Cultura - Música

Itaú Cultural recebe lançamento do primeiro disco de Lari Finocchiaro

14 de Setembro de 2018

No dia 13 de setembro (quinta-feira), às 20h, o Itaú Cultural recebe a cantora Lari Finocchiaro no show de lançamento do seu primeiro trabalho, Carta ao XXI, com produção musical e arranjos do baixista Fi Maróstica. O disco reúne canções e poemas cujas temáticas permeiam questões do mundo contemporâneo, como dores, esperanças e encontros. O produto físico é ilustrado por fotografias exclusivas feitas pela fotógrafa e artista visual Mariana Ser, e tem arte de Dani Gurgel.

 Segundo a artista, o disco faz um convite para que sejam abertos espaços maiores de escuta e de troca entre as pessoas sobre o que acontecendo com cada um. “A alusão às cartas, ao corpo como carta, à voz como carta, traz uma dimensão outra para acontecimentos que podem atravessar qualquer um de nós”, explica Lari Finocchiaro, que ainda questiona: “Afinal, o que poderíamos endereçar a este tempo?”

 Carta ao XXI, que começou a ser produzido há dois anos, é composto por 10 canções autorais, que passeiam pela música brasileira trazendo elementos do samba, ijexá, baião, ritmos afrobrasileiros, e explorando formações menos comuns, como voz, baixo, clarinete e percussão na faixa Pé no Forró, por exemplo. Assim como no disco, o show conta com as participações especiais da cantora Vanessa Moreno, com quem atuou no grupo vocal Karallargá, e do cantor e compositor Renato Braz.

 Para a apresentação no Itaú Cultural, Lari canta acompanhada pela banda formada por Alexandre Ribeiro, no clarinete e clarone, Fabio Leandro e Débora Gurgel, no piano, Fi Maróstica, no baixo, Rafael Mota, na percussão, Rubinho Antunes, no trompete, e Thiago Rabello, na bateria. No repertório, além de canções inteiramente autorais, a exemplo de Oba, O menino e a Roseira e Tempo de Acorde, estão ainda parcerias como Em Movimento, feita em parceria com Vanessa Moreno, e O Mar é Recordação, com Fernando Diniz.

 Sobre a artista

Natural de São Bernardo do Campo, Lari Finocchiaro começou os estudos musicais aos 15 anos no Projeto Guri. Nesse período, iniciou o grupo vocal Karallargá, que além de Vanessa Moreno, tinha Caio Merseguel e Victor Merseguel. Com este, gravou o disco Karallargá por Natureza, com participação de Filó Machado. Fez parte da Saraivada, grupo que acompanhou o violonista e compositor Chico Saraiva entre 2015 e 2016, se apresentando em diversos espaços em São Paulo. É também integrante do projeto Orquestra do Corpo, regida por Fernando Barba e Stenio Mendes, que faz pesquisas e práticas em música corporal.

 SERVIÇO

Lari Finocchiaro

Lançamento do disco Carta ao XXI

Dia 13 de setembro (quinta-feira), às 20h

Classificação indicativa: Livre

Duração: 80 minutos

Comentários
Programa Compartilha Brasil