Viver - Saúde

Ribeirão Preto recebe Mutirão do Diabetes para atendimento gratuito à população

7 de Novembro de 2018

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, um mutirão organizado pelo Centro Avançado de Oftalmologia (CAO) será realizado em Ribeirão Preto, no próximo sábado, 10 de novembro das 8h às 12h, com atendimento gratuito à população na esplanada do Theatro Pedro II. Dentre os serviços, a ação contemplará realização de exames e distribuição de material educativo sobre a doença silenciosa que afeta cerca de 13 milhões de pessoas somente no Brasil.¹

O Mutirão do Olho Diabético e do Diabetes é realizado desde 2012 com o objetivo de trazer à população das comunidades carentes informações sobre o olho diabético. Nesse período, 2,5 mil pacientes já foram atingidos pelas ações de conscientização e de estímulo à adesão do tratamento.

 

Em 2018, o Mutirão chega à sua 6ª edição com apoio da farmacêutica Novartis e conta com mais de 70 voluntários.  A ação oferecerá atendimento especializado com exames de fundo de olho e de pé diabético, avaliação em nefrologia e nutrição, aferição de pressão e teste glicêmico, além de distribuir cartilhas de caráter educativo sobre o diabetes, a retinopatia diabética e seus cuidados paliativos.  

A organização prevê atender 1.000 pessoas no mutirão deste ano, e após a realização dos exames, os pacientes serão direcionados e orientados para prosseguir com o tratamento na rede pública de saúde.

Sobre a doença e o acesso a informação

 O diabetes é uma enfermidade silenciosa, associada principalmente à herança genética, mas também relacionada ao estilo de vida, em que os diagnosticados apresentam deficiência na função do hormônio insulina. Por se tratar de uma doença sistêmica, pode desencadear outras complicações como problemas renais e doenças oftalmológicas - pessoas com diabetes têm 60% mais chance de desenvolver catarata e 40% mais de desenvolver glaucoma². O tratamento alia medicamentos e controle alimentar e é disponibilizado pelo SUS.

 A Novartis lançou o portal De Olho No Diabetes (www.deolhonodiabetes.com.br), com o objetivo de conscientizar sobre a importância dos cuidados com a visão dos pacientes diabéticos. O site reúne informações, notícias, serviços e atividades e destaca riscos e formas de prevenção das doenças oculares.

 O portal oferece ainda uma plataforma que permite encontrar especialistas – endocrinologistas e oftalmologistas - e centros de referência em cuidados da visão, seja para diagnóstico, tratamento ou acompanhamento. A busca é feita com o CEP do usuário, o que permite encontrar o profissional mais próximo de sua casa ou trabalho.

 Serviço:

Data: 10/10/2018

Horário:  8h às 12h

Local: Esplanada do Theatro Pedro II

Endereço: Rua Álvares Cabral, n° 270 – Centro – Ribeirão Preto – SP, 14010-080

Sobre a Novartis

A Novartis provê soluções inovadoras de saúde que atendem às necessidades em constante evolução dos pacientes e sociedades. Sediada na Basileia, na Suíça, a Novartis lidera globalmente as áreas de medicamentos inovadores; medicamentos econômicos, como genéricos e biossimilares; e soluções para o cuidado com os olhos. Em 2017, o Grupo alcançou vendas líquidas de US$ 49,1 bilhões, com investimentos em P&D de aproximadamente US$ 9 bilhões. As empresas do Grupo Novartis empregam cerca de 125 mil colaboradores.

 Os produtos da Novartis são comercializados em aproximadamente 155 países ao redor do mundo. Para mais informações, visite novartis.com.br.

Comentários
Assista ao vídeo