Colaboradores - Tamara Almeida

Jerusalém uma terra universal

4 de Outubro de 2018

Conhecida como a “Cidade Santa”, Jerusalém é uma das cidades mais antigas do mundo (cerca de seis mil anos), capital político-administrativa de Israel e é a maior cidade do país, com cerca de 750 mil habitantes. É também considerada sagrada pelas três grandes religiões monoteístas: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. Repleta por conta disso de vários templos e locais sagrados espalhados pela Cidade Velha, como o Monte do Templo e o Muro das Lamentações para os judeus, a Basílica do Santo Sepulcro para os cristãos e o Domo da Rocha e a Mesquita de al-Aqsa para os muçulmanos. A Cidade Velha de Jerusalém, é tradicionalmente dividida em quatro bairros: Bairro Armênio, Bairro Cristão, Bairro Muçulmano e o Bairro Judeu.

Um local em Jerusalém Oriental importante é o Monte das Oliveiras, com seu mirante; o Túmulo de Absalão, num antigo cemitério judaico de dois mil anos; as igrejas de Getsêmani, o Dominus Flevit e a Igreja de Maria Madalena (igreja ortodoxa russa). Vários locais em Jerusalém são apontados como o Túmulo de Jesus Cristo. O mais tradicional destes sítios é a Igreja do Santo Sepulcro, próxima ao Gólgota, a colina onde teria sido crucificado. Ao sul do Bairro Judeu está a Cidade de Davi com escavações arqueológicas, incluindo o Túnel de Ezequias.

Jerusalém Ocidental é a parte mais nova de Jerusalém, construída principalmente após a independência do Estado de Israel, em 1948. Alguns pontos:

Mea Shearim, bairro criado no século XIX e habitado em grande parte pelos judeus ultra-ortodoxos (Haredim). Mea Shearim mantém o sabor das aldeias do Leste Europeu (shtetl).

O Yad Vashem (Museu do Holocausto), memorial às seis milhões de vítimas judias do nazismo.

Ein Karem, o berço de João Batista, é um dos quatro locais de peregrinação cristã mais visitados em Israel.

Monte Sião, onde está o Túmulo de Davi, local de descanso do Rei Davi, o Cenáculo, local da Última Ceia, e a Abadia da Dormição.

Monte Scopus, local da Universidade Hebraica de Jerusalém, situado a 834 metros acima do nível do mar. O Monte Scopus oferece uma vista privilegiada da cidade, incluindo o Monte do Templo e o Mar Morto.

Muro das Lamentações: também conhecido como Muro Ocidental, é o segundo local mais sagrado do judaísmo. Trata-se do único vestígio do antigo Templo de Herodes. É a parte que restou de um muro de arrimo que servia de sustentação para uma das paredes do edifício principal. Muitos fieis judeus visitam o Muro das Lamentações para orar e depositar seus desejos por escrito. Os restos que hoje existem datam da época de Herodes, que mandou construir grandes muros de contenção ao redor do monte Moriá, ampliando a pequena esplanada sobre a qual foram edificados o Primeiro e o Segundo Templo de Jerusalém, formando o que hoje se designa como a Esplanada das Mesquitas.

Monte das Oliveiras: monte situado a leste da Cidade Antiga de Jerusalém, pertencente a uma cadeia de colinas com três picos, dispostos de norte a sul. Recebe seu nome pelas oliveiras que cobriam antigamente suas encostas. O Monte das Oliveiras é sagrado para judeus, cristãos e muçulmanos, e muitas tradições estão associadas a ele. Segundo a Bíblia, por exemplo, Jesus teria transmitido ali alguns de seus ensinamentos.

Basílica do Santo Sepulcro: templo cristão localizado no quarteirão cristão da Cidade Velha de Jerusalém onde, segundo a tradição, Jesus teria sido crucificado, sepultado e, ao terceiro dia, teria ressuscitado. Administrada e repartida entre as igrejas Católica Romana, Católica Ortodoxa, Armena, Ortodoxa Copta, Ortodoxa Siríaca e a Igreja Ortodoxa Etíope, constitui um dos locais mais sagrados da cristandade. Na entrada da igreja está a sagrada Pedra da Unção, que a tradição diz ser o local onde o corpo de Jesus foi preparado para o sepultamento por José de Arimateia e Nicodemos.

Monte do Templo: em alusão ao antigo templo, conforme é conhecido pelos judeus e cristãos, também chamado Nobre Santuário pelos muçulmanos, é um lugar sagrado para judeus, cristãos e muçulmanos, sendo também um dos locais mais disputados do mundo. Lá se encontram a Mesquita de Al-Aqsa e o Domo da Rocha, construídos no século VII e que estão entre as mais antigas estruturas do mundo muçulmano. Trata-se do local mais sagrado do judaísmo, já que é no monte Moriá que se situa a história bíblica do sacrifício de Isaac. Para os muçulmanos, lá teria ocorrido o sacrifício de Ismael. O lugar da "pedra do sacrifício" (a Sagrada Pedra de Abraão) foi eleito pelo rei David para construir um santuário que albergasse o objeto mais sagrado do judaísmo, a Arca da Aliança.

 

Como chegar

Todos os voos internacionais chegam pelo Aeroporto Internacional Ben Gurion (www.ben-gurion-airport.co.il), localizado em Tel Aviv, a 50 km de Jerusalém.

Onde ficar

Alegra Boutique Hotel

www.hotelalegra.com

O exclusivo Alegra Boutique Hotel está localizado fora do centro de Jerusalém, na charmosa vila de Ein Kerem, e é o lugar perfeito para se hospedar, se você quiser explorar Jerusalém durante o dia, e voltar para um ambiente luxuoso, tranquilo e relaxante à noite. Situado em um edifício histórico na vila, o Alegra Boutique Hotel possui sete suítes exclusivas, além de um restaurante com chef renomado, bar e um lindo lounge nos jardins. Lugar ideal para os hospedes desfrutarem de vistas impressionantes sobre a pitoresca aldeia e as colinas de Jerusalém.

Onde comer

Há ótimas alternativas para comer em Jerusalém. Boa parte das casas oferece pratos conhecidos por brasileiros por conta da cozinha árabe. O falafel no pão pita e o shawarma de cordeiro (conhecido churrasquinho grego) são pratos fáceis de encontrar e substituem bem um almoço nos dias mais quentes. Restaurantes kosher são obviamente fáceis de encontrar, assim como os de especialidades árabes.

- Machneyuda (ótimos drinks e cardápio variado)

Beit Ya'akov St 10, Jerusalem, Israel

+972 2-533-3442

- Mona (comida fina e excelente carta de vinhos)

12, Shmu'el ha-Nagid St, Jerusalem, Israel

+972 2-622-2283

Informações ao viajante

Línguas: Hebraico e Árabe. Francês e Inglês são amplamente utilizados.

Saúde: Não há demandas específicas

Melhor época para visitar: Em termos de clima, abril e maio e setembro e outubro são bem agradáveis. Lembre-se que Jerusalém pode ser muito fria no inverno e início da primavera e razoavelmente quente no pico do verão. Datas comemorativas, como o aniversário de Israel em maio e a Semana Santa, costumam requerer reservas em hotéis com bastante antecedência.

Agradecimentos especiais:

Iftah Lev (Marketing digital)

www.bbhi.co.il

Instagram: @israel.unique.hotels

Acompanhe Tamara Almeida também pela Fan Page no Facebook: https://www.facebook.com/viagenstamaraalmeida e pelo Instagram: @tamaraalmeidas

Comentários
Assista ao vídeo