Viver - Saúde

Sou compulsivo por doces. O que fazer ?

26 de Setembro de 2018

Por Dr. Bruno Cosme

Quem nunca passou por aquela vontade de comer um doce ou não conhece alguém que não passa um dia sequer sem comer um ? Então essa matéria é para você!

Comer um doce esporadicamente está relacionado ao prazer e desde que a pessoa possua bons hábitos e pratique atividade física não está associado a nenhum risco. Entretanto, o grande problema ocorre quando a pessoa não consegue ficar sem o doce nenhum dia sequer, exagera nas quantidades, acarretando problemas a saúde, como diabetes, ganho de peso, etc. 

Existem várias maneiras que o açúcar faz com que comamos mais e mais. Hoje vou falar sobre esse poderoso impacto que o alimento causa no cérebro, mas precisamente no centro de recompensa cerebral e como superá-lo.

Quando consumimos algum alimento rico em açúcar como os doces em geral, uma quantidade grande de dopamina é liberada em uma área do cérebro chamada Núcleo Accumbens (NAc), com poderosa acão no centro de recompensa cerebral, uma função parecida com a que ocorre com drogas como cocaína e nicotina.

Quando esse tipo de alimento é consumido frequentemente e em grande quantidade, os receptores de dopaminas ficam desregulados e em menor número (downregulation). Isso significa que na próxima vez que você consumir alimentos com muito açúcar esse efeito de bem-estar que a dopamina produz será diminuído e você precisará de mais comida para atingir o mesmo nível de satisfação e prazer de antes. Além disso, a frutose presente no açúcar não causa a sensação de saciedade após as refeições, não reduz os níveis de grelina, o hormônio da fome, e não diminui o fluxo de sangue nos centros do cérebro que controlam o apetite. Ou seja, quanto mais doces você comer, maior a sua vontade nos dias seguintes e mais desregulado ficará o seu metabolismo.

Pessoas que possuem alguma pré-disposição ao vício podem se viciar nesses tipos de alimentos e consumi-los compulsivamente. Se você apresenta sintomas de irritação quando fica sem o doce e não consegue reduzir o consumo mesmo sabendo dos malefícios que ele pode te trazer em demasia é hora de procurar ajuda médica, pois pode estar apresentando compulsão alimentar que deve ser tratada também com medicações para reduzir essa sensação de falta de controle.

No que tange aos hábitos diários para se livrar da compulsão o primeiro passo é retirar esses alimentos da sua casa e do seu alcance. Parar de comprá-los. Segundo passo é eliminar a adição de qualquer tipo de açúcar e dos adoçantes aos seus alimentos, na tentativa de quebrar esse circulo vicioso no cérebro. Se não consegue ficar sem o açúcar opte pelo açúcar de coco( menos pior) ou pelos adoçantes naturais Stevia ou Xylitol. Adoçante natural muito interessante também comercializado no Brasil é o Sweetlift, a base de estevia e taumatina, sem promover gosto amargo. Para os amantes de chocolate um pedaço de chocolate 70% cacau ao dia é muito benéfico á saúde. Receitas de doces lowcarb existem aos montes na internet, use sua criatividade. Mulheres na TPM geralmente apresentam mais vontade de doce por apresentarem uma queda na serotonina, fazer mais atividade física e suplementos de 5HTP podem ajudar nessa fase.

Se você sofre com comportamento compulsivo procure ajuda profissional.

Dr. Bruno Cosme, médico nutrólogo, e Andréa Sacoleira Glamourosa
 
Comentários
Assista ao vídeo