Cultura - Viagem

Projeto Costa de Camaçari: sua praia é aqui na Bahia

30 de Agosto de 2018

A partir deste ano, o turismo será o mais novo grande vetor do progresso de Camaçari, na Bahia. O projeto “Costa de Camaçari – Sua praia é aqui”, traz um novo conceito para os 42 quilômetros de praia do município. Atualmente, a região atrai 102.000 visitantes durante o verão.

A Costa de Camaçari, localizada a 10 quilômetros do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, possui um destino diferenciado no Litoral Norte baiano, com vilas atrativas e agradáveis, uma rede hoteleira diversa e de qualidade, ou seja, itens essenciais para garantir uma ótima estadia para turistas e veranistas. Trata-se de um imenso potencial turístico, praticamente inexplorado.

A orla do município – que conta com mais de 30 praias em sua extensão - ganhou uma nova identidade visual, digna de seus moradores e visitantes, com direito a portais de entrada, identificando o ingresso na Costa de Camaçari e totens informativos das localidades que começam a ser instalados em dezembro.

O Congresso Internacional da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo foi recebido pelas autoridades e empresários.

Os jornalistas saíram bem cedo de Salvador, sob a coordenação de Gorgonio Loureiro  e sua equipe Duda Tawill, Jarbas Meira, e outros da Abrajet Bahia, bem como, de  Lucinha Bichara.

Fizeram parada na praia de Itapuã, em honra ao nosso poeta maior: Vinicius de Moraes. 

De lá seguiram para Arembepe, praia linda parede de recifes, e parada para agua de coco no Restaurante Mar Aberto, cujo proprietário e um belga, que veio passar férias e nunca mais deixou a Bahia.

Logo em seguida visitaram o  Projeto Tamar e uma Aldeia Hippie.

O Projeto Tamar realiza um trabalho importante da preservação das tartarugas marinhas, e no Brasil existem inúmeras bases, além deste de Arembepe.

A Aldeia Hippie e seus moradores receberam com muita alegria os jornalistas, mostrando a alegria da vida alternativa que elegeram, em uma vida comunitária, sem energia eletrica, e vivendo apenas da venda de artesanato.

Esta Aldeia já recebeu visitantes ilustres como Janis Joplin, Mick Jagger, Rita Lee entre outros.

De lá a comitiva seguiu para Barra do Jacuípe, onde foi servido almoço nas dependências do Empório Jacuipe, decoração típica e charmosa e gastronomia de primeira.

A comitiva seguiu para visita ao Terreiro Manso Kilembekweta Lemba Furaman, e recebeu detalhada explicação sobre a influência africana, sua religião e cultura.

O passeio foi finalizado em ida a Jauá; e ao Outlet Premium para compras.

A comitiva seguiu para hospedagem no Bahia Plaza Hotel, localizado em Busca Vida.

Hotel maravilhoso, com praia particular, serviço e instalação impecáveis.

Voltarei a este hotel para uma matéria exclusiva, já que um pernoite apenas deixou a todos com gosto de “quero mais”.

O café da manhã, com quitutes da Dada, inclusive seu famoso sarapatel, e outras iguarias típicas fechou esse evento com chave de ouro.

Agradecimentos à Polícia Militar, que através do Batalhão Turístico, bem como à Delegada Dra. Marita Souza, que deram todo suporte ao Congresso.

Não deixe de visitar a COSTA DE CAMAÇARI.

Texto e fotos por Valéria Calente

Comentários
Assista ao vídeo