Notícias -

Heineken promove reflexão sobre pesquisa que aponta que 68% dos adultos declaram beber ao dirigir

11 de Setembro de 2018

Com o intuito de desempenhar um papel ativo na discussão sobre consumo responsável e mudar positivamente o comportamento de seus consumidores, a Heineken divulga resultados de uma pesquisa global que aborda o consumo de álcool e direção. O estudo é parte da iniciativa “When You Drive, Never Drink”, que há três anos se dedica a mudar positivamente o comportamento cultural de seus consumidores.

 Realizado em dez países (Brasil, China, Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Índia, África do Sul, Vietnã, Holanda e México), o estudo analisou condutores de ambos os sexos e com idades entre 25 e 54. Entre os principais pontos apurados pela marca estão que 68% dos motoristas entrevistados bebem álcool antes de dirigir e que 49% das vezes se deixam levar pelo momento devido à pressão dos amigos.

 A pesquisa também avaliou que 51% dos entrevistados não compreendem os riscos em torno da escolha em beber antes de dirigir, sendo que 64% deles mudariam seus hábitos se tivessem outras opções disponíveis de transporte e locomoção. Além disso, o estudo revela que 46% dos consumidores dizem que conhecem as leis de trânsito e sabem os limites de concentração de álcool nosangue e, em análise mais profunda, apenas 18% sabem corretamente quais são estes limites.

 “Acreditamos que o estudo pode causar uma reflexão e incentivar uma mudança cultural, formando assim uma atitude positiva e de consumo responsável de álcool", comenta Vanessa Brandão, diretora da marca Heineken. “Queremos inspirar as pessoas a tomar a decisão certa e transformar a pressão dos amigos em suporte a fim de ratificar que uma cerveja faz a diferença quando se está ao volante”, conclui.

 Com o intuito de reforçar as mensagens de que bebida e direção nunca devem se misturar, a Heineken iniciou em agosto a veiculação no Brasil, em TV aberta, TV a cabo, além de conteúdos para plataformas digitais, a campanha "No Compromise”, estrelada pelo ex-piloto e campeão mundial de Formula 1, Nico Rosberg.

 O filme criado pela Publicis Itália explora situações da rotina do ex-piloto alemão e sua busca pelo centímetro ou décimo de segundo que levam um piloto a ser um verdadeiro campeão e como não ceder à pressão de amigos ao recusar beber uma única cerveja, respondendo que está dirigindo. Assista ao filme “No Compromise”. 

“Estamos orgulhosos por reforçar uma mensagem tão importante para a nossa marca pelo 3º ano consecutivo” comemora Vanessa. “As nossas peças trazem à tona uma discussão muito importante, especialmente em um país com tolerância zero de álcool ao volante, como é o caso do Brasil, ressaltando que uma cerveja é muito para quem vai dirigir. Acreditamos que ela incentiva uma atitude positiva e de consumo responsável de álcool”, conclui.

 A pesquisa encomendada pela Heineken mostra que, no Brasil, 87% das pessoas se planejam para não beber quando irão dirigir, mas acabam cedendo à pressão dos amigos, problema conhecido pelo termo Peer Pressure. O estudo também apontou que 65% dos motoristas brasileiros estão acostumados a beber e dirigir, sendo que 49% destes afirmam ter seu próprio limite de tolerância ao dirigir alcoolizado. Por fim, um a cada três entrevistados brasileiros que dirigem embriagados compreendem como cultural consumir bebida alcoólica antes de guiar o veículo.

 A marca prepara para novembro o lançamento de uma segunda etapa dessa campanha, que visa transformar a pressão dos amigos (peer pressure) em pressão ao incentivo para tomar a decisão correta no que diz respeito à bebida e direção.

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil

Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 fábricas localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Blumenau (SC), Campos de Jordão (SP), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Manaus (AM), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken, Desperados, Sol, Kaiser, Bavaria, Bavaria Premium, Bavaria 0,0%, Xingu, Amstel, Kirin Ichiban, Schin, Schin 0,0%, No Grau, Devassa, Baden Baden, Eisenbahn, Cintra e Glacial. O portfólio de não alcoólico inclui refrigerantes, sucos, energético e água como Água Schin, Itubaína, K Energy Drink, Schin Tônica, Skinka e Viva Schin. O Grupo importa Dos Equis, do México, Birra Moretti, da Itália e Edelweiss, da Áustria. Com sede em São Paulo, é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa, a segunda em termos de rentabilidade e a terceira em volume. A HEINEKEN opera 170 cervejarias em mais de 70 países.

Comentários
Assista ao vídeo