Cultura - Viagem

Valle Nevado tem aulas de esqui e snowboard para todos as idades

22 de Agosto de 2018

Qualquer viagem para um destino com neve fica mais completa quando, além da observação de lindas paisagens, o roteiro inclui uma aventura pelas montanhas para praticar esportes. Pensando nessa proposta, o Valle Nevado (Chile), a estação de esqui e snowboard preferida dos brasileiros, oferece uma infraestrutura completa para curtir a região, incluindo uma “Escola de Neve” onde é possível aprender e desenvolver habilidades no esqui e snowboard.

Os serviços da “Escola de Neve” ficam disponíveis tanto para hóspedes do complexo, que tem três hotéis, quanto para quem sobe a montanha apenas para aproveitar o dia.  São 200 instrutores altamente capacitados, muitos deles fluentes em português. As aulas são leves, divertidas e permitem progredir nos esportes com segurança. O cuidado com os aprendizes se estende até na oferta de serviços médicos, que no Valle Nevado são prestados pela Clínica Universidad Católica San Carlos de Apoquindo.

Há diversas opções de aulas.  No caso das aulas particulares ou em duplas, é possível fazer um trabalho mais intensivo e personalizado, ideal para corrigir defeitos, aprender novas técnicas ou tão somente adquirir confiança. Nas aulas coletivas, que reúnem, no mínimo, quatro alunos, é possível progredir em todos os níveis de esqui e snowboard, com opções de aulas à tarde ou pela manhã.  Na hora da prática, os hóspedes e visitantes têm à disposição 40 pistas divididas em quatro diferentes níveis de dificuldade: básico, intermediário, avançado e expert. A dificuldade é medida pelo grau de inclinação da pista. 

Para quem viaja com os filhos pequenos, há ainda o “Jardim de Neve”, um espaço exclusivo para crianças de 4 a 9 anos aprenderem a praticar esportes de forma lúdica e se adaptar aos teleféricos sem medo. Há jornadas de meio dia e de dia completo, com almoço. Tudo na companhia de instrutores especializados em aulas para crianças.

A acessibilidade é outro aspecto levado a sério no Valle Nevado, que tem instrutores habilitados para ensinar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Em um ambiente seguro, todos podem descobrir os benefícios e o prazer do esporte. Todo ano, alguns instrutores participam de workshops no Chile pela organização norte-americana Challenge Aspen, com o objetivo de aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos a respeito de dificuldades distintas. As aulas de esqui adaptadas são para pessoas com dificuldades cognitivas ou visuais (Síndrome de Down, visão limitada e cegueira) e dificuldades motoras nas pernas ou nos braços, pessoas com membros amputados, pessoas com problemas de equilíbrio, paraplegia ou tetraplegia.

No Valle Nevado também é possível alugar roupas especiais para neve, em duas lojas, e equipamentos esportivos e acessórios, em outros dois espaços. Nelas, profissionais aptos a escolher o melhor para a prática do esporte, seja em nível iniciante, intermediário ou avançado, estão sempre disponíveis. Só de equipamentos, são mais de 2.000 itens disponíveis e mais de 250 pares de esqui – todos com engate Marker de última geração – além de 260 equipamentos completos para snowboard da Burton e pranchas LTR e Progression e itens das marcas Volkl, Fisher, Salomon, Head e Briko.

Escola de Neve oferece aulas para hóspedes e visitantes do Valle Nevado
 

Além disso, o complexo oferece a Valle Nevado Ski Shop, com venda de lembrancinhas e de roupas e acessórios apropriadas para o frio, como botas, calça, jaqueta, luvas e óculos de marcas como Volkl, Armada, Descente, Patagonia, Poc & Bula e Seirus. Está localizada no Hotel Puerta Del Sol. Entre os hotéis Puerta del Sol e Valle Nevado, uma pequena rua para pedestres, também chamada de Boulevard, concentra lojas das marcas Spyder, Helly Hansen, Salomon, Burton, Billabong, Under Armour, North Face, Patagonia, Columbia, Mountain Hardware, entre outras.

Sobre o Valle Nevado – Localizado a cerca de 60 km de Santiago a partir do aeroporto, a estação possui três hotéis – Tres Puntas, Puerta del Sol e Valle Nevado-, respectivamente divididos em três, quatro e cinco estrelas, além de seis restaurantes, quatro bares e pubs, 45 pistas para esqui ou snowboard, teleféricos, lojas e apartamentos residenciais. Até 2022, serão construídos dois novos edifícios residenciais por ano para que mais pessoas desfrutem da melhor neve do mundo. Ao todo, mais de US$ 150 milhões serão investidos em infraestrutura para tornar o complexo o maior da América do Sul. Descubra os Andes. Viva Valle.

Comentários
Assista ao vídeo