Viver - Saúde

O que é a rosácea ?

30 de Julho de 2018

Dra Natasha Veloso, pós-graduanda em dermatologia e estética, pelas faculdades BWS, em conjunto com a Associação de pele saudável. Realizou diversos cursos por fora, principalmente os Estéticos. Esse ano irá em três congresso para as atualizações. Explica tudo sobre a rosácea.

O que causa a Rosácea ? 
A rosácea é uma doença cuja a "causa" ainda é um mistério. Sabemos que o paciente tem que ter predisposição a tê-la (genética positiva) para que aconteça e que a pele desta pessoa tem uma resposta diferente/ anômala aos estímulos que estressam as células, como radiação, vento frio, calor, gerando uma contra resposta exacerbada/ aumentada que acaba provocando a inflamação da pele e dos vasos que nutrem a pele. Associado a isso, temos comumente na pele, mesmo em condições normais, um ácaro chamado Demodex folliculorum que, acreditamos (ainda sem muita confirmação) que se aproveita da situação, aumenta de quantidade e agrava a inflamação local.

Pode causar acne?
Por algum tempo acreditou-se que a rosácea desenvolvia acne, inclusive a doença era chamada de "acne rosácea", mas hoje entende-se que o quadro seja acneiforme (simule uma acne), mas não é acne verdadeira. Nódulos, pápulas e pústulas são vistos em um determinado tipo e estágio da doença e para uma pessoa leiga pode ser visualmente igual a acne vulgar. Dai a importância de um médico que entenda as doenças de pele para dar o diagnóstico.

Pode ir para outras partes do corpo além da face?
 O mais comum é que a rosácea afete apenas a face, mas sim, existe a rosácea extrafacial que pode acometer orelhas, couro cabeludo, pescoço e tórax superior.

Há alimentos que pode diminuir o quadro?
Em teoria, como a rosácea leva ao estresse oxidativo das células e consequente inflamação, alimentos tidos como antioxidantes poderiam auxiliar no combate aos sintomas da doença, mas isto não tem validação científica até o presente momento (o que não impede o paciente de tentar, pois o que ainda não tem comprovação não significa que não funcione, apenas que ainda não sabemos como funciona). O que sabemos com firmeza é que existem alimentos que agravam o quadro inflamatório comoleite e derivados, baunilha, chocolate, molho de soja, pimenta, cebola, alho, curry, mostarda, vinagre etc.

Como prevenir a rosácea?
Então, até o presente momento da medicina, não, não se pode prevenir o surgimento da doença, pois não é uma doença adquirida, é uma doença que envolve bases genéticas. O que se pode amenizar são os sintomas como a vermelhidão persistente da face, as pápulas, pústulas e nódulos, e as fimas.

Como funciona o tratamento?
O primeiro pilar de qualquer tratamento é orientação. O paciente deve estar ciente de que a doença é crônica, de que o tratamento será constante e que exigirá uma rotina diária e um autoconhecimento dos fatores que podem agravar o quadro para que estes possam ser evitados. Tido isto fixado, cuidar da pele do paciente como um todo é mandatório: uso de sabões para pele sensível, hidratantes adequados e fotoproteção de amplo aspecto. A depender do subtipo de rosácea e do estágio clínico que o paciente se apresente, pode-se lançar mão desde antibióticos, corticoides, antiparasitários e retinoides. Tratamento cirúrgico e com laser podem ser necessário.

Quanto tempo demora o tratamento?
O tratamento é para a vida toda, pois ele não é curativo, é apenas de controle do quadro clínico e dos sintomas, até o presente momento.

Font:
@draveloso
www.natashaveloso.com.br

Comentários
Assista ao vídeo