Colaboradores - Tânia Voss

Grande revelação da MPB atual, Emerson Leal faz show solo em São Paulo

5 de Outubro de 2018

O cantor, compositor, instrumentista e produtor Emerson Leal traz à capital paulista o seu novo show solo, baseado em seu último trabalho, o EP "Ao vivo no Rio”, lançado neste ano. Leal, que é considerado a grande revelação de letrista da MPB atual, apresentará ao violão as canções que compõem o novo miniálbum - são elas: “Vai que dá certo”, que já foi interpretada por Ana Carolina em shows recentes, “Na frente da tela”, “Um samba inacabado” e “Sugar baby” -, além de outras canções importantes da sua carreira.

Nascido em Salvador, Emerson Leal encontrou os primeiros acordes no violão aos nove anos de idade. Na adolescência fez suas primeira apresentações em público, nas mostras de som que ocorriam na Escola onde cursava o Ensino Médio. Anos depois, já na Universidade [cursou Ciências Sociais na UFBA], fundou a banda Oda Mae Brown, com a qual circulou por diversos palcos de Salvador e participou com êxito de festivais universitários. Ao mudar-se para o Rio de Janeiro, passou a desenvolver seu trabalho solo e produzir o que seria o seu primeiro disco [Emerson Leal, lançado em 2012, com sucesso de crítica em diversos veículos do país]. Montou um show correspondente ao disco e se apresentou, com sua banda carioca, em vários pontos do Brasil - e também na Itália: foi convidado a se apresentar em festivais no sul daquele país em 2014. No ano seguinte entrou em estúdio para produzir e gravar seu segundo disco, Cortejo. Lançado em 2016 [e também bem recebido pela crítica especializada], o disco deu origem a show homônimo estreado em janeiro de 2017 no Teatro Sérgio Porto, Rio de Janeiro. Da gravação desse show surgiu o EP Ao Vivo no Rio, lançado em 2018 em todas as plataformas digitais.

Além de ser elogiado por suas letras de alto nível, o artista soteropolitano tem sido também celebrado pela engenhosidade das suas harmonias e melodias, alinhada à linguagem pop-sofisticada característica das suas músicas; pela beleza e timbre do seu canto, que cativam especialmente fãs femininas que acompanham o cantor nos seus shows ou em suas redes sociais - e, finalmente, pela sua virtuosidade ao violão, instrumento que domina desde muito cedo, graças a seu ouvido privilegiado e sua musicalidade natural [características inclusive observadas por Chico Buarque em depoimento no vídeo-apresentação de seu disco Chico, 2011, após descobrir performances de Leal através da internet].

Essa conjunção de variados talentos, algo raramente visto em um só ser humano, é reconhecida em toda a produção fonográfica de Emerson Leal, que compreende o seu disco de estreia, homônimo, de 2012 (que traz parcerias com nomes importantes da música brasileira, como Tom Zé e Luiz Tatit); o álbum “Cortejo”, de 2016 (que inclui a primeira gravação de “Vai que dá certo”) e finalmente o já citado e recém-lançado EP “Ao vivo no Rio”, gravado em 2017 no Teatro Sérgio Porto, na capital carioca, e lançado em 2018.

E é o que há de mais representativo em toda esta produção que Emerson Leal leva ao palco do Teatro de Bolso do IV Mundo no próximo dia 17 de outubro. Trata-se de uma obra de sotaque brasileiro, a um só tempo pop e sofisticado, que aponta para a contínua ampliação da ocupação do artista no novo cenário musical do país.

Para os fãs do multi-artista, saiba mais sobre a vida e sua carreira:

- Qual a maior inspiração para suas composições e qual seu momento preferido ou quando isso acontece?

"Geralmente o que me inspira são acontecimentos novos, que geram emoções e pensamentos novos, que se destacam em meio ao dia-a-dia. Eu prefiro que eles aconteçam quando eu estiver em casa, próximo ao violão e ao computador, para compôr com mais infraestrutura (risos). Mas isso é um paradoxo, porque é mais difícil acontecer algo novo quando a gente está em casa. Então, como uma nova ideia não escolhe um momento do dia para aparecer, preciso guardá-la de alguma forma até chegar em casa e transformá-la em canção."

 

-  Você é cantor, compositor, instrumentista e produtor. Emerson Leal, qual sua maior paixão no mundo da música? O que ouve em casa atualmente?

"Bom, a veia musical está em mim desde que nasci; canto desde sempre e toco violão desde muito cedo, 9 anos de idade. O compositor começou a nascer pra valer um pouco depois, quase na adolescência. Virei produtor por um desafio interno e também por necessidade. Mas a grande paixão mesmo é compôr, fazer canções que as pessoas gostem, cantem, se identifiquem. E sobre ouvir música, não tenho uma sistemática; cada vez tenho ouvido menos, é verdade. Mas a diferença entre hoje e há uns dez anos atrás é que antes eu ouvia músicas de todas as épocas. Agora, quando vou ouvir, prefiro conhecer o que está sendo lançado por aí no momento."

 

- Como você define sua música, seu estilo?

"É difícil, porque quando a gente se define acaba se limitando. Mas eu acredito que o que faço pode ser chamado de música brasileira pop contemporânea. O que não me impede de fazer um blues de vez em quando. O Brasil é mistura, então quanto mais brasileiro, mais universal a gente é."

- Fale sobre as novidades nesse grande show e como foi a escolha do repertório.

"Eu adorei conceber esse show, fiquei muito feliz com isso. A construção do repertório partiu do novo EP, o "Ao vivo no Rio". Depois fui colhendo, entre outras canções da minha carreira, as que iluminassem ainda mais a narrativa que há neste novo lançamento. O resultado foi surpreendente porque, relembrando as canções mais antigas à luz do novo trabalho, fui descobrindo novos significados nelas, tendo novas leituras, e isso é o maior tesão. O público sentirá isso. E as grandes novidades são as canções inéditas; não só em disco, mas também em palco, que nascerão para o público neste show. É o meu presente para São Paulo."

 

 - Qual sua opinião sobre o novo cenário da música no Brasil.

"Com os meios de produção e divulgação mais democratizados, a diversidade torna-se bem mais explícita, novos interesses são descobertos, novas maneiras de construir uma carreira são possíveis. Posso dizer que há muito mais "bancas" na "feira-livre" da música no Brasil e no mundo", explica o cantor.

 

Emerson Leal - Show Solo

Local: Teatro de Bolso do IV Mundo | Praça Jesuíno Bandeira, 124 | Vila Romana | São Paulo/SP

-Considerado a grande revelação de letrista da MPB atual, o cantor, compositor e instrumentista Emerson Leal apresenta na capital paulista o seu show solo, baseado em seu mais novo lançamento: o elogiado EP "Ao vivo no Rio".

Data: 17 de outubro, às 20 horas

Ouça o EP Ao Vivo no Rio no Spotify: https://spoti.fi/2IVhHfl

Facebook: www.facebook.com/emersonleal.oficial

Instagram: @emersonleal.oficial

Comentários
Assista ao vídeo