Viver - Esporte

Champions LiGay: 16 times brasileiros prometem balançar contra a homofobia

18 de Outubro de 2018

Em prol de um mundo esportivo com mais diversidade e tolerância, a maior cidade do país receberá em novembro a maior competição gay de futebol do Brasil. É isso mesmo, São Paulo será a sede da terceira edição da Champions LiGay, que chega à capital paulista ainda mais robusta e cheia de novidades. Com quatro times a mais que o último torneio realizado em Porto Alegre (RS) e tendo como anfitriões os paulistas Unicorns Brazil e Futeboys F.C., o torneio promete balançar a cidade durante o feriadão de Finados.

Serão 16 equipes vindas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Distrito Federal e, claro, São Paulo. Idealizada e organizada pela LiGay Nacional de Futebol, a Champions LiGay SP receberá para muita animação dentro e fora de campo os já conhecidos times Beescats e Alligaytors (Rio de Janeiro), Unicorns Brazil, Futeboys FC, Bulls e Afronte (São Paulo), Bharbixas (Belo Horizonte), Bravus (Brasília), Magia e PampaCats (Porto Alegre), Capivara (Curitiba) e Sereyos (Florianópolis). Entre os novos novatos estão o carioca Karyocas, o belo-horizontino Manotauros, o paulistano Diversus e o goianiense Barbies.

O evento acontecerá entre 2 e 3 de novembro, na Arena WS, complexo esportivo no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Nos dois dias, os jogos começarão às 12h e terminarão por volta das 19h. No primeiro dia, sexta-feira, serão realizadas as disputas classificatórias. Já no sábado serão disputadas as quartas de final, semifinais, a disputa de 3º lugar e a grande final, com entrega de medalhas e troféus aos ganhadores da competição. Serão 32 jogos em todo o campeonato.

A edição paulista, que promete agitar o público graças ao apoio do SCRUFF, app de relacionamento LGBT+, e do Governo Britânico, como parte da campanha #LoveIsGREAT, é gratuito. Os organizadores apenas pedem que o público doe 1kg de alimento não-perecível (exceto sal), que será destinados a instituições que trabalham em prol da população LGBT+ em situação de rua e risco. No local também haverá uma feirinha de produtos com temática LGBT+ como camisetas, canecas, chaveiros e capachos, entre outros itens confeccionados pela LOGAY, que também é parceira do campeonato. Apenas o ingresso para a Closing Party, festa de encerramento, deve ser adquirido pelo site www.ligaysp.eventbrite.com.br.

Vale lembrar que a primeira edição da Champions LiGay, no Rio de Janeiro, em novembro de 2017, teve como campeões os rapazes do Bharbixas. Já na edição de Porto Alegre, em abril deste ano, o Bulls sagrou-se vencedor.

AÇÃO SOCIAL. O campeonato, que tem entre seus pilares o respeito à diversidade, a integração e acolhimento entre jogadores em um ambiente tolerante, livre de preconceitos e onde não haja espaço para a cultura homofóbica, agora estenderá sua atuação, buscando dar oportunidade e visibilidade a outros membros da comunidade LGBT+.

Por isso, em parceria com o Projeto de Reinserção Social Transcidadania, a parte técnica da competição (sumulação de jogos, apoio aos árbitros e demais funções congêneres) será realizada com a ajuda de jovens transexuais que fazem parte do programa, que tem como proposta fortalecer as atividades de colocação profissional, reintegração social e resgate da cidadania para a população LGBT+.

Os times paulistas Futeboys F.C. e Unicorns Brazil têm consciência do seu papel de promover a cidadania plena, por meio da disseminação de conhecimento contra os preconceitos e pela busca da inclusão, respeito e representatividade dos membros da comunidade LGBT+. E, por acreditarem no poder de transformação do esporte e terem convicção de que não se pode permitir que a ignorância e a falta de informação vençam o respeito ao ser humano, veem na 3ª edição da Champions LiGay mais um importante passo em prol de mais tolerância e menos homofobia e preconceito na cidade de São Paulo e em todo o país.

FESTA DE ENCERRAMENTO. Para encerrar com chave de ouro a Champions LiGay SP, os organizadores promoverão uma grande festa, a partir das 23h, do sábado, 3 de novembro, com intuito de celebrar a inclusão LGBT no mundo futebolístico. A Closing Party acontecerá no Prince Tower, um antigo hotel no Bom Retiro, com direito a 8h de música com 9 DJs se apresentando em quatro Back 2 Backs inesquecíveis. A expectativa é reunir 1,5 mil pessoas entre jogadores, torcedores, amigos e quem mais estiver a fim de se divertir muito.

Entre as atrações estão os DJs Lily Scott e Nicolas Abe, do projeto Lily & Nico, Valdir Júnior e Romulo Pellizzaro, responsáveis pelo selo Rebobinights, Caio Guip e Marco Seppi, DJs residentes da festa Lunática, a dupla Pedro Gariani e Viny Costa, figurinhas carimbadas nas pick-ups das festas promovidas pelo Unicorns Brazil, e o famoso Rick Braile, um dos DJs residentes da Hell & Heaven.

SOBRE A LIGAY

Criada em 2017, a LiGay – Liga Nacional de Futebol Gay nasceu da iniciativa dos times BeesCats, Futeboys e Unicorns Brazil que, após organizarem um torneio amistoso entre si na cidade de São Paulo e ganharem repercussão em todo o Brasil, perceberam que havia espaço para fundar uma liga nacional de futebol LGBT+ e, com isso, incentivar a criação de times por todo o país, nascia aí a LiGay.

Poucos meses depois, foi organizada a primeira edição da Champions LiGay, o primeiro campeonato brasileiro de futebol LGBT+, cujo nome é uma brincadeira com a Champions League. Com o rápido crescimento e surgimento de novos times interessados em ingressar na liga, a organização da LiGay já trabalha com a possibilidade de criar campeonatos regionais e eventuais fases eliminatórias, aumentando ainda mais sua abrangência e importância da inclusão no futebol.

 

SOBRE O SCRUFF. O SCRUFF é o aplicativo mais votado, seguro e confiável para pessoas gays, bi, trans e queer se conectarem. Fundada em 2010, a SCRUFF é uma empresa LGBT+ de propriedade e operação independente, sediada na cidade de Nova York. O aplicativo conecta mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo a amigos, encontros, encontros, eventos, conselhos sobre viagens e muito mais.

 

SOBRE A #LOVEISGREAT. O governo britânico celebrará os direitos de pessoas homossexuais, bissexuais, transexuais, transgênero e intersexo participando das Paradas do Orgulho LGBT+ este ano em Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, e no ano que vem em São Paulo, como parte da campanha #LoveIsGREAT, do VisitBritain. Além disso, algumas iniciativas com a proposta de inclusão de pessoas LGBT+ terão apoio da marca. É o caso da 3ª Champions LiGay, que será realizada em novembro deste ano em São Paulo.

O VisitBritain, agência nacional de turismo do Reino Unido, lançou a campanha #LoveIsGREAT em 2014 para celebrar a nova lei de casamento entre pessoas do mesmo sexo na Inglaterra, no País de Gales e na Escócia. A campanha destaca a Grã-Bretanha como uma escolha de férias abrangente para visitantes LGBT+, oferecendo experiências únicas - de férias nas cidades a fugas no campo - que são facilmente acessíveis e abertas a todos, independentemente da sua sexualidade. O Reino Unido é reconhecido como um dos países mais progressistas do mundo para os direitos LGBT+. Em 2017, o destino foi escolhido por volta de 250 mil turistas brasileiros, justamente por ser amigável e acolhedor para todas as pessoas, independente da sua orientação sexual ou identidade de gênero.

 

SOBRE A LOGAY. De um sonho de inclusão, igualdade e respeito às diferenças, idealizou-se a LOGAY, uma loja dedicada à comunidade LGBT+, na qual encontra-se produtos multimarcas de vestuário, cuidados pessoais, acessórios e a linha PRIDE, que conta com produtos exclusivos criados e elaborados para exaltar o orgulho e o jeito colorido de ser da LOGAY. Acreditando e prezando pela qualidade e confiança, a empresa disponibiliza um serviço de atendimento ao consumidor de primeiro nível, para garantir a sua satisfação e orgulho de comprar. Assim como abraça a comunidade e a causa, a loja também quer ser abraçada por seus clientes que também acreditam que o amor é bonito demais para ficar dentro de um armário.

SERVIÇO

 

Champions LiGay – 3ª Edição

Quando: 2 e 3 de novembro de 2018, das 12h às 19h

Onde: Arena WS – Av. Marquês de São Vicente, 2477 - Portão 1  – Barra Funda, São Paulo

Entrada Gratuita (opcional a doação de 1kg de alimento não perecível, exceto sal).

Closing Party Champions LiGay– Festa de encerramento 

Quando: 3 de novembro de 2018, das 23h às 7h

Onde: Prince Tower – Rua Mamoré, 305 - Bom Retiro, São Paulo

Ingressos: www.ligaysp.eventbrite.com.br. A partir de R$ 35.

Comentários
Assista ao vídeo