Colunistas - Rodolfo Bonventti

O dono do Almoço com as Estrelas

26 de Outubro de 2018

Um dos apresentadores mais queridos da televisão brasileira nos anos 60 e 70, Airton Rodrigues nasceu na cidade de Campinas e veio para São Paulo trabalhar nos Diários Associados, onde foi assessor do magnata Assis Chateaubriand e depois crítico de TV no jornal “Diário da Noite”.

Airton e Lolita Rodrigues
 

Foi o próprio Airton quem adaptou o programa “Almoço com as Estrelas”, que era um sucesso na Rádio Difusora, para a televisão a pedido de Cassiano Gabus Mendes. E foi ele também o primeiro apresentador do programa em São Paulo.

Já casado com a atriz e apresentadora Lolita Rodrigues, desde julho de 1956, o casal passou a comandar com sucesso o programa “Almoço com as Estrelas”, que ficou no ar, na extinta TV Tupi até 1980, quando a emissora fechou suas portas.

Na década de 70, aproveitando o sucesso do “Almoço”, que era apresentado aos sábados, Airton Rodrigues e Lolita passaram também a comandar o programa “Clube dos Artistas”, exibido todas as sextas-feiras na mesma TV Tupi.

Dessa forma, ele se transformou em uma das presenças mais constantes da televisão nas décadas de 70 e 80. Com o encerramento das transmissões da TV Tupi, Airton foi com seu “Almoço” e seu “Clube” para a TV Record e depois, só com o “Almoço” para o SBT que ficou no ar até 1983.

Na transferência para o SBT, Airton Rodrigues enfrentou um grande escândalo na mídia, ao anunciar a sua separação de Lolita, após quase 30 anos de casados. Ele então se casou novamente com uma jovem de 20 anos de idade.

A partir daí, Airton Rodrigues foi perdendo espaço na televisão. Ele tentou voltar em 1990 pela SP Sul TV com o “Almoço com as Estrelas”, mas a repercussão foi pequena.

O apresentador passou então a morar na cidade de Santos, onde morreu em 1º de novembro de 1993, vítima de insuficiência respiratória.

Comentários
Assista ao vídeo