Cultura - Viagem

Costa Cruzeiros e Associação Italiana de Esclerose Múltipla oferecem excursões acessíveis em terra

18 de Outubro de 2018

A Costa Cruzeiros, a Associação Italiana de Esclerose Múltipla (AISM) e a Costa Crociere Foundation anunciam um projeto que visa tornar as férias mais acessíveis às pessoas com mobilidade reduzida. Pela primeira vez no mundo, o setor de cruzeiros oferece aos portadores de deficiência a possibilidade de participar de excursões em grupo, sem custo adicional, com acessibilidade verificada pela AISM e de acordo com as mais avançadas boas práticas internacionais.

As novas excursões, chamadas Adagio Tours, estarão disponíveis para reservas a partir de 1º de janeiro de 2019 nos cruzeiros do Costa Diadema pelo Mediterrâneo. Em todos os portos de escala do mega navio será oferecida pelo menos uma excursão em grupo acessível a todos, incluindo hóspedes com mobilidade reduzida permanente ou temporária, sem custo extra. A lista de excursões abrange, atualmente, visitas às cidades de Gênova, Marselha, Barcelona, Palermo, Roma, Palma de Maiorca e Cagliari. Os programas Adagio Tours foram desenvolvidos considerando todos os hóspedes da Costa Cruzeiros que tenham a necessidade de aproveitar os destinos escolhidos em um ritmo mais lento, com mais tempo para descobri-los ou redescobri-los, como os idosos, pais com carrinhos de bebê e hóspedes com mobilidade reduzida permanente ou temporária.

As novas excursões foram planejadas, testadas e verificadas por um grupo de 15 mulheres portadoras de esclerose múltipla, treinadas e selecionadas pela AISM no projeto WAT! Women Acessibility Tourism (Turismo Acessível para Mulheres), fundado pela Costa Crociere Foundation. Apaixonadas por viagens e turismo, essas mulheres — estudantes, recém-formadas, trabalhadoras de meio período ou profissionais sem emprego permanente —, participaram de um treinamento específico de 160 horas em terra e a bordo dos navios da Costa, aproveitando a experiência da AISM e da equipe de especialistas em excursões da Costa Cruzeiros.

O treinamento começou com excursões já incluídas no portfólio da Costa. O grupo pôde contribuir no planejamento das saídas, testando-as em primeira mão e levando em consideração todos os detalhes relacionados à acessibilidade, como mapeamento de rotas e experiência turística de atrações locais. As habilidades adquiridas também ajudarão as participantes a encontrar emprego no setor de turismo sustentável.

"A AISM trata de pessoas, direitos e pesquisa há 50 anos. Nosso objetivo de alcançar um mundo livre de esclerose múltipla também significa garantir a integração plena e oportunidade para todos. É por isso que as prioridades da nossa agenda para 2020 contemplam o acesso a empregos estáveis e o direito à inclusão, o que também significa ter um turismo acessível. A AISM trabalha para atingir um impacto real na vida das pessoas. O valor social de nossas ações é conseguir mudanças que beneficiem a todos com mobilidade reduzida ou problemas semelhantes. Essa consciência precisa ser disseminada e aplicada à sociedade civil”, explica Mario Alberto Battaglia, Presidente da AISM.

“Com a colaboração da AISM e a contribuição da Costa Crociere Foundation, abordamos o tema do turismo acessível de forma responsável, com o objetivo de fazer mudanças significativas na vida das pessoas. Este projeto, que é uma verdadeira inovação no mundo dos cruzeiros, representa um importante avanço na inclusão de pessoas com deficiência, na garantia de que não haja mais diferenças e que todos possam partilhar as mesmas experiências durante as férias. Espero que a nossa iniciativa possa ser expandida a todo o setor no futuro. Nós certamente nos comprometemos a estendê-la aos outros navios da frota Costa”, afirmou Neil Palomba, presidente da Costa Cruzeiros.

Adagio Tours da Costa Cruzeiros e AISM
 

A Adagio Tours complementa os outros serviços que a Costa já oferece aos hóspedes com deficiência a bordo de seus navios. Todos incluem cabines adequadamente equipadas, e são livres de quaisquer barreiras arquitetônicas. Os hóspedes que precisam de assistência especial também podem se beneficiar de viagens gratuitas para um acompanhante na mesma cabine. Serviços prioritários de embarque e desembarque e assentos reservados no teatro, nos decks da piscina e nos restaurantes também são garantidos.

A AISM é a única organização italiana dedicada a todos os aspectos da esclerose múltipla. Funciona desde 1968 e não tem fins lucrativos.

Confira o vídeo do projeto no site da Costa Crociere Foundation

Adagio Tours da Costa Cruzeiros e AISM
 

Sobre a Costa Crociere

A Costa Crociere é a companhia marítima italiana integrante da Carnival Corporation & plc, a maior empresa de cruzeiros do mundo. Há 70 anos a frota da Costa Crociere navega pelo mundo e oferece o melhor do estilo italiano, da hospitalidade a alta gastronomia, fazendo das férias uma experiência única a bordo. As embarcações incluem o que há de mais moderno em diversão, além de oferecer opções para aqueles que desejam relaxar. Possui 14 navios em serviço, a maior frota da Europa.

Além disso, dois navios de última geração serão entregues em 2019 e 2021: eles apresentam um "projeto verde" revolucionário e será conduzido por gás natural liquefeito (GNL), combustível fóssil mais limpo do mundo, o que representa um grande avanço ambiental. A Costa reflete a excelência italiana surpreendendo seus clientes todos os dias com experiências de férias únicas e inesquecíveis graças aos 19.000 associados de Costa em todo o mundo que, por sua vez, trabalham todos os dias para oferecer o melhor da Itália em férias de cruzeiro por meio de 140 itinerários diferentes, 261 destinos e 60 portos de embarque.

Comentários
Assista ao vídeo