Colunistas - Bem Estar e Saúde

Influenciadora digital fitness alerta sobre os riscos da “Sabotagem Nutricional”

12 de Novembro de 2018
Foto: MF Press Global

Nanny Azevedo, bailarina do Domingão do Faustão e influenciadora digital fitness alerta para os riscos de dietas que cortam todos os carboidratos.

O segredo para emagrecer é cortar os carboidratos, certo? Errado. Além de não ser algo saudável nem sustentável para o emagrecimento, a ausência de carboidratos pode acarretar um desequilíbrio do nosso organismo, o que na verdade compromete a perda de peso.

Nanny Azevedo é influenciadora digital fitness, e bailarina do quadro Ding Dong do Domingão do Faustão, e explica sobre os riscos que retirar  totalmente os carboidratos da dieta trazem pra saúde: “Colocar uma população inteira sem açúcar, sem glúten ou sem lactose é uma loucura, salvo os que são intolerantes a glúten e lactose. É tão absurdo que chamo isso de sabotagem nutricional. Essa pressão pelo zero existe de forma cada vez mais presente – ora tira daqui, que este faz mal, ora tira dali, que isso já não é como antigamente, o que faz com que cada vez mais pessoas não saibam o que servir no prato”, comenta.

A influencer fitness explica sobre os efeitos negativos que isso pode causar ao organismo: "Quando abolimos totalmente os carboidratos, nosso organismo sofre, pois dali tiram sua fonte primária de energia. E quando os reintroduzimos na alimentação, eles proporcionam ganho de peso mais rapidamente", explica ela.

Nanny relata que sempre foi alertada por nutricionistas e médicos que tudo em excesso na dieta faz mal. A bailarina comenta o caso de pessoas que, quando querem perder peso, ficam horas sem se alimentar, sendo que o ideal é comer a cada três horas, e alerta sobre o engano dos alimentos light: “ao contrário do que se pensa, ser light não significa que não tem calorias ou gorduras, mas calorias reduzidas, devido à diminuição de algum nutriente”. 

“Eu sou totalmente a favor de zero lactose, zero glúten, zero açúcar, mas não sou a favor de zero carboidrato. Existem outras fontes de carboidrato saudáveis e necessárias ao bom funcionamento do organismo, como cereais, fibras, batata doce”, afirma Nanny. 

Nanny chama atenção para o fato de que praticamente não existe nenhum alimento que seja 100% sem carboidrato, e sim em sua maioria alimentos que possuem uma quantidade reduzida de carboidratos, que possuem mais proteína ou outro macronutriente: "Não existe nenhuma dieta que não tenha carboidrato e que seja sustentável. A não ser que você coma somente frango ou peixe pro resto da vida, e ninguém faz isso. Qualquer tipo de acompanhamento tem um pouquinho de carboidratos”. 

"É necessário que a dieta tenha o equilíbrio nutricional e a biodisponibilidade dos alimentos, ou seja, alimentos e nutrientes que cada organismo individual necessite”, conclui.

 

Comentários
Assista ao vídeo