Cultura - Teatro

Festival Internacional de Teatro de Angra homenageia grandes artistas

11 de Setembro de 2018

Vai ser dada a largada para a maior festa do teatro brasileiro. Nesta sexta-feira, dia 14, começa a 13ª edição da Festa Internacional de Teatro de Angra – FITA. O evento reunirá 51 espetáculos dos mais variados gêneros e classificados como: Sessão Mostra de Sucessos, Sessão Cult, Sessão Fitinha, Sessão Comédia e peças gratuitas da 1ª Mostra Paralela.

Todas as sessões acontecem entre os dias 14 e 30 de setembro na tenda montada na praia do Anil (1000 lugares), Teatro Municipal de Angra e Espaços Culturais de Angra dos Reis.

Em 2018, o festival inovou e homenageará uma atriz, um ator e um diretor. Regina Duarte, Tonico Pereira e Amir Haddad formam a trinca de artistas que estarão na FITA 2018. Consagrada na televisão por suas mocinhas memoráveis, Regina leva para a cidade o celebrado espetáculo O Leão no Inverno, que marcou seu retorno aos palcos.

Dono de um humor ácido e uma personalidade excêntrica, a reação de Tonico Pereira ao saber que seria homenageado não poderia ser diferente. 

- Eu acho que quando as homenagens começam é porque a gente tá chegando ao fim. Eu penso que é isso que está acontecendo comigo. De qualquer maneira, mesmo chegando ao final, estou muito feliz – diverte-se o ator, para logo em seguida falar sério.

- A interiorização do teatro é sempre importante. É uma visão muito errada achar que no interior não existe nada. Existe muito. Toda a base do nosso teatro brasileiro veio dos folguedos populares. É muito pertinente ter os olhos voltados para uma cidade do interior e fazer dela uma emissora de possibilidades teatrais. Estou muito feliz de participar e conviver com esses grupos e comunidades artísticas – diz Tonico.  

FITA: 51 peças em 17 dias de evento

O musical “Forever Young”, dirigido por Jarbas Homem de Mello, abre o evento no dia 14 de setembro. Espetáculos consagrados como “O Leão no Inverno”, com Regina Duarte e Leopoldo Pacheco; o premiado “Dançando no Escuro”; e as divertidas Heloisa Perissé e Maria Clara Gueiros com “Loloucas”, O Escândalo de Philippe Dussaert com Marcus Caruso, são alguns que integram a Mostra de Sucessos. O público também poderá conferir a Sessão Cult, Prata da Casa e a Fitinha, com peças destinadas ao público infantil.  A FITA também contará com as estreias nacionais de “Não me T.O.C”, “Misericórdia”, “Eu só queria que você não olhasse para o lado” e “Rugas”.

A Sessão Comédia traz à Angra as montagens O Atrevido, com Gustavo Mendes, Os homens querem casar, as mulheres querem sexo 2,  Delírios da Madrugada e Misericórdia, peça protagonizada por Cacau Protásio e Aline Carrocino.

A Mostra Paralela contempla oito montagens amadoras, com produtores e atores Angrenses com o intuito de fomentar e valorizar e incentivar a cultura local. Totalmente gratuitas, as sessões acontecem em espaços culturais da cidade.

A programação da 13ª edição da FITA contará com 51 espetáculos dos mais variados gêneros. As apresentações acontecerão na tenda montada na Praia do Anil, com capacidade para mil pessoas, no Teatro Municipal de Angra dos Reis e espaços culturais.

 

Comentários
Assista ao vídeo