Cultura - Teatro

Secretaria Municipal de Cultura apresenta a comédia ‘Morte Acidental de Um Anarquista’

17 de Outubro de 2018
Foto: Erik Almeida

A comédia ‘Morte Acidental de Um Anarquista’, que completa três anos em cartaz, tendo passado por 27 cidades, inicia nova fase no Teatro Arthur de Azevedo, no bairro da Mooca, em São Paulo, a partir de 19 de outubro. Desta vez, em curta temporada às sextas e sábados, às 21h e aos domingos, às 19h. A montagem do texto de Dario Fo, prêmio Nobel de Literatura em 1997, que contou com Dan Stulbach no elenco ganha agora a participação do ator Marcelo Laham.

A peça parte de um caso verídico, uma controversa investigação de um caso ocorrido em Milão, em 1969, e tem como pano de fundo os ataques terroristas que feriram e mataram dezenas de pessoas nas cidades de Milão e Roma. O mote é o suposto suicídio de um anarquista acusado pelos atentados que teria se jogado da janela do prédio da polícia durante o interrogatório. O caso ficou nebuloso com incoerências nos depoimentos dos policiais envolvidos, porém ninguém foi condenado por falta de provas.

Um ano após o episódio na história da Itália, Dario Fo estreou sua peça ficcional, uma comédia, que coloca dentro da delegacia naquele dia a figura de um louco acusado de falsidade ideológica, por gostar de se passar por outras pessoas, porém se revela mais esperto que o delegado e, ali mesmo, engana a todos fingindo ser um juiz corregedor para  revisar o inquérito sobre  a morte do anarquista.

O que teria acontecido realmente naquele dia? O anarquista se jogou ou fora jogado do quarto andar?

A polícia afirma que o anarquista teria se jogado pela janela do quarto andar, a imprensa e a população acreditam que ele tenha sido jogado. O louco brincando com o que é ou não é real vai desmontando o poder e revelando a verdade ao assumir várias identidades como um psiquiatra, um bispo, entre outras, além de juiz.

Os espectadores tornam aliados tanto do ator quanto do personagem e ao serem convidados a participar da composição do personagem do juiz  trazem à tona flashes do momento político atual do país.

Morte Acidental de Um Anarquista é a peça mais conhecida e premida de Dario Fo. Montada no mundo inteiro, recentemente, em Londres, foi encenada com referências ao caso Jean Charles (brasileiro que ficou conhecido após ser confundido e assassinado erroneamente pela Scotland Yard no Metrô de Londres). No Brasil, já foi montada com Antonio Fagundes e Sérgio Britto como protagonistas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Nesta montagem, há três anos em cartaz, com direção de Hugo Coelho, o público é saudado  pelo elenco no hall do teatro  e convidado a entrar na sala de espetáculo. Já no teatro, Marcelo Laham entra em cena para contar o que aconteceu na vida real e explicar o porquê de montar o espetáculo, seguindo a estratégia que Dario Fo utilizava em suas apresentações visando uma aproximação e reconhecimento do público. Em seguida, os espectadores são convidados a tirar dúvidas a respeito do caso e, só depois de todos estarem prontos, o espetáculo começa.

Serviço

Teatro Arthur Azevedo : Avenida Paes de Barros, 955 - Mooca - SP

Temporada: De 19 de Outubro a 18 de Novembro

Dias e horários: sextas e sábados, às 21h e domingos, às 19h.

Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00

Comentários
Assista ao vídeo