Colaboradores - Valéria Calente

Responsabilidade do Médico

3 de Setembro de 2018

Por Valéria Calente

A Comissão de Direito Médico da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo,  realizou mais um evento, organizado por Dr. SILVIO VALENTE, presidente; Dra. TANIA SASSONE, vice-presidente e Dr. AIRTON GOMES, secretário, no Salão Nobre da OAB, localizado na Praça da Sé.

 

Este importante evento foi aberto ao público, que se inscreveu  no site da Ordem dos Advogados do Brasil, e encheu o Salão Nobre.

O Departamento de Cultura & Eventos da OAB, sob a direção do Dr. Umberto Luiz Borges D`Urso e presidência do Dr. Marcos da Costa abraçaram a missão de oferecer aprimoramento jurídico aos advogados do Estado de São Paulo.

O tema abordado neste encontro foi RESPONSABILIDADE DO MÉDICO PERANTE A JUSTIÇA COMUM E OS CONSELHOS DE CLASSE.

Foram palestrantes:

- PROFESSOR ROBERTO CAMPOS, MEDICO E ADVOGADO, tratando da responsabilidade perante a Justiça comum

O Professor trouxe à discussão um pouco da realidade médica e dos hospitais, públicos e privados. Ressaltou a importância do prontuário médico como meio de prova, também chamado PROVA OURO, nos processos judiciais versando sobre erro médico.

Esclareceu a importância de familiarização com termos e abreviações médicas, por todos os profissionais do Direito que pretendem atuação na área de Direito Médico.

- DR. AIRTON GOMES, MÉDICO E ADVOGADO, tratando sobre a responsabilidade perante os conselhos de classe.

O Secretário da Comissão de Direito Médico trouxe à baila a importância da carreira médica e os preceitos éticos e morais que regem a carreira.

Expos aos presentes a legislação que criou os Conselhos de Classe e a importância destes para o controle ético-profissional das carreiras, especialmente a carreira médica.

Não obstante a inquestionável bagagem, médica e jurídica, conseguiram os palestrantes, com uma linguagem acessível, trazer informação e conhecimento aos presentes.

Ao final, garantido espaço a perguntas e debates, houve intensa participação de todos os presentes.

O próximo encontro se dará em 20 de setembro, e as inscrições deverão ser realizadas pelo site da Ordem dos Advogados do Brasil.

Comentários
Assista ao vídeo