Colunistas - Bem Estar e Saúde

Nem proteínas nem Vitaminas: Sexo é a melhor forma de cuidar da próstata

18 de Outubro de 2018
Foto: Divulgação 

O centro do desempenho sexual masculino se concentra na próstata. As maiores ameaças à saúde prostática são as células cancerígenas e o envelhecimento. No mercado surgem vários produtos que prometem manter a saúde dessa glândula, como o chá-verde, o boro, a raiz de urtiga, o zinco, vitaminas, entre outros.

Mas até que ponto esses suplementos vitamínicos são eficazes? Segundo o chefe de Urologia do Hospital Universitário Gregorio Marañon, Carlos Hernández, não existem provas de que algo evite a HPB (Hiperplasia da próstata benigna) ou a prostatite. De acordo com as suas declarações, seria preciso tomar esse tipo de suplemento por 30 a 40 anos para ter algum impacto, teoricamente.

No entanto, os especialistas afirmam que existe um grande aliado para manter a saúde da próstata. Tudo se resume a uma vida sexual saudável e satisfatória. Pelo contrário, relações sexuais inadequados, sem proteção, ou o coito interrompido podem influenciar as doenças da próstata.

Para evitar o câncer de próstata os especialistas recomendam exercício físico, uma dieta mediterrânea, não abusar de bebidas alcoólicas, não fumar e não se exceder nas proteínas.

Picante, consumo excessivo de álcool, cafeína e sucos cítricos são proibidos

O presidente da Associação espanhola de Urologia afirma que alguns componentes da dieta pioram a saúde da glândula masculina, como o álcool, bebidas com cafeína, picantes e sucos cítricos. Além de evitar o seu consumo, é aconselhado evitar também mudanças de temperatura súnitas e banhos de água fria.
Outro dos grandes problemas e preocupações dos urologistas é a hiperplasia da próstata benigna. Via de regra, ocorre por volta dos 50 anos. Os principais sintomas são: micção à noite (duas ou mais vezes), urgência em urinar, esvaziamento da bexiga incompleto, problemas e alterações com o fluxo urinário.

A doença se caracteriza por um aumento da próstata, que é normal com o avançar da idade. A questão é que esse aumento faz com que a uretra fique comprimida, dificultando a passagem da urina.

No caso dos medicamentos não surtirem efeito, o especialista aconselha uma intervenção cirúrgica. Tem-se optado pela intervenção endoscópica. Aqui se insere um instrumento pela uretra até alcançar a área obstruída para remover o tecido em excesso.

O laser também tem sido usado em pacientes com uso de anticoagulantes, cirrose, diabetes e doenças cardíacas ou pulmonares.

 

Após os 50 anos de idade, o câncer de próstata é o mais frequente nos homens.

Existem certos alimentos que reduzem a incidência do câncer de próstata, segundo Esteban. Uma dieta rica em brócolis, tomate e nozes é o segredo. O consumo de proteínas em excesso não é aconselhado. Tabaco e álcool também são inimigos da próstata.

Apesar de parecer que esse tipo de tumor se desenvolve mais lentamente que outros cânceres, é importante e imprescindível que se detecte o mais cedo possível. Consultar o seu médico assim que surgirem os primeiros sintomas é crucial. Deve ser feito também um check-up anual a partir dos 50 anos.

 

Disfunção sexual afetou cerca de 50% dos homens submetidos à cirurgia e 35% daqueles que foram tratados com radioterapia

A terapia hormonal é a mais usada em casos de tumores avançados ou metastáticos. Com a manipulação da testosterona é possível desacelerar o câncer. A quimioterapia e a imunoterapia também são incorporadas, de acordo com o urologista do Hospital Gregorio Marañón.

 

Caso o tumor não apresente metástases e estiver localizado, pode se tratar com cirurgia radical, retirando a próstata, laparoscopia (preservando os nervos) ou radiação externa. Pode também irradiar internamente, com braquiterapia.

Nos últimos anos tem-se optado ainda por crioterapia (destruição dos tumores por congelamento) ou por ultra-som de alta intensidade (destruição dos tumores por aquecimento).

Vale a ressalva que de entre os efeitos colaterais estão a disfunção erétil e a incontinência urinária.

 

Comparação de terapias

O estudo do Teste de Próstata para Câncer e Tratamento comparou os resultados da radioterapia, da cirurgia e da vigilância ativa. Concluir que em 10 anos não se verificaram diferenças na mortalidade por câncer de próstata.

Quanto aos efeitos colaterais das terapias, a cirurgia causou 22% de problemas de incontinência urinária enquanto a radioterapia e a vigilância ativa causou apenas 5%. Os pacientes submetidos à cirurgia se confrontam com 50% dos casos de disfunção sexual. Já na radioterapia o número diminui para 35%.

Montse Ferrer, do Hospital del Mar Institute revela que a crioterapia apresenta uma maior deterioração da função sexual do que a radioterapia externa e a braquiterapia.

Os médicos e investigadores de todo o mundo procuram técnicas para tratar o câncer minimizando os efeitos colaterais ao máximo.

 

Fontes:

Ni proteínas ni vitaminas: el sexo es la mejor manera de cuidar la próstata. URL: elmundo

Estratégias para uma Próstata Saudável. URL: 121doc

Sexo e masturbação aumentam risco de cancro na próstata. URL: cmjornal

Um orgasmo por dia reduz risco de câncer de próstata em 22%. URL: oglobo

Comentários
Assista ao vídeo