Viver - Saúde

Bichectomia, a cirurgia da moda.

24 de Agosto de 2018

Dr. Osman Moraes - CRO 106.138
Equipe Odontologia On.
Referência em Bichectomia (ENOVA SP).
Especialista em Implantodontia pela ( ABO ) Associação Brasileira de Odontologia - Santos - SP.
Especialista em Cirurgia Oral pela ( ACDBS ) Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista.
Especializando em Dentista Restauradora pela ( ACDBS ) Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista.
Esclarece o todas as dúvidas sobre a bichectomia.
Os órgãos são compostos de vários tecidos, de natureza muito diferente.” A afirmação, cunhada no fim do século XVIII pelo anatomista francês Marie François Xavier Bichat (1771-1802), serviu de epígrafe, aparentemente simples, mas espetacularmente objetiva, a um novo caminho de descobertas. Ele compreendia mais detalhadamente a complexidade do organismo humano. Bichat realizou centenas de autópsias para alcançar o centro de sua conclusão. Em um ano, chegou a dissecar 600 cadáveres. Obcecado, passava as noites no necrotério para se dedicar ao estudo com os corpos. Bichat macerava os tecidos, assava-os, fervia-os, secava-os e observava como se decompunham.
Um de seus achados permitiu a criação, dois séculos depois, de um dos mais curiosos, modernos e procurados procedimentos estéticos – a cirurgia de redução de bochechas para ressaltar as maçãs do rosto. O procedimento consiste na retirada de um pedaço da porção de gordura das bochechas chamada de “bola de Bichat”, evidente referência ao anatomista francês que dormia com os mortos. A técnica foi batizada com um nome um tanto risível – bichectomia -, mas é tratada com rara seriedade por quem deseja mudar o rosto.
 
 
A bichectomia é um procedimento cirúrgico estético já realizado por diversas celebridades como Angelina Jolie, Kim Kardashian, a ex-BBB Natalia Casassola, Adriana Bombom entre outras; com o objetivo de reduzir bochechas, realçar e afinar o rosto deixando-o mais leve sensual e contornado.
Além disso, a Bichectomia também é uma das aliadas aos procedimentos de rejuvenescimento facial, tanto para homens quanto para mulheres.
A Bola de Bichat ou Corpo Adiposo Bucal é o nome dado a estrutura gordurosa presente na região da bochecha, que, quando aumentada, por questões genéticas, deixa o rosto arredondado, feita entre 40 minutos a uma hora e meia; com anestesia local, com ou sem sedação.
 
A finalidade original da Bichectomia era odontológica e só mais recentemente passou a ser feita com fins estéticos. Por isso, só quem fazia o procedimento, eram as pessoas que mordiam a bochecha por conta do corredor bucal muito estreito. A cirurgia veio para evitar o trauma da mordida, que no futuro, poderia causar um câncer;
Pessoas muito acima do peso precisam conversar com um bom profissional antes de fazer o procedimento, já que dependendo de sua constituição facial, pode não ser conseguir um resultado mais satisfatório ou com uma diferença importante. Por conta disso, em pacientes acima do peso, um profissional com bastante experiência é necessário (ainda mais do que nos casos com pessoas magras);
A bichectomia está a frente de procura até mesmo sobre lipoaspiração e próteses de silicone.
 
- Ao contrário de outras gorduras corporais, o corpo adiposo não diminui com a idade. Por isso a cirurgia é o único método eficaz para reduzir efetivamente o volume dessa região;
- Bola de Bichat não está necessariamente relacionado com o peso corporal, por isso que muitas pessoas emagrecem, mas continuam com o rosto bem redondo;
- Os trabalhos científicos demonstram que a Bichectomia não acelera o envelhecimento facial;
 
Logo após a cirurgia, temos um aumento de volume interno na boca, devido os pontos e a fibrose de cicatrização, e logo depois de 15 dias, 1 mês já começa a notar a diminuição do volume interno da boca, sendo que o resultado final é de 03 a 06 meses.
 O pôs operatório é a fase mais simples. Normalmente a região fica um pouco inchada, por causa do corte. Para voltar às atividades normais leva em média uma semana. É importante frisar que, o uso do protetor solar com fator de proteção solar maior do 30 é muito importante.
O pós-operatório requer um cuidado específico de cada paciente, costumo dizer aos meus pacientes, que, cada um (profissional e paciente) tem 50% cada um sobre os cuidados. Cuidado pré cirúrgico e pós cirúrgicos é de total importância para o sucesso cirúrgico.

“Pessoas insatisfeitas com as bochechas, com baixa autoestima, falta de harmonia no rosto, rosto muito grande, excesso de papadas no rosto e pescoço, entre outros casos, em muitos casos, já na adolescência pode-se fazer a Bichectomia. O importante é que seja feita assim que houver o crescimento completo da face. “
Finaliza Osman.

 font:
 Redes sociais: @dr.osmanmoraiss
Endereço: Helbor Offices, Vila Rica.
Av. Conselheiro Nébias, 754, Sala : 1404.
Santos/SP
Boqueirão.
CEP: 11045-002.
 Telefone:13982162874

Comentários
Assista ao vídeo