nina e Tonzinho" . Trata-se de um excelente material para tratar o tema da deficiência e inclusão com crianças desde a primeira infância, de maneira delicada e divertida. “A história retrata de forma natural todas as crianças, simplesmente sendo crianças, brincando e aprendendo juntas independentemente de terem ou não alguma deficiência” , diz André Campelo, cofundador e CEO da Dentro da História .

Sobre a Dentro da História

Uma das startups mais inovadoras na área de educação Dentro da História é uma das mais relevantes startups de educação do Brasil, segundo a lista 100 Startups to Watch , e faz parte do programa Endeavor Scale Up , como uma das startups que mais crescem no país. Com pouco mais de dois anos de vida - nasceu em 2016, em Campinas —, Dentro da História já vendeu mais de 250 mil livros, todos personalizados. Em novembro de 2018, foi listada como um dos 30 negócios que fazem bem ao Brasil pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, por incentivar o hábito da leitura desde a primeira infância.

Livros únicos

Cada livro da Dentro da História é diferente, porque é feito especialmente para uma criança que o criou junto com seus pais ou responsáveis, ou que será presenteada com a edição. A personalização de cada livro acontece no site da startup, www.dentrodahistoria.com.br . Lá é possível encontrar mais de 20 histórias com Turma da Mônica, Patrulha Canina, Galinha Pintadinha Mini, O Show da Luna!, Dora, a Aventureira, As Meninas Superpoderosas e Smilingüido, além dos principais times de futebol brasileiros.

Depois de escolher uma delas, é hora de criar o personagem para o seu pequeno! É possível selecionar cabelo, tom de pele, estilo das roupas, e acrescentar óculos e acessórios, além de cadeira de rodas. Assim a criança vira parte da história, interagindo com os personagens em todas as páginas do livro.

Modelo de negócio
Impressão por demanda e estoque zero


Depois da personalização, o livro é impresso e enviado para o endereço do comprador, em qualquer ponto do Brasil. O produto é o que se conceitua como phygital : tem uma parte digital, que é a experiência de fazer o livro no site, e uma parte física, que é o livro propriamente dito chegando em casa. A Dentro da História usa o modelo Print on Demand , e só imprime os livros já encomendados e comprados. Assim a startup elimina custos tradicionais no mercado editorial, como o de estoque, encalhe e compartilhamento de receita com livrarias. Todas as etapas da produção e distribuição são realizadas pela própria Dentro da História , o que garante mais eficiência.

Graças a esse modelo a startup tem tido crescimento constante, e projeta até dobrar o faturamento em 2018.

Aprendizado e diversão

Os livros da Dentro da História atraem as crianças para a leitura, porque geram identificação com o conteúdo. Estudos feitos no Reino Unido indicaram maior absorção e retenção de palavras pelos pequenos quando eles ouvem histórias
personalizadas (em comparação a histórias sem qualquer menção ao nome deles). Os pesquisadores também apontam que as crianças têm maior engajamento com as narrativas personalizadas, o que incentiva o hábito de ler.

Além disso, o relato de mães, pais, avós, tios e outros que compraram livros para suas crianças queridas mostra que a experiência com a Dentro da História gera momentos inesquecíveis. "É um presente único e exclusivo. Esse carinho é sentido pelos pequenos, e estimula todos a passar mais tempo juntos, o que é tão raro hoje em dia com a rotina corrida que temos" , diz Campelo .

 

Facebook @thiaggocamilo | Instagram @thiaggocamilo | Twitter @thiaggocamilo

 

 

Comentários
Assista ao vídeo